SEGUNDO DIÁCONO - RESPONSABILIDADES




Para transmitir suas ordens ao Irmão 2º Vigilante, e cuidar para que os Irmãos se conservem nas Colunas com respeito, disciplina e ordem". 
(Manual R.E.A.A.)


Em esta fala do Irmão segundo Diácono que serve de epígrafe, há verbetes que se faz necessário o conhecimento pleno de seu significado em a Língua Nacional Brasileira (Português do Brasil) para evitar dubiedades, anfibologias ou interpretações errôneas e elas são: 
Cuidar. Respeito. Disciplina. Ordem.

           
A) Cuidar: Ter o encargo de; encarregar-se de; responsabilizar-se por; e também pelo Latim Curare: Cuidar, curar, tratar, olhar, hospedar, governar, desempenhar, cumprir...;
            
B) Respeito: Atitude de deferência ou obediência em relação a outrem ou a algo; acatamento; submissão...; Sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém. Apreço, consideração, deferência. Acatamento, obediência, submissão...;
            
C) Disciplina: Respeito e obediência a regras, métodos, autoridade superior..., respeito;
            
D) Ordem: Organização que estabelece relação entre vários elementos de acordo com um critério pré-estabelecido...
            
Como podemos notar este conjunto de palavras dá ao 2º Diácono a responsabilidade de manter a harmonia e a concórdia entre os Irmãos que estão no Ocidente e em suas Colunas.
            
Será que este cuidado deve ser somente quando existe a Oficina ou o podemos transpor para a vida profana tendo em vista que a Maçonaria é alegórica?
            
Veem-se modernamente, no nosso Brasil, a carência de respeito, disciplina e ordem e a carência de "2º Diácono" que desempenhe a contento, sua função. Infelizmente também se vê em nossa Sublime Ordem, estas palavras sendo esquecidas. 
Vê se disputas, em Loja, por cargos que dividem e não unem. 

Vê-se o "Caos" predominar sobre o "Ordo".
            
Bom seria que muitos Maçom ocupassem o cargo de 2º Diácono na vida profana, para cuidar que os demais Irmãos se conservassem com respeito disciplina e ordem.
            
Por mais que queiramos exercer a Igualdade e a Liberdade é de bom alvitre que para isso não esqueçamos a segunda (a mais importante) função do 2º Diácono: 
Cuidar. 

Maçonaria também é experiência e se adquire experiência através do tempo. 


Cargo não dá experiência; tempo sim.

            
Melhor seria cada Maçom ter em seu coração, um 2º Diácono para que ele próprio se portasse com respeito, disciplina e ordem em cada instante de sua vida, pois assim a Maçonaria seria verdadeiramente formada por homens livres e de bons costumes.

Comentários