A lealdade é uma das mais excelsa virtudes maçônicas.
Na esfera dos negócios humanos não existe fator mais importante que a lealdade. A lealdade é o baluarte da sociedade, a proteção de todos os países, o contraforte de todos os governos.
Na lealdade estão compreendidas a honradez, a justiça, a fidelidade, o amor e todos os princípios da bondade.
A lealdade é uma das maiores virtudes, porque é a verdade.
Nem tem limitações. Não está limitada à defesa da pátria e do governo próprio, mas bem se estende aos princípios, aos amigos e à moral.
Nenhum homem que seja falso para com seus semelhantes, ou desleal aos princípios da justiça e do direito, pode ser leal ao seu governo.
O patriotismo é como o afeto à família, simples e confiante. A lealdade dos homens para com seus amigos constitui um laço do afeto que não reconhece soberano. A prosperidade não faz mais que reforçá-la e a adversidade não pode quebrantá-la.
Todo aquele que é amigo quando brilha o sol da prosperidade, porém deixa de sê-lo quando sobrevem a contrariedade, não abriga em seu peito nem uma chispa de lealdade.
A lealdade é a mesma em todas as situações. Não a comovem as grandes nuvens nem as tempestades e é tão firme na tormenta como na calma.
A lealdade é um grande elemento de força na Loja Maçônica.
O homem que ajusta sua conduta às condutas ensinadas na Loja, será leal ao seu país e a seus amigos.
Devemos ser leais para com a Loja; apoiar o Venerável Mestre, e aos dignatários e oficiais em todas as circunstâncias e em todas as ocasiões, e defender com fatos e palavras, o bom nome da Loja.
Nunca devemos nos revoltar contra as decisões tomadas pela maioria dos irmãos. Seria um ato desleal à verdadeira Democracia que propugna a Maçonaria, e à solidariedade que devemos sustentar incólumes, todos os maçons.
Todo aquele que é leal às doutrinas e ensinamentos da Maçonaria, defende a fama e reputação de seus irmãos e nunca fomenta seu desprestígio, é leal maçom, digno de fazer parte de nossa Augusta Instituição.
A lealdade respeita os direitos alheios, é justa em todos os seus atos, heróica em todas as situações e, valente na defesa da Razão, da Justiça e da Democracia, sem as quais a humanidade não pode ser feliz.
A lealdade é caridosa para com os defeitos alheios, e justa em todos seus atos, e por meio da palavra e da ação, afana-se em corrigi-los.
A lealdade traz o êxito, a harmonia, a união, a felicidade.
Por dever devemos ser leais aos princípios da Maçonaria, leais à nossa Loja, e leais uns para com os outros.
Lealdade significa obediência e, portanto, devemos ser obedientes às leis da Grande Loja (GrandeOriente) e as determinações do Grão-Mestre, se queremos honrar à Maçonaria.
Lealdade significa obediência à fé jurada, aos Estatutos e Regulamentos aceitos, amor à Instituição, a todos os homens, irmãos ou não-irmãos, preferindo morrer antes que traí-los.
Pesquisando no Dicionário Maçônico é dito que:
ResponderExcluir“A lealdade é um atributo maçônico virtuoso exigido pelo grupo. A tolerância decorre da lealdade. Será leal o observador dos preceitos maçônicos. Os juramentos maçônicos nada mais são que incentivos à lealdade, tanto para com os IIr\, como para consigo mesmo, para com o Criador, para com a Pátria, para com a família e com todos os seus semelhantes”.
“A lealdade arrasta muitas outras virtudes. Desperta-as e as fortalece, como a sinceridade, a fidelidade, o amor, o carinho e a piedade, enfim, enfeixa um universo de bons propósitos e, o homem torna-se um ser útil à humanidade, a sociedade e a família”.
Na expectativa de interpretar o texto contido no Dicionário Maçônico, vejo que, nas reuniões e encontros que ocorrem em nossa Loja, se torna mais fácil à compreensão desta virtude, pois nela sempre acontecem fatos que não podem ser explicados e que trazem o ideal da fraternidade para mais perto dos acontecimentos da nossa conduta diária.
Um homem pode ser bom, isto é, pode ser amoroso, caridoso, de bons costumes, etc, pertencendo a qualquer religião, entidade, associação ou na verdade a nenhuma. Um homem é leal, não pelo que está escrito ou que lhe ensinam, mas sim, naquilo que está em seu próprio ser.
ResponderExcluirA convivência e os ensinamentos irão auxiliar o homem a despertar as virtudes latentes que nele existem. No entanto, o homem pode também chegar a origem dessas virtudes por si próprio, se simplesmente atender as determinações internas de sua alma e mente.
Então podemos dizer que a lealdade está dentro de todos nós e que, o convívio com os IIr\, somados a aquisição de conhecimentos maçônicos, faz com esta virtude seja despertada do centro do nosso ser, na sua mais pura essência.
Lendo sobre o entendimento que a Maçonaria possui sobre a virtude, temos:
ResponderExcluir.......“A virtude não retrocede nem ante o sacrifício, nem mesmo ante a morte, quando se trata do cumprimento do dever”.
Analisando o texto acima e procurando sintetizar minhas interpretações, faço analogia a virtude, concluindo que: A lealdade decorre da crença em alguém e a algo que se tem como referencial de vida, doando-nos sem se medir esforços.