QUE TIPO DE PEDRA QUE EU SOU NA CONSTRUÇÃO?

Os misteriosos Círculos de Pedra - Saber Atualizado
Este questionamento nos leva a buscar respostas no universo do imaginário coletivo pela sua sabedoria e experiência uma vez que, geralmente somos levados, pela nossa vaidade, muitas vezes nos conduzir ao erro.

Sendo a Ordem Maçônica uma escola onde se praticam os conhecimentos teórico-filosóficos que dela somente podem produzir bons frutos, seus adeptos devem ser dotados de integridade, probidade, lealdade e sobretudo tenham condições de contribuir com seu trabalho para melhorar e tornar melhores os seus pares.
O símbolo basilar que direciona nossos conhecimentos sobre a filosofia é a de que somos Pedra Bruta que deve ser lapidada e esquadrejada de modo que se torne adequado para suportar de modo o erguimento da construção do Eu.

Devemos ter consciência de que o ato de desbastar a Pedra Bruta existente dentro de cada Obreiro não se prende apenas ao fato de camuflá-la de ornamentos os quais apenas mascaram suas asperezas e arestas. 

O trabalho maior e mais penoso é fazer com que estas imperfeições se transformem em superfícies planas e polidas de modo que ao ser colocada junto às demais possa se ajustar com perfeição.

Temos a consciência de que nem tudo são flores e nesta busca muitos vem para a Maçonaria em busca de se servirem do ambiente para auferir benesses ou tirar proveito de situações estes são as autênticas Pedras Brutas, mesmo alcançando aos mais altos graus não conseguem aparar suas imperfeições, não passam de profanos de avental que de certa forma acabam denegrindo a imagem construída pela Ordem ao longo dos anos.
Pela ineficiência e comodismo de alguns maçons que se interessam pela Ordem, estas Pedras buscam ocupar lugares ou postos de destaque e para tornarem perenes seus desmandos na gana de poder e acabam se perpetuando na Ordem como profissionais desonestos.
Outro tipo de Maçom, comumente encontrado é aquele que se apresentam, nos primeiros graus como elementos promissores e cheios de vontade, mas quando atingem a plenitude se apagam como o borralho da lareira morno e sem o calor humano. 
Muitas vezes por suas limitações intelectuais ou mesmo por falta de vontade de se dedicarem aos estudos.
Fonte: Portal Cravo/Armando
Frases do Pedreiro Livre: Quando a partida de xadres termina, o peão e o rei voltam pra mesma caixa (Pv.Chines)

Comentários