A maçonaria, repleta de símbolos astrológicos.
O alfabeto hebraico também guarda estreita
correspondência com estes símbolos.
No ALFABETO HEBRAICO:
As TRÊS LETRAS MÃES (SHIM -MEM - ALEPH)
correspondem, respectivamente, aos elementos FOGO, ÁGUA e AR.
Correspondem também aos 3 PLANETAS (transpessoais)
NETUNO - URANO - PLUTÃO .
As SETE LETRAS DUPLAS
(BETH - GIMEL - DALETH - KAPH - PEH - RESH e TAU)
têm correspondência, respectivamente, com os 7
PLANETAS (pessoais)
SOL, LUA, MERCÚRIO, VÊNUS, MARTE, JUPITER e SATURNO.
As DOZE LETRAS SIMPLES
(HEH - VAU - ZAYIN - SHET - TET - YOD -
LAMED - NUN - SAMED - AYIN - ZADI e KOPH)
têm correspondência, respectivamente,
com os 12 SIGNOS astrais
(ARIES, TOURO, GÊMEOS, CÂNCER, LEÃO, VIRGEM, LIBRA, ESCORPIÃO, SAGITÁRIO, CAPRICÓRNIO, AQUÁRIO e PEIXES)
As 12 letras simples correspondem também, respectivamente,
aos 12 MESES DO CALENDÁRIO HEBRAICO
(NISSAM, IAR, SIVAN, TAMUS, AV, ELUL, TISHREI,
CHESCHEVAN, KISLEV, TEVET, SHEVAT e ADAR)
Nos Templos Maçônicos,
as 12 colunas que compõem as laterais,
correspondem e levam
os símbolos dos 12 SIGNOS astrais,
que associam-se a datas que marcam a época
da passagem do SOL no Equador Celeste (Eclíptica),
de acordo com o Calendário Gregoriano.
A Igualdade é o símbolo de Libra ou Balança. Este signo é o símbolo universal do equilíbrio, da legalidade e da justiça, concretizado pelo senso da diplomacia e da cortesia. Libra significa, em última análise, um caráter afável, um sentido de justiça, harmonia e sociabilidade, que são todos atributos da igualdade.
ResponderExcluirA Fraternidade é perfeitamente ilustrada pelo signo de Gêmeos em sua dualidade, que são os míticos Castor e Pólux, cada um desempenhando seu papel sem nenhuma proeminência sobre o outro. O signo de Gêmeos é dual, porque simboliza o momento em que a força criativa de Áries e Touro dividem-se em duas correntes: uma tem sentido ascensional, espiritual, e a outra é descendente, no sentido da multiplicidade das formas e do mundo fenomênico. Considere-se, também que face a Gêmeos está Sagitário, governado por Júpiter Zeus, Deus do qual todos os homens emanam, o que os faz irmãos uns dos outros, com cada um procurando-o, à sua maneira.
A Liberdade é apanágio de Aquário, simbolizado por Ganimedes, pelo anjo derramando sobre a humanidade o cântaro do saber; saber que, se for bem utilizado pode ser um meio de acesso à liberdade, com a condição de que aceite a superioridade do iniciado.
Só o iniciado, o sábio, poderá reconhecer os limites além dos quais não poderá ir, pois esta é a maneira dele chegar ao conhecimento dos mistérios divinos. Essa ligação com o divino, da qual Moisés é um símbolo, o respeito às leis divinas, fundamentais para uma existência pacífica e harmoniosa, serão também assinalados pelo signo frontal a Aquário: Leão, cujo símbolo é o Sol, símbolo do UM, símbolo de Deus.
Os Cargos em Loja e os Sete Planetas Esotéricos
ResponderExcluirVen.’. M.’. – assimilado ao planeta Júpiter, (número 6) que no panteão dos deuses babilônicos, simbolizava a sabedoria. Rege a visão, a prosperidade, a misericórdia, a liturgia, o sacerdócio, o mestre e a felicidade.
Ord.’. – está relacionado com Mercúrio (número 2) o planeta que rege a expressão da Verdade, pois é o “enviado de Deus”. Mercúrio tem asas nos pés e é o porta-voz, aquele que dá as boas vindas e domina os escritos. Associado ao Sol, pois dele emana a Luz, como guarda da lei maçônica que é, além de responsável pelas peças de arquitetura.
1o Vig.’. – associado ao planeta Marte, que era o senhor da guerra, simbolizando a força. Marte rege o início, a coragem, o pioneirismo e o impulso.
2o Vig.’. – assimilado ao planeta Vênus, feminilizado na mitologia babilônica e que, sendo a deusa mágica da fertilidade e do amor, simboliza a beleza. Vênus rege a harmonia, o prazer, a alegria, e a beleza como reflexo da manifestação do Gr.’. Arq.’. do Un.’..
Secr.’. – relaciona-se com o planeta Saturno (número 7). É ele o responsável de gravar para a eternidade os fatos de forma fria e exata. Ele é o controlador rígido da ordem dos processos e cioso pela documentação dentro das normas. Assimilado à Lua, pois reflete as conclusões legais do Orador.
Tes.’. – associado à Cronos (Saturno, para os romanos), pai de Zeus e filho de Urano, um dos deuses primordiais, que, com Gaia (a Terra) estava no início de todas as coisas, simboliza a riqueza. Recebe a simbologia da Lua (número 1) em sua atividade. A atividade de receber os metais e de organizar o movimento financeiro da Loja é considerada —por lidar com a frieza dos números— fria e calculista, além de inflexível. A Lua rege a família, a cidade, o lar e o corpo; portanto rege o Templo.
M.’. de Cer.’. – assimilado ao planeta Mercúrio, o deus veloz e astuto. Está relacionado ao planeta Sol. O Sol (número 4) caminha diariamente pelo Céu, levando e trazendo a existência, a verdade e a justiça. É ele que anima a vida e que circula no oriente e no ocidente.