O ponto maçônico dentro de um círculo

 O PONTO E O CÍRCULO- SIMBOLOGIA MAÇÔNICA
O símbolo maçônico do ponto dentro de um círculo tem um simbolismo antigo e moderno. 
Algumas representações do símbolo maçônico têm um B no lado esquerdo da linha vertical que representa João Batista e um E no lado direito da linha vertical direita. 
Acima do círculo, temos o Volume da Sagrada Lei.
O ponto dentro do círculo representa São João Evangelista, cujo dia é 27 de dezembro, e São João Batista, que é celebrado no dia 24 de junho. 
Estes dois santos são os dois santos patronos maçónicos. 
Um monte de Mestre Maçons sabem que estes dois dias são comemorados por maçons, mas muitas vezes eles não entendem por que os dias são comemorados.
A primitiva Loja Mãe era a Loja de São João que estava em Jerusalém. Essa Loja foi primeiro dedicada a São João Baptista antes de ser dedicada a São João Evangelista e depois aos dois. 
Esta Loja primitiva é chamada a Loja dos Santos Santos João de Jerusalém. Todas as outras pousadas descenderam deste Lodge.    
São João Evangelista 
Muitos o chamavam de discípulo que Jesus mais amava. 
Ele é conhecido como João Apóstolo. 
São João Evangelista foi um dos poucos discípulos que estiveram com Jesus até ao último momento da sua morte. Ele não abandonou Jesus. Ele era conhecido como o discípulo do amor e foi um dos últimos discípulos sobreviventes que viveu até aos 90 anos, antes de morrer em Éfeso, na Turquia. Éfeso está entre Roma e Jerusalém. Uma igreja foi mais tarde construída sobre seu túmulo antes que uma mesquita muçulmana fosse construída lá.
São João Batista 
São João Batista foi um homem moral e justo que aderiu estritamente aos princípios piedosos. Ele era um descendente direto do filho de Abraão, Ismael. Sua mãe, Isabel, era uma parente próxima de Maria, a Mãe de Jesus. João e Jesus eram quase companheiros de idade.
São João Batista batizou Jesus e o chamou de Cordeiro de Deus. Ele era um rigoroso guardião das leis de Deus, e sobreviveu na natureza, vivendo de mel e gafanhotos.
Não é certo se qualquer um dos dois Santos eram membros do ofício de Pedreiro, mas eles foram adotados como santos patronos da Maçonaria por causa de seu caráter e da vida divina que eles viveram.
Mais informações sobre o Simbolismo do Ponto Dentro de um Círculo
O ponto representa um Irmão individual. O círculo representa o limite do dever de um homem para com Deus e seus semelhantes. 
Um homem não deve desviar-se para além deste círculo. Ele não deve deixar que seus interesses egoístas, paixões e outras coisas o desviem.
A Colheita
O ponto dentro do círculo também representa a colheita, que é o ponto mais baixo e mais alto do sol. Estes são os tempos em que se celebra a colheita abundante das sementes da terra. Eles significam como uma pessoa celebra depois de colher ou colher os frutos do seu trabalho.
Solstícios de Inverno e Verão 
Os solstícios de inverno e verão representam os ciclos da vida, e nos tempos antigos, os festivais eram realizados nesses dois dias. O Solstício de Inverno é 21 de Dezembro e o Solstício de Verão é 21 de Junho. 
Estes dois festivais celebram a época dos primeiros frutos do Outono e da colheita da Primavera.
Origem do ponto dentro de um círculo
O ponto dentro de um círculo não teve origem em 1717, quando a primeira Grande Loja foi estabelecida na Inglaterra. Não, como vários símbolos da Maçonaria, existia muito antes disso. Ela existia muito antes dos tempos dos pedreiros de pedra da Idade Média.
Está ligado ao tempo dos nossos Antepassados. 
Ela vem de uma época em que símbolos como o Estrela ardente, o Sol, a Lua e outros se tornaram um sinal de simbolismo religioso para os homens. Estes símbolos não são estritamente maçônicas na natureza como eles não foram inventados para a Maçonaria. Em vez disso, eles foram abraçados pela Maçonaria, e eles nos ligam aos nossos antepassados.
Os símbolos datam muito antes do tempo do Rei Salomão e têm continuado a ser transmitidos de geração em geração através do ensino e de outros símbolos inscritos em monumentos, artefactos e outros objectos. 
Eles foram estudados por geólogos, egiptólogos, arqueólogos e outros, numa tentativa de compreender a origem do homem e da nossa história.
Esta história deve ser levada a sério e não deve, de forma alguma, ser considerada frágil. Naturalmente, eles podem parecer muito misteriosos ou profundos para várias pessoas que não os entenderam completamente.
Associação egípcia do Ponto Dentro de um Círculo
As duas linhas verticais em ambos os lados do Ponto Dentro de um Círculo remontam muito antes dos tempos de São João Batista, São João Evangelista ou mesmo do Rei Salomão. 

Este simbolismo está nos monumentos egípcios antigos. Naqueles dias antigos, eles eram usados para representar Deus como o Alfa e o Ômega (o início e o fim). 

O centro do círculo foi delimitado por duas cobras perpendiculares verticais e paralelas.
Os não iniciados muitas vezes ver esses símbolos como mistérios maçônicos, segredos ou culto conhecido por maçons só. Mas isso não é verdade. 
Qualquer um que leve tempo a estudar estes símbolos pode desvendar a história por trás deles. Simbolismo maçônico e ritualismo vêm de antigas tradições e religiões.

Comentários