M.I.C.T.M.R. (LPbaçan&Wilmar Cirino)



Para todos os efeitos, dê-se por satisfeito com a seguinte explicação. 
M.I.C.T.M.R. são as iniciais das palavras que compõem a expressão Mens In Corpore Tantum Molem Regit, que vem do latim. Uma tradução aproximada seria “A mente rege a grande massa corpórea” ou, sintetizando, a mente dominando o corpo.




Desrespeitando os princípios da necessária discrição, de manter a circunspeção que é um dos pilares de suporte, alguns “maçons” (propositalmente entre aspas e minúsculo) saem pelo mundo profano demonstrando uma insensata e enorme vontade de gritar a plenos pulmões o fato de fazerem parte de Ordem. 

Certo é que a Ordem não os fez, embora possam ter sido iniciados, a Ordem não faz parte deles. 

São pedras brutas, sem nenhum aparo ou polimento e buscam ostentar o brilho que não é deles e que, talvez, nunca venham a possuir. 

Será que tais pessoas não aprenderam ss, pp e tt? Será que precisam pendurar uma melancia no pescoço com a inscrição “Sou Maçom”?
O significado para os Profanos 

Se você não é maçom e está curioso sobre o significado da sigla, saiba que, a menos que venha a fazer parte de um Loja Maçônica, nunca terá certeza sobre qual é a resposta certa. 
Perguntando, você poderá obter respostas absurdas tais como:



Mamão Inhame Cebola Tangerina Melancia Rúcula Mais Ignóbil Cretino Também Merece Respeito?


Para todos os efeitos, dê-se por satisfeito com a seguinte explicação. 
M.I.C.T.M.R. são as iniciais das palavras que compõem a expressão Mens In Corpore Tantum Molem Regit, que vem do latim. Uma tradução aproximada seria “A mente rege a grande massa corpórea” ou, sintetizando, a mente dominando o corpo.

Aos “digníssimos” produtores de adesivos MICTMR.

Respeitáveis senhores, mercantilizar a Maçonaria pode parecer um bom negócio, mas, sob a ótica da lógica comercial, fabricar e vender esses adesivos não passa de uma bobagem ambiciosa. 
Façamos os cálculos. 
Hoje é possível encontrar esses produtos à venda em múltiplos lugares, até no mais popular dos shoppings da internet, o Mercado Livre, eles são ofertados. 
Na primeira busca que fizemos no Google usando as palavras “adesivo mictmr”, o primeiro dos resultados conduziu a uma empresa produtora de alfaias. 
Nela, o valor de venda (receita bruta) de um adesivo é R$ 1,90. 
Isto mesmo, a magnânima quantia de 1 real e noventa centavos!!! 
Multipliquemos tal valor pelo número estimado de maçons existentes no Brasil, algo em torno de 200 mil, e chegaremos a um possível faturamento bruto de R$ 380000, isto se todos comprassem. 

Ou seja, como a enorme maioria dos membros da Ordem tem bom senso, é discreta e não vai comprar uma coisa dessas, ninguém vai enriquecer vendendo adesivos com a inscrição M.I.C.T.M.R..


Comentários