SIMBOLOGIA - AS TRÊS JANELAS

                                                Resultado de imagem para as tres janelas - SIMBOLISMO MAÇONICO


Localizadas no Painel da Loja de Aprendiz, uma na porção Oriental, uma ao Sul, ou Meio-Dia e outra no na porção Ocidental, suas posições apontam à marcha aparente do Sol tomada sob o ponto de vista do globo terrestre no Hemisfério Norte. O Sol nasce no Oriente, projeta-se a pino ao Meio-Dia e tem o seu ocaso no Ocidente.

Não existe janela no quadrante Norte do Painel com a intenção de indicar a parte menos atingida pela luz tomando-se à posição do hemisfério Norte terrestre onde nasceu a Maçonaria. Relacionando-se ao lugar dos Aprendizes na Loja, indica que estes, caminhando em busca da Luz, partem pela Coluna do Norte para cumprir o objetivo proposto pela escalada iniciática.

A marcha da Luz, aspecto dos mais importantes contidos na doutrina maçônica e em especial no Rito Escocês Antigo e Aceito, adverte que é completamente errada a tentativa de inversão do lugar dos Aprendizes sob a temerária alegação de que no hemisfério Sul as posições se invertem. Esta assertiva estaria geograficamente correta se a Maçonaria formasse maçons na cadeira de geografia, contudo, a alegoria está direcionada para a prática da Maçonaria Simbólica, cuja importância está verdadeiramente na lição de moral e no exemplo da transformação.

É sempre bom lembrar que em termos práticos, a esmagadora maioria dos Templos Maçônicos não obedece literalmente sua implantação quanto à orientação geográfica da terra (oriente – ocidente), porém, existe uma orientação simbólica. Assim, não há qualquer necessidade das teorias inventivas de inversões tão apregoadas por alguns que tentam justificar o imaginário no lugar da razão. Simbolicamente, em Maçonaria, a alegoria da marcha da Luz está referendada a situação do hemisfério Norte, e nada mais.

Partindo do Oriente, a marcha aparente do Sol indica também a posição das Três Luzes da Loja - Venerável, Primeiro e Segundo Vigilantes. A Janela Oriental simboliza aquele que abre a Loja e a dirige com as Luzes da Sabedoria; a Meridional, ou Sul simboliza aquele que do meridiano observa a passagem do Sol para indicar à hora propícia da abertura dos trabalhos, fiscaliza os obreiros, manda-os para a recreação e os chama de volta às obrigações. Por fim, a Janela Ocidental representa o Primeiro Vigilante que no ocaso do Sol encerra os trabalhos, paga aos Obreiros os seus justos salários e os despede contentes e satisfeitos.

O simbolismo das Janelas alude ainda à Sinceridade, a Coragem e a Perseverança como tríade importante na edificação da Obra. 

A Sinceridade dos propósitos do maçom o induz a enfrentar com Coragem os embates e as dificuldades encontradas no caminho do aperfeiçoamento. 

A constância e a Perseverança o farão alcançar a almejada Luz - mesmo quando a meia-noite imperar em sua repleta e total escuridão, certo também é que quanto mais escura é a madrugada, mais próximo está o raiar de um novo dia (Fé e Esperança).

A Marcha do Sol representada no Painel pelas três Janelas, também indica a condensação do ideal maçônico, conhecido como a Obra da Luz, cuja busca do Iniciado está reproduzida nas três portas pelas quais ele pediu passagem durante a iniciação. Os atributos dele exigidos demandam de Sinceridade, de Coragem e de Perseverança.

Comentários