SIMBOLISMO DA REGUA DE 24 POLEGADAS

Resultado de imagem para SIMBOLISMO DA REGUA DE 24 POLEGADAS

Uma simples régua de 24 polegadas, é um Instrumento Simbólico capaz de orientar positivamente, - a vida de um Maçom.

São frações iguais que perfazem uma polegada.

Usemos estas frações simbolizando primeiramente, - as dez horas que dedicamos ao nosso trabalho.
Precisamos de um tempo para nos deslocarmos de nossa casa até o local onde trabalhamos, além do planejamento que precisamos antecipadamente fazer quanto às atividades que iremos desenvolver e também do intervalo natural, para as nossas refeições.

O dia tem 24 horas, como a régua de 24 polegadas.

Desta forma, oito horas é o tempo ideal para um sono tranquilo reparador.
As seis horas restantes podemos ocupa-las para o cuidado com nossas famílias, para o lazer e atividades físicas, também para que estudemos os nossos Rituais e a Liturgia Maçônica de acordo com o Grau ao qual, estejamos no momento.
Entretanto, a régua de 24 polegadas  ainda tem outra significações importantes quanto ao nosso comportamento, pois ela nos demonstra as limitações que tanto o mundo terreno, profano, nos apresenta e nos impõe, como também as nossas próprias limitações; nos demonstrando que, - todas as vezes que extrapolamos, tentando ir além da nossa própria capacidade, seja nos aspectos, físico, mental, intelectual, laboral, vivencial, sofremos os efeitos negativos dessas atitudes.
Precisamos buscar o melhor equilíbrio possível, dentro destas limitações naturais, aproveitando todos os minutos, todos os momentos vividos em cada novo dia de nossas vidas.

Para que aconteça o equilíbrio, é preciso moderação!

É preciso observar que as frações das polegas, são absolutamente iguais.
E aí, precisamos convir que todas as situações que se nos apresentam, nos exigem igualmente, atenção, observação e cuidados. 

Temos que medir bem até onde podemos e devemos ir adiante.

Ou, se precisamos parar um pouco para avaliar melhor aquilo que se nos apresenta.

Não julgueis para que não sejais julgados!

Não façais aos outros, aquilo que não quereis que vos façam!
O juiz que julgastes indigno, não te cabe julga-lo, pois, somente terias o direito de julga-lo, - caso fosses um juiz corregedor.
Nós maçons precisamos em todas as ocasiões, - do claro e total entendimento de que somente com atitudes equilibradas, moderadas pelo bom senso e a razão, - é que seremos tolerantes, compreensivos e indulgentes com as imperfeições humanas.

Porém, - sempre rigorosos com nossas próprias imperfeições.
Somente assim, - procedendo é que trabalharemos para tornar feliz a humanidade.

Comentários