A Maçonaria e outras organizações “secretas” similares parecem ser reuniões de companheiros inofensivas. Muitos deles parecem promover a crença em Deus.
No entanto, após um exame mais detalhado, descobrimos que o único requisito de crença não é que se deva acreditar no Deus Vivo e Verdadeiro, mas sim que se deve acreditar na existência de um “Ser Supremo”, que inclui os “deuses” do Islã, do hinduísmo ou qualquer outra religião mundial.
As crenças e práticas anti-bíblicas e anti-Cristãs desta organização estão parcialmente escondidas sob uma aparência externa de uma suposta compatibilidade com a fé Cristã.
Para entender o que é a Maçonaria para Evangélicos, é preciso fazer uma comparação do que a Bíblia diz com a posição “oficial” da Maçonaria:
SALVAÇÃO DO PECADO
A Visão da Bíblia: Jesus se tornou o sacrifício do pecador diante de Deus quando derramou Seu sangue e morreu para a redenção dos pecados de todos os que nele creem (Efésios 2: 8-9; Romanos 5: 8; João 3: 16).
Opinião da Maçonaria: O próprio processo de entrar em uma Loja Maçônica requer que os Cristãos ignorem a exclusividade de Jesus Cristo como Senhor e Salvador. De acordo com a Maçonaria, uma pessoa será salva e irá para o céu como resultado de suas boas obras e aperfeiçoamento pessoal.
A Visão da Bíblia: A inspiração sobrenatural e plenária das Escrituras – que são inerrantes e seus ensinamentos e autoridade são absolutos, supremos e finais. A Bíblia é a Palavra de Deus (2 Timóteo 3:16, 1 Tessalonicenses 2:13).
Opinião da Maçonaria: A Bíblia é apenas um dos vários “Volumes da Lei Sagrada” assim sendo, outros livros são considerados sagrados e igualmente importantes na Maçonaria. A Bíblia é um livro importante, apenas no que diz respeito aos membros que se dizem Cristãos, assim como o Alcorão é importante para os Muçulmanos. A Bíblia não é considerada Palavra de Deus com exclusividade, nem é considerada a única revelação de Deus para a humanidade; mas apenas um dos muitos livros de referência religiosa. É um bom guia para a moralidade. A Bíblia é usada principalmente como um símbolo da vontade de Deus, que também pode ser capturada em outros textos sagrados, como o Alcorão ou o Rigveda.
A DOUTRINA DE DEUS
A visão da Bíblia: Existe um Deus. Os vários nomes de Deus se referem ao Deus de Israel e revelam certos atributos de Deus. Adorar outros deuses ou invocar outras divindades é idolatria (Êxodo 20: 3). Paulo falou da idolatria como um pecado hediondo (1 Coríntios 10:14) e João disse que os idólatras perecerão no inferno (Apocalipse 21: 8).
Opinião da Maçonaria: Todos os membros devem acreditar em uma divindade. Diferentes religiões (Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, etc.) reconhecem o mesmo Deus, apenas o chamam de nomes diferentes. A Maçonaria convida pessoas de todas as fés, mesmo que usem nomes diferentes para o “Inominável Um dos cem nomes”, eles ainda estão orando ao único Deus e Pai de todos.
A DOUTRINA DE JESUS E A TRINDADE:
A visão da Bíblia: Jesus era Deus em forma humana (Mateus 1: 18-24, João 1: 1). Jesus é a segunda pessoa da trindade (Mateus 28:19, Marcos 1: 9-11). Enquanto na terra, Ele era totalmente humano (Marcos 4:38, Mateus 4: 2) e totalmente divino (João 20:28, João 1: 1-2, Atos 4: 10-12). Os Cristãos devem orar em nome de Jesus e proclamá-lo diante dos outros, independentemente da ofensa aos não-Cristãos (João 14: 13-14, 1 João 2:23, Atos 4: 18-20).
Opinião da Maçonaria: Não há doutrina da divindade de Jesus Cristo. Considera-se não-maçônico invocar o nome de Jesus quando orar, ou mencionar o Seu nome na Loja. Sugerir que Jesus é o único caminho para Deus contradiz o princípio da tolerância. O nome de Jesus foi omitido dos versos bíblicos que são usados em rituais maçônicos. Jesus está no mesmo nível de outros líderes religiosos.
NATUREZA HUMANA E PECADO
A Visão da Bíblia: Todos os seres humanos nascem com uma natureza pecaminosa, são totalmente depravados e precisam de um Salvador do pecado (Romanos 3:23, Romanos 5:12, Salmo 51: 5, Efésios 2: 1). A Bíblia nega que, por causa da Queda, a humanidade tenha em si a capacidade de perfeição moral (1 João 1: 8-10, Romanos 1: 18-25).
Opinião da Maçonaria: Através de símbolos e emblemas, os maçons ensinam que o homem não é pecador, apenas “grosseiro e imperfeito por natureza”. Os seres humanos são capazes de melhorar seu caráter e comportamento de várias maneiras, incluindo atos de caridade, vida moral e desempenho voluntário do dever cívico. A humanidade possui a habilidade de passar da imperfeição para a perfeição total. A perfeição moral e espiritual está dentro de homens e mulheres.
Quando um Cristão faz o juramento da Maçonaria, ele está jurando às seguintes doutrinas que Deus nos ensinou como falsas e pecaminosas:
Que a salvação pode ser obtida pelas boas obras do homem;
- que Jesus é apenas um dos muitos profetas igualmente reverenciados;
- que eles permanecerão em silêncio na Loja e não falarão de Cristo;
- que eles estão se aproximando da Loja em escuridão espiritual e ignorância, quando a Bíblia diz que os Cristãos já estão na luz, filhos da luz, e são resididos pela Luz do Mundo – Jesus Cristo;
- ao exigir que os Cristãos façam o juramento maçônico, a Maçonaria os leva a blasfêmia e a tomar o nome do Senhor em vão;
- a Maçonaria ensina que G.A.D.U. [Grande Arquiteto do Universo] é o verdadeiro Deus do e é representativo por todos os deuses em todas as religiões;
- a Maçonaria faz com que os Cristãos adotem uma abordagem universalista em suas orações, exigindo que um nome “genérico” seja usado para não ofender os não-crentes que são “irmãos” maçônicos;
- através do juramento maçônico e participando das doutrinas da Loja, os Cristãos estão perpetuando um falso Evangelho a outros membros da Loja, que olham apenas para o plano de salvação da Maçonaria para chegar ao céu. Por sua própria participação em tal organização tipo sincrética, eles comprometeram severamente seu testemunho como Cristãos;
- ao assumir a obrigação maçônica, o Cristão está concordando em permitir a poluição de sua mente, espírito e corpo por aqueles que servem falsos deuses e acreditam em falsas doutrinas.
Como você pode ver, a Maçonaria nega e contradiz o claro ensino das Escrituras em numerosas questões. A Maçonaria também exige que as pessoas se envolvam em atividades que a Bíblia condena. Como resultado, um Cristão não deve ser membro de nenhuma sociedade ou organização secreta que tenha qualquer conexão com a Maçonaria.
Muitos são os livros da Lei Sagrada adotados pela Maçonaria, dependendo da situação geográfica em que estiver a Loja. No Brasil, como em toda parte ocidental do Mundo, é a Bíblia. É evidente que pode surgir uma Loja no Brasil, composta de membros hindus e que coloquem sobre o altar o “Gita”. Os israelitas, o TORÁ; os muçulmanos, o Alcorão, e outras doutrinas consideradas, tendo seu livro sagrado justo e admissível será que os utilizem para abertura dos trabalhos maçônicos em lojas compostas por seus seguidores
ResponderExcluirA abertura do Livro da Sagrado em Loja não é um ato singelo, mas uma repetição simbólica da construção do ser humano, o que equivale a dizer da construção do templo humano.
ResponderExcluirQuando o orador abre o Livro da Lei, está abrindo o Universo e, ao ler em voz alta o Salmo, oferece seu sopro, iniciando com sua vibração os mistérios ocultos da Maçonaria, espiritualizando os símbolos que o cercam, numa ação de criatividade. Todos devem acompanhar o cerimonial com atenção, porque participam dos resultados, desaparecendo o homem profano, para que, em uma perfeita união, as palavras do salmista possam penetrar no íntimo de cada um, transformando as dificuldades da vida em momentos de indivisível paz.
Na abertura do Livro da Lei estamos solicitando Sua autorização e Sua glória para darmos início aos trabalhos, que só é possível com a presença da Luz, símbolo da revelação, reflexo às divindades, que iluminam nosso coração, nossa inteligência e nossa sabedoria para discernimento da verdade e para que cresçam em nós a bondade, a fé e a caridade. O ser humano anseia pelo conhecimento. A satisfação, do desejo de conhecer se inicia quando sentimos uma substância invisível, um fluído divino, um potencial de energia, a presença de Deus.
ResponderExcluirPara ser Maçom precisa crer num Ser Supremo, eis pois, a obrigação de que nossos Trabalhos em Loja sejam acompanhados por Deus.