- Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
- É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
- Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
Interpretação do Salmo 133
O salmo 133 em estudo começa pelo versículo 1 e 2 e que se refere à união com grande satisfação e amor.
A expressão ” …quão bom e quão suave” passa o sentido de um significado que expressa o agradável prazer e sensação recompensadora.
Mais para frente ele cita o óleo, porque os sacerdotes eram ungidos com óleo como símbolo de benção e missão cumprida.
E por isso, o salmista compara o povo que vive em união e harmonia, como aqueles que foram abençoados por Jesus.
No último versículo, cita sobre as bençãos de Deus perante nossa vida, onde assim como o orvalho de Hermom, também somos abençoados por Ele.
Aqui, é interessante aprender a importância de Hermom para a região de Israel. Essa localização é um monte de 30 quilômetros de extensão todo congelado, e se destaca nesse território.
A medida em que se chega à base do monte, a geleira derrete irrigando a terra e trazendo vida ao local, e é ali nessa água unida em demais pontos que nasce o rio Jordão.
Esse mesmo monte, encontra-se na área norte de Israel, uma localização seca, considerada desértica.
Portanto Hermom é a representação de vida para a região, é como um milagre que nasceu para beneficiar uma localidade que é maltratada pela seca.
O intuito de Deus sempre é fazer o bem para o Seu povo, Davi através de algumas palavras consegue expressar seu reconhecimento e amor.
O Salmo 133 em explicação nos fazer perceber a admiração serena e verdadeira nas palavras e principalmente de como devemos segui-las.
Comentários
Postar um comentário