AS CARACTERÍSTICAS DOS PLANETAS PELO MAÇOM

Resultado de imagem para AS CARACTERÍSTICAS DOS PLANETAS PELO MAÇOM
O iniciante maçom, também pode observar como aprendizado, as características de cada Planeta:

Sol: Regente do signo de Leão.                                  Simboliza a vida, marca o signo do nascimento. Símbolo de autoridade, de poder, de orgulho e de desenvolvimento.

Lua: Regente do signo de Câncer.                                      Tal como o Sol, representa a vitalidade física e o grau de evolução, principalmente na área psíquica.Mercúrio: Regente dos signos de Gêmeos e Virgem. Na mitologia grega e romana, Mercúrio é o mensageiro dos deuses do Olimpo. É o planeta da inteligência, da adaptabilidade, regendo a vida mental. Mercúrio marca a adolescência do ser humano.

Vênus: Regente dos signos de Touro e Libra.                  Vênus era a deusa do amor, da beleza e das artes.

Marte: Regente dos signos de Áries e Escorpião.              Deus da guerra, Marte simboliza a energia, a vontade de empreender, a coragem, a ação, que pode chegar à violência. Potencial de agressividade, sobre o espírito de conquista. Rege a indústria, o fogo, o ferro.

Júpiter: Regente do signo de Sagitário (e, secundariamente, Peixes).  
Pai e soberano dos deuses do Olimpo, Júpiter reina sobre as leis e a religião. É o planeta da autoridade, do êxito social e das honras, da burguesia. Com Mercúrio partilha o domínio sobre a razão e sobre o intelecto. Júpiter marca a idade madura do ser humano.


Saturno: Regente do signo de Capricórnio.                  Deus do Tempo, Saturno marca a velhice do indivíduo. Representa a paciência, a prudência, a meditação, espírito cientifico, e a solidão. Desempenha um papel na doença, na fatalidade, na ruína, no isolamento. Num sentido positivo, Saturno apóia os esforços de longa duração, o trabalho obstinado, a capacidade de organização.

Seguem-se os planetas de descoberta recente:
Urano: Regente do signo de Aquário.                               A descoberta deste planeta, no final do século XVIII, coincide com vários fatos históricos que perturbaram o mundo: Revolução Francesa, Guerra da Independência nos Estados Unidos, inicio da Revolução Industrial, etc. Urano é o planeta de todas as mudanças. Rege o progresso, as invenções, as reformas, as ciências.
Netuno: Regente do signo de Peixes.                          Deus dos oceanos, Netuno é o planeta das águas, das viagens marítimas, dos lugares aquáticos e simboliza o que é vago, impreciso. A sua ação tanto se exerce nas grandes correntes de pensamento, nas reformas, como também no caos e na anarquia.
Plutão: Regente do signo de Escorpião.                  Descoberto em 1930, Plutão é o planeta mais afastado do nosso sistema solar pelo menos, segundo os conhecimentos atuais. Plutão assinala as metamorfoses profundas e representa as forças psíquicas, misteriosas e violentas. É um fator de destruição e de possível regeneração.

Comentários