ESCRITOS DE SALOMÃO.

Resultado de imagem para OS LIVROS DE SALOMÃO
Os livros bíblicos atribuídos a Salomão (Alguns salmos, Provérbios, Eclesiastes ou Coélet, Cântico dos Cânticos, Sabedoria - só nas bíblicas católicas) foram escritos diversos séculos depois que ele viveu. 
Não são de sua autoria, mas quem os escreveu colocou Salomão como autor para dar autoridade à própria obra, vista a fama que tinha o terceiro rei de Israel.
Salomão é filho de Davi com Betsabeia e foi o terceiro rei de Isarael (971-931 antes de Cristo). O seu nome deriva de shalom (paz), mas foi chamado, por Natã, de Iedidia (amado do Senhor). Durante o seu reinado, Israel vivia em paz e se tornou muito rico. Salomão contruiu o primeiro Templo de Jerusalém e também um palácio para si (1Reis 6 – 7; 1Crônicas 22,6-10). Todavia, o rei amava muito as mulheres estrangeiras, tendo 700 mulheres e 300 concubinas e, como consequência, começou a seguir também deuses de outras nações. 
Por isso Deus prometeu tirar o reino do seu filho (1Reis 11,1-13). Assim, depois da morte de Salomão, seu filho Roboão reinou sobre as tribos de Judá e Benjamim enquanto que Jeroboão reinou sobre as outras tribos (1Reis 12,1-24).
A Bíblia diz que Deus deu a ele um “coração inteligente” (1Reis 3,4-15). Foi por isso que se tornou famoso pela sua sabedoria (1Reis 4,29-34; 10,1.23-24; Mateus 12,42) e inclusive outros governantes vinham até ele para admirar a sua inteligência (Rainha de Sabá). Essa é a razão pela qual alguns livros da Bíblia e salmos são atribuídos a ele. Trata-se de livros escritos por outros autores que atribuíram a própria obra a Salomão, para dar a elas maior importância.
Esses são livros normalmente atribuídos a Salomão

Provérbios


Começa dizendo: Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel

Coélet


Versículo 1: Palavras de Coélet, fiho de Davi, rei em Jerusalém.
"Coélet" significa "o homem da assembléia"

Cântico dos Cânticos

O livro começa intitolando-se "O mais belo cântico de Salomão".
Sabedoria

Normalmente é dito desse livro, escrito pouco antes de Cristo, há quase mil anos depois de Salomão, "Sabedoria de Salomão".


Veja também o Salmo 72 (De Salomão) e o 127 (Cântico das subidas. De Salomão).

Comentários

  1. As Gerações Depois de Davi

    No estudo dos livros históricos do Antigo Testamento, 1 Reis continua a história iniciada nos livros de 1 e 2 Samuel.

    Este livro começa com a morte de Davi e traça a história do povo durante aproximadamente 120 anos. Este período inclui o reinado de Salomão, a divisão do reino em duas partes (Israel e Judá), e os reinados dos primeiros reis nas duas nações.

    A morte de Davi gerou uma crise política em Israel. Davi indicou seu filho Salomão como sucessor, mas outro filho, Adonias, que era o mais velho dos filhos vivos de Davi, achou que o trono deveria ser dele. Salomão mandou matar seu irmão para tirar qualquer dúvida sobre seu direito de reinar sobre Israel. Ao mesmo tempo, ele fez uma limpeza no governo, tirando de posições de poder pessoas que ele considerava desleais. Apesar destes problemas iniciais, Salomão logo se mostrou um bom rei, abençoado por Deus com sabedoria incomparável. Um dos principais feitos realizados por Salomão foi a construção do templo em Jerusalém. Este edifício luxuoso, projetado por Davi, se tornou o centro da adoração dos judeus durante os séculos seguintes.

    É triste observar que Salomão se enfraqueceu principalmente por dois motivos interligados: (1) casamentos com mulheres de outras nações (algo proibido por Deus) e (2) a aceitação da idolatria praticada por elas e seus povos. Devido à infidelidade deste rei, Deus não permitiu que seus descendentes reinassem sobre todo o povo de Israel. Após a morte de Salomão, o Senhor dividiu a nação em dois reinos independentes. Ele deixou o reino do sul (Judá) sob a liderança dos descendentes de Davi e Salomão, assim preservando a linhagem da qual Jesus viria, mas passou a parte do norte (o reino de Israel) a outros reis, começando com Jeroboão. Esta divisão aconteceu aproximadamente 930 anos a.C. A segunda metade do livro de 1 Reis conta a história das duas nações durante os 80 anos depois da morte de Salomão.

    Consideremos o conteúdo dos capítulos de 1 Reis:

    Capítulos 1 e 2 relatam a transição de Davi a Salomão, mostrando a posição legítima deste como rei de Israel.

    Capítulos 3 e 4 descrevem o início do governo e a capacidade de Salomão como homem sábio e próspero diante do Senhor.

    Capítulos 5 a 8 registram o obra da construção e dedicação do templo em Jerusalém.

    Capítulos 9 e 10 apresentam a imagem positiva do reinado de Salomão, destacando sua aliança com Deus e sua sabedoria.

    Capítulo 11 mostra o lado negativo do reinado de Salomão, principalmente a idolatria que foi motivo principal de Deus decidir tirar a maior parte do reino da família dele e passar para Jeroboão.

    Capítulos 12 a 14 relatam a história da divisão do reino em duas partes e os reinados dos primeiros reis em ambas: Roboão (filho de Salomão) em Judá, e Jeroboão em Israel.

    Capítulos 15 a 22 continuam com os registros dos reinados dos próximos reis de Israel e de Judá, até aproximadamente 850 a.C. Nesta parte do livro o autor dá destaque especial ao trabalho de Elias, um profeta importante que lutou contra a idolatria em Israel, confrontando o rei Acabe e sua mulher, Jezabel.

    1 Reis é um livro importante sobre 120 anos da história de Israel que mostra a tendência dos líderes e do povo de se afastarem dos princípios revelados por Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário