Antigamente no inicio da Maçonaria Especulativa, quando ainda não tinham sido criados os Templos Maçônicos, o 1º Experto desenhava no chão, no local onde se realizava a reunião, com carvão ou giz, o Painel tal qual ele é hoje. Após o fechamento da Loja, termino da sessão era então apagado. O Painel de Companheiro deve constar do seguinte:
AS COLUNAS ‘B’ E ‘J’ E OS SEUS CAPITEIS
As Colunas apresentam-se intumescidas em suas bases afilando-se em direção ao Capitel, como em uma Coluna Egípcia, apresenta em seus fustes inscrições desconhecidas, há quem diga que são de origem Fenícia. Os romãs nos Capitéis significa a Universalidades da Maçonaria. A Altura de trinta e cinco Côvados, com Capitel de cinco Côvados, perfazendo quarenta Côvados de altura; A Coluna B, ao Sul,a direita de quem adentra ao Templo, é presidida pelo 2º Vigilante, e esta representa a BELEZA, também é a Palavra Sagrada no Grau de Aprendiz, que quer dizer PERSEVERANÇA NO BEM; A Coluna J, ao Norte, a esquerda de quem entra no Templo, é presidida pelo 1º Vigilante, e esta representa a FORÇA, também é a Palavra Sagrada, do Grau de Companheiro, que quer dizer ESTABILIDADE, FIRMEZA, onde tem seu assento.
A ORLA DENTADA
Simboliza a atração universal através da fraternidade.
PAVIMENTO MOSAICO
Simboliza a harmonia do contrario.
OS CINCO DEGRAUS
Simboliza a idade do Companheiro, o tempo necessário para o aprendizado teórico e pratico da construção do edifício Social a que se impõe os Maçons.
O PÓRTICO
O Pórtico é a Entrada da Câmara do Meio a entrada por onde tem acesso ao SANTO SANCTORUM ou SANTO DOS SANTOS, exibindo as inscrições em Hebraico, quatro letras que formam o tetragrama sagrado, temos a letras IOD-HÉ-VAU-, significa ¨Aquele que é ¨ JEOVA, sendo assim é o umbral da luz, a porta de entrada para o atingimento da Perfeição e o conhecimento da verdade.
A CORDA DE TRES NÓS
Representa as três fases ou etapas da vida; a Infância, a Juventude, e a Maturidade; As duas Borlas pendentes representa a Força e a Beleza e todos esses atributos ou virtudes são necessários para se chegar a verdade.
AS TRES JANELAS
Representam as três Luzes da Loja: O Venerável Mestre é a Sabedoria, o 1º Vigilante a Força, e o 2º Vigilante a Beleza.
O MAÇO E O CINZEL
A associação do Maço e do Cinzel, nos indica que a vontade e a Inteligência, a Força e o Talento, a Ciência e a Arte, a Força Física e a Força Intelectual, quando aplicados em doses certas permitem que a Pedra Bruta se transforme em Pedra Polida.
A RÉGUA DE 24 POLEGADAS E A ALAVANCA
Régua representa a Retidão do Caráter e a Exatidão da Conduta, e nos lembra que não devemos perder tempo na ociosidade, planejando para as 24 horas do dia, representa a divisão do dia entre o trabalho, oração, repouso e estudo; A Alavanca símbolo da Força, Firmesa da Alma, da Coragem Inquebrantável do Homem independente do poder invencível que desenvolve o amor pela liberdade e do poder do trabalho, serve para vencer a resistência da inércia e possibilita o desempenho de grandes tarefas, sob o ponto de vista intelectual, exprime a segurança da lógica e a força de vontade que se tornam irresistíveis quando emanam da inteligência isenta da justiça. É também a imagem da filosofia cujos princípios invariáveis não permitem fantasias e nem superstições.
A PEDRA BRUTA
É o símbolo da alma Jovem, onde o Aprendiz se esforça para vencer as dificuldades do mundo material, desbastando a PEDRA BRUTA, polindo-a, educando a si próprio, para ocupar o seu lugar na Construção Social, a que o Maçom se propõe, representa os Aprendizes.
A PEDRA POLIDA
É o símbolo do Grau de Companheiro, trabalhando no polimento da pedra, com a ajuda do Esquadro, do Nível, e do Prumo (Retidão, Moralidade, Igualdade, Equilíbrio, e Prudência), de Bruta a Polida, ate que se transforme em Cúbica, na forma hexaédrica perfeita, símbolo da perfeição, ideal de todo o Maçom.
A PRANCHETA
Representa os Mestres.
O ESQUADRO E O COMPASSO
A posição do Esquadro e do Compasso sobre o Livro da Lei, no Altar dos Juramentos, determina o Grau em que a Loja esta trabalhando. No Grau de Companheiro, o esquadro e o compasso se apresentam entrelaçados com o esquadro na posição do Gr.`. ponta do compasso sobre e Esquadro. Simbolizando que o Companheiro já atingiu um estagio evolutivo de equilíbrio entre a Materialidade e Espiritualidade. A Haste livre do Compasso pretende demonstrar que a mente turvada por preconceitos e convenções que impediam o Aprendiz de livremente pesquisar e procurar a verdade, começa a se abrir e o Companheiro, com certa liberdade de raciocínio, encontra-se no caminho de se tornar um Livre Pensador, que lhe possibilitara encontrar a verdade.
O NIVEL
Simboliza a Igualdade.
O PRUMO
Simboliza o Equilíbrio, a Prudência e a Retidão.
A ESPADA
Simboliza a Igualdade e também o Poder e a Autoridade, Simboliza ainda a Coragem, a Lealdade e a Honra.
A TROLHA
Simboliza a Virtude da Tolerância e Também serve para Glorificar o Trabalho Perfeito do Maçom.
O SOL E A LUA
Simboliza o Antagonismo da Natureza que gera o equilíbrio, para conciliação dos contrários.
AS ESTRELAS
Quando em números de Sete, representam o numero mínimo de Irmãos, que deverão estar presente para se abrir uma Loja e ainda as Sete Artes e Ciências Liberais. Quando em numero Indeterminado representa a Universalidade da Maçonaria.
A ESTRELA FLAMÍGERA OU FLAMEJANTE
Esta representada com Cinco Pontas, derivam respectivamente, do Latim Flammantis, que significa ¨que expele chamas¨ é o Símbolo Distintivo do Companheiro, que conhece a formula ¨E∴V∴A∴E∴F∴, o iniciado que já atingiu um certo estado de Espiritualidade e de Iluminação que permite que sua mente esteja aberta a todas as compreensões em nosso ritual consta: Contemplai esta Estrela Misteriosa, e nunca afastai do nosso Espírito. Ela é, não só o Emblema do Gênio que leva à prática das grandes ações, mas também o símbolo do fogo sagrado com que nos dotou o S∴A∴D∴U∴, e sob cujos raios devemos Discinir, Amar e Praticar a Verdade, a Justiça e a Equidade.
A LETRA G
Esta no centro da Estrela Flamígera ou Flamejante, a letra IOD, que é o mesmo que a letra G, traduz o nome do Criador Incriando e Auto-Divino, e também representa a Geometria, que é a Ciência da Construção fundamentada nas aplicações infinitas do Triangulo, e seguindo nosso Ritual, tem Múltiplos significados: Geometria; porque o Maçom tem que ocupar um lugar polido no Edifício Social, porque ela faz a Obra da Vida. Gravidade; porque há uma Força Irresistível que une os Irmãos. GENIO; Porque o Maçom pesquisa a Verdade, e aspira sempre subir, aprimorando-se. GNOSE; Porque Inquirir as Verdades Eternas.
Os Painéis sintetizam os Mistérios de cada Grau, estudando, analisando cada símbolo, descobrimos a riqueza histórica e evolução da Maçonaria Universal, adentraremos com maior facilidade, polindo as imperfeições inerentes a todos seres humanos, do Neófito ao mais alto Grau Hierárquico, estudo, pratica estudo e pratica engrandece o iniciado na Arte Real.
Bibliografia:
Simbologia Maçônica dos Painéis de Aprendiz, Companheiro. Autor: Almir Sant´ Anna Cruz. 1ª Edição 1997. Ed. A Trolha.
Comentários
Postar um comentário