Uma loja é um organismo muito mais complexo do que aparenta ser, e não pode ser visto de forma leve. Tem que ser pensada, estruturada e sobretudo vivida.
Viver uma Loja é investir nela para dela retirar a possibilidade de aperfeiçoamento que a maçonaria proporciona aos seus membros.
Os Irmãos que constituem uma Loja têm uma pequena responsabilidade para com os que os precederam e uma enorme responsabilidade para com os que os seguirem.
Sendo a Maçonaria intemporal, logo o maior peso deve ser o futuro.
Outro ponto de vital importância para que uma loja seja Justa e Perfeita.
Não chega que estejam lá 7 ou 9 ou 12 ou mesmo 25 mestres e que todos estejam presentes.
É necessário compromisso para com a Loja.
Compromisso que começa na assiduidade, mas que se complementa com a participação e com a intervenção.
Não chega pensar que o outro faz, é preciso fazer com o outro.
Aceitar um cargo ou uma tarefa deve ser um ato consciente de serviço com a atitude de fazer melhor que o que for possível fazer, de chegar e trazer sugestões, alternativas, melhoramentos, porque chegar é insuficiente.
Todos temos os nossos afazeres profanos, e todos temos que tirar tempo de algum sítio para podermos estar aqui, mas não é só estar aqui fisicamente mas também trabalhar para a Maçonaria, e isso só acontece se tirarmos mais um pouco de tempo para em nossas casas pensarmos prepararmos trabalho.
Somos nós hoje o repositório da memória das gerações passadas, temos que permitir que gerações futuras sejam por sua vez o repositório das nossas memórias.
Por isso não seguir uma abordagem histórica deste assunto, mas sim uma abordagem pessoal e virada para a criação de mecanismos que permitam a continuidade em melhor estado e desempenho da Maçonaria.
Uma Loja Justa e Perfeita é muito mais que o numero de Irmãos que estão numa determinada sessão.
Isso seria reduzir a Loja a uma sessão, e se assim fosse seria mais coerente fechar a Loja e desistir do sonho.
Está nas mãos de cada um o destino do sonho individual, mas está também nas mãos de cada um o destino do sonho coletivo dos Irmãos que se reuniram para formar uma loja qualquer.
Corretíssimo. Maçonaria é vive-la diariamente.
ResponderExcluir