No dia 04 de agosto de 1981, nascia o Grande Oriente Paulista, pela livre manifestação e vontade dos Obreiros de 58 Lojas Maçônicas, advindas do GOB, e que assinaram a Ata de Fundação. Alguns dias após, somaram-se outras Oficinas, num total de 67 Lojas.
Constituindo-se, desde seu nascedouro, como uma Potência Maçônica simbólica, independente, soberana, regular, legal e legítima, o Grande Oriente Paulista é filiado à COMAB – Confederação Maçônica do Brasil, entidade nacional que traz em si uma conduta voltada aos mais elevados princípios de essencialidade e existencialidade.
O Grande Oriente Paulista, é também filiado à CMI – Confederação Maçônica Interamericana, entidade internacional que congrega 78 Potências Regulares reconhecidas como tais, da América Latina e Europa, e que se identificam pelo Ideal Universalista Franco-Maçônico.
Ao longo de sua história, o Grande Oriente Paulista reconhece e apoia e participa de inúmeras entidades Paramaçônicas como a Ordem DeMolay, Ordem Internacional das Filhas de Jó, Ordem Internacional do Arco Iris para Meninas, Moto Clube Bodes do Asfalto, Lowtons e Shriners International.
Fundado o Grande Oriente Paulista em 1981 por 58 Lojas, ativas e regulares advindas do Grande Oriente do Brasil, e promulgada sua constituição em 1983, foi instalada uma junta governativa no período de 1983 a 1984, cujo presidente foi o Irmão JOSÉ FREDERICO ZANINI.
A partir do ano de 1984 ocorrem as eleições gerais no GOP, passando a ocupar o cargo de Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista os seguintes Sereníssimos Irmãos:
1984 a 1989 José Frederico Zanini
1989 a 1995 José Mattos Silva
1995 a 2001 Arnaldo Faria
2001 a 2004 José Mattos Silva
2004 a 2007 Durval de Oliveira
2007 a 2010 José Maria Dias Neto
2010 a 2016 Jurandir Alves de Vasconcelos
2012 a 2013 Paulo de Tarso Carletti, em substituição no período eleitoral.
Na Atual Gestão de 2016 a 2019, ocupa o Grão Mestrado do Grande Oriente Paulista o Sereníssimo Irmão Pascoal Marracini tendo como seu adjunto o Sereníssimo Irmão Fernando Fernandes.
Atualmente o Grande Oriente Paulista é composto por 300 Lojas Simbólicas, com cerca de 9.000 Irmãos Maçons, trabalhando sob as regras de sete ritos maçônicos (REAA, Emulação, Moderno, York, Brasileiro, Adonhiramita e Schröder).
Além das Confederações Maçônicas do Brasil e Interamericana, mantém tratados, de amizade e mútuo reconhecimento, com várias Potências Maçônicas, regulares, da Argentina, Armênia, Bolívia, Chile, China, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Israel, Paraguai, México e Colômbia. Também mantemos Tratados de Amizade e Mútuo Reconhecimento com a Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul e com a Grande Loja do Distrito Federal.
No Brasil, sempre zela pela harmonia e fraternidade com as Grandes Lojas Maçônicas que compõem a CMSB (Confederação da Maçônica Simbólica do Brasil) e com os Grandes Orientes Estaduais ligados ao Grande Oriente do Brasil.
Hoje, passados 36 anos da data de sua fundação, todos somos testemunhas de que a semente que foi plantada em terra fértil vicejou e se tornou uma grande árvore frondosa, que abriga sobre sua copa os Maçons do Estado de São Paulo.
Irmanados em um só ideal os obreiros, dedicados à construção de nosso Templo Interior, fazem do Grande Oriente Paulista uma Instituição Maçônica sólida, que cresce a passos largos com qualidade, ética e independência, sempre alicerçada na tríade Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Comentários
Postar um comentário