PAINEL DA LOJA GRAU DE COMPANHEIRO

                                Resultado de imagem para PAINEL DA LOJA GRAU DE COMPANHEIRO


Antigamente no inicio da Maçonaria Especulativa, quando ainda não tinham sido criados os Templos Maçônicos, o 1º Experto desenhava no chão, no local onde se realizava a reunião, com carvão ou giz, o Painel tal qual ele é hoje. Após o fechamento da Loja, termino da sessão era então apagado. O Painel de Companheiro deve constar do seguinte: 

AS  COLUNAS  ‘B’ E ‘J’  E  OS  SEUS  CAPITEIS 

As Colunas apresentam-se intumescidas em suas bases afilando-se em direção ao Capitel, como em uma Coluna Egípcia, apresenta em seus fustes inscrições desconhecidas, há quem diga que são de origem Fenícia. Os romãs nos Capitéis significa a Universalidades da Maçonaria. A Altura de trinta e cinco Côvados, com Capitel de cinco Côvados, perfazendo quarenta Côvados de altura; A Coluna B, ao Sul,a direita de quem adentra ao Templo, é presidida pelo 2º Vigilante, e esta representa a BELEZA, também é a Palavra Sagrada no Grau de Aprendiz, que quer dizer PERSEVERANÇA NO BEM; A Coluna J, ao Norte, a esquerda de quem entra no Templo, é presidida pelo 1º Vigilante, e esta representa a FORÇA, também é a Palavra Sagrada, do Grau de Companheiro, que quer dizer ESTABILIDADE, FIRMEZA, onde tem seu assento.

A ORLA DENTADA 

Simboliza a atração universal através da fraternidade.

PAVIMENTO MOSAICO

Simboliza a harmonia do contrario.

OS  CINCO DEGRAUS 

Simboliza a idade do Companheiro, o tempo necessário para o aprendizado teórico e pratico da construção do edifício Social a que se impõe os Maçons.

O  PÓRTICO 

O Pórtico é a Entrada da Câmara do Meio a entrada por onde tem acesso ao SANTO SANCTORUM ou SANTO DOS SANTOS, exibindo as inscrições em Hebraico, quatro letras que formam o tetragrama sagrado, temos a letras IOD-HÉ-VAU-, significa ¨Aquele que é ¨ JEOVA, sendo assim é o umbral da luz, a porta de entrada para o atingimento da Perfeição e o conhecimento da verdade.

A  CORDA DE TRES NÓS 

Representa as três fases ou etapas da vida; a Infância, a Juventude, e a Maturidade; As duas Borlas pendentes representa a Força e a Beleza e todos esses atributos ou virtudes são necessários para se chegar a verdade.
AS  TRES JANELAS

Representam as três Luzes da Loja: O Venerável Mestre é a Sabedoria, o 1º Vigilante a Força, e o 2º Vigilante a Beleza.

O  MAÇO E O CINZEL

A associação do Maço e do Cinzel, nos indica que a vontade e a Inteligência, a Força e o Talento, a Ciência e a Arte, a Força Física e a Força Intelectual, quando aplicados em doses certas permitem que a Pedra Bruta se transforme em Pedra Polida.

A  RÉGUA DE 24 POLEGADAS E A ALAVANCA 

Régua representa a Retidão do Caráter e a Exatidão da Conduta, e nos lembra que não devemos perder tempo na ociosidade, planejando para as 24 horas do dia, representa a divisão do dia entre o trabalho, oração, repouso e estudo; A Alavanca símbolo da Força, Firmesa da Alma, da Coragem Inquebrantável do Homem independente do poder invencível que desenvolve o amor pela liberdade e do poder do trabalho, serve para vencer a resistência da inércia e possibilita o desempenho de grandes tarefas, sob o ponto de vista intelectual, exprime a segurança da lógica e a força de vontade que se tornam irresistíveis quando emanam da inteligência isenta da justiça. É também a imagem da filosofia cujos princípios invariáveis não permitem fantasias e nem superstições.

A  PEDRA BRUTA 

É o símbolo da alma Jovem, onde o Aprendiz se esforça para vencer as dificuldades do mundo material, desbastando a PEDRA BRUTA, polindo-a, educando a si próprio, para ocupar o seu lugar na Construção Social, a que o Maçom se propõe, representa os Aprendizes.

A  PEDRA POLIDA

É o símbolo do Grau de Companheiro, trabalhando no polimento da pedra, com a ajuda do Esquadro, do Nível, e do Prumo (Retidão, Moralidade, Igualdade, Equilíbrio, e Prudência), de Bruta a Polida, ate que se transforme em Cúbica, na forma hexaédrica perfeita, símbolo da perfeição, ideal de todo o Maçom.

A  PRANCHETA 

Representa os Mestres.

O  ESQUADRO E O COMPASSO 

A posição do Esquadro e do Compasso sobre o Livro da Lei, no Altar dos Juramentos, determina o Grau em que a Loja esta trabalhando. No Grau de Companheiro, o esquadro e o compasso se apresentam entrelaçados com o esquadro na posição do Gr.`. ponta do compasso sobre e Esquadro. Simbolizando que o Companheiro já atingiu um estagio evolutivo de equilíbrio entre a Materialidade e Espiritualidade. A Haste livre do Compasso pretende demonstrar que a mente turvada por preconceitos e convenções que impediam o Aprendiz de livremente pesquisar e procurar a verdade, começa a se abrir e o Companheiro, com certa liberdade de raciocínio, encontra-se no caminho de se tornar um Livre Pensador, que lhe possibilitara encontrar a verdade.

O  NIVEL

Simboliza a Igualdade.

O  PRUMO

Simboliza o Equilíbrio, a Prudência e a Retidão.

A  ESPADA

Simboliza a Igualdade e também o Poder e a Autoridade, Simboliza ainda a Coragem, a Lealdade e a Honra.

A  TROLHA

Simboliza a Virtude da Tolerância e Também serve para Glorificar o Trabalho Perfeito do Maçom.

O  SOL E A LUA

Simboliza o Antagonismo da Natureza que gera o equilíbrio, para conciliação dos contrários.

AS  ESTRELAS

Quando em números de Sete, representam o numero mínimo de Irmãos, que deverão estar presente para se abrir uma Loja e ainda as Sete Artes e Ciências Liberais. Quando em numero Indeterminado representa a Universalidade da Maçonaria.

A   ESTRELA FLAMÍGERA OU FLAMEJANTE

Esta representada com Cinco Pontas, derivam respectivamente, do Latim Flammantis, que significa ¨que expele chamas¨ é o Símbolo Distintivo do Companheiro, que conhece a formula ¨E∴V∴A∴E∴F∴, o iniciado que já atingiu um certo estado de Espiritualidade e de Iluminação que permite que sua mente esteja aberta a todas as compreensões em nosso ritual consta: Contemplai esta Estrela Misteriosa, e nunca afastai do nosso Espírito. Ela é, não só o Emblema do Gênio que leva à prática das grandes ações, mas também o símbolo do fogo sagrado com que nos dotou o S∴A∴D∴U∴, e sob cujos raios devemos Discinir, Amar e Praticar a Verdade, a Justiça e a Equidade.

A  LETRA  G

Esta no centro da Estrela Flamígera ou Flamejante, a letra IOD, que é o mesmo que a letra G, traduz o nome do Criador Incriando e Auto-Divino, e também representa a Geometria, que é a Ciência da Construção fundamentada nas aplicações infinitas do Triangulo, e seguindo nosso Ritual, tem Múltiplos significados: Geometria; porque o Maçom tem que ocupar um lugar polido no Edifício Social, porque ela faz a Obra da Vida. Gravidade; porque há uma Força Irresistível que une os Irmãos. GENIO; Porque o Maçom pesquisa a Verdade, e aspira sempre subir, aprimorando-se. GNOSE; Porque Inquirir as Verdades Eternas.

Os Painéis sintetizam os Mistérios de cada Grau, estudando, analisando cada símbolo, descobrimos a riqueza histórica e evolução da Maçonaria Universal, adentraremos com maior facilidade, polindo as imperfeições inerentes a todos seres humanos, do Neófito ao mais alto Grau Hierárquico, estudo, pratica estudo e pratica engrandece o iniciado na Arte Real.

Bibliografia:
Simbologia Maçônica dos Painéis de Aprendiz, Companheiro. Autor: Almir Sant´ Anna Cruz. 1ª Edição 1997. Ed. A Trolha.

Comentários