O que são os sete selos do apocalipse?

Artigos | O livro selado com sete selos
Os sete selos do apocalipse são uma profecia sobre eventos que vão acontecer nos últimos tempos. 
Cada selo representa uma parte dos eventos do fim do mundo.
Na visão de Apocalipse 5:1, João viu um livro (um grande pergaminho enrolado) na mão de Deus.O livro estava selado com sete selos, Antigamente, selos eram usados para proteger documentos. Ninguém conseguia ler o documento sem quebrar o selo. Como ninguém conseguia quebrar os selos, ninguém conseguia ler o livro.
Apenas o Cordeiro (Jesus) conseguia quebrar os selos e ler o livro. À medida que abria cada selo, coisas importantes aconteciam na terra e no Céu:

1º selo

Quando o Cordeiro abriu o 1º selo, um ser na presença de Deus disse “venha” e apareceu um cavaleiro montado em um cavalo branco. Ele tinha um arco e uma coroa e saiu para vencer (Apocalipse 6:1-2).

2º selo

Outro ser na presença de Deus disse “venha” e apareceu um cavalo vermelho. Seu cavaleiro tinha uma espada e causou lutas entre as pessoas (Apocalipse 6:3-4).

3º selo

O terceiro ser disse “venha” e um cavalo preto surgiu. O cavaleiro segurava uma balança e uma voz declarou o preço alto da comida nessa época (Apocalipse 6:5-6).

4º selo

O quarto ser disse “venha” e veio a Morte montada em um cavalo amarelo, seguidos pelo Hades. Eles mataram um quarto da população da terra de várias maneiras (Apocalipse 6:7-8).
Quando o 5º selo foi aberto, João viu as almas de pessoas mortas por causa do evangelho, que estavam debaixo do altar. O altar era o lugar no templo onde se derramava o sangue dos sacrifícios. Essas pessoas tinham sacrificado suas vidas por amor a Deus.
Os mártires perguntavam a Deus quando Ele iria fazer justiça. Cada um recebeu uma veste branca e foi-lhes dito que esperassem mais um pouco, porque ainda havia mais alguns cristãos que iriam ser mortos por sua fé (Apocalipse 6:10-11).

6º selo

Um grande terremoto abalou a terra quando o 6º selo foi aberto. O sol escureceu, a lua ficou vermelha, estrelas caíram do céu e montanhas e ilhas se moveram. No meio dessa confusão, todas as pessoas na terra se esconderam debaixo da terra. Eles gritavam pela morte, porque a devastação era terrível (Apocalipse 6:15-16).
Entre o 6º e 7º selos há uma visão de pessoas fiéis a Deus sendo seladas, para sua proteção. O selo de Deus nas suas testas mostrava que pertenciam a Deus, tinham Sua proteção.

7º selo

Quando o cordeiro abriu o 7º selo, durante meia hora houve silêncio no céu. Sete anjos receberam trombetas e outro anjo colocou um incensário com as orações dos santos junto do altar. O anjo encheu o incensário com fogo do altar e o lançou sobre a terra. Houve outro terremoto, trovões, relâmpagos e vozes (Apocalipse 8:3-5).Os sete selos mostram o 
Deus vai castigar a humanidade pelos seus pecados, mas vai recompensar quem se mantém fiel e Ele. Os eventos dos sete selos são assustadores mas existe esperança para o crente.

BREVIARIO MAÇÔNIC

Comentários

  1. O livro visto por João estava nas mãos de Deus em seu trono celestial. Então para alcançar este livro era preciso ir até o trono na presença de Deus. Isso demonstra que para entender a revelação do Apocalipse é preciso estar na presença do Senhor, pois somente diante do trono Divino se compreende a mensagem.

    O livro visto por João estava escrito por dentro e por fora. Este simbolismo ensina que a revelação do Apocalipse pode ser vista tanto dentro das Escrituras como fora dela. Ou seja, em tudo o que acontece nos últimos dias, deste um noticiário da TV até os fatos corriqueiros nas famílias apontam o cumprimento das profecias. Então quando o leitor se volta para dentro do livro percebe que tudo já estava escrito.

    ResponderExcluir
  2. Os selos fechavam o livro para que só pudesse ser aberto pelo destinatário a quem foi escrito. O número sete representa a perfeição, ou seja, que o livro estava perfeitamente fechado e só poderia ser aberto por alguém digno do mesmo. Isso mostra que nem estudiosos ou qualquer pessoa pode se dizer intérprete do Apocalipse por si mesmo. A Palavra de Deus é “viva” (Hebreus 4.12) e capaz de trazer sua própria interpretação através da inspiração de seu Autor (I Timóteo 3.16).

    ResponderExcluir
  3. BREVIÁRIO MAÇÔNICO

    25 de julho

    O LIVRO DOS SETE SELOS

    É como se denomina o Livro do Apocalipse; para a Maçonaria é o símbolo do conhecimento, porque cada Selo ou Véu, ao ser destacado, apresenta uma revelação.
    No Apocalipse vem descrita uma cidade simbólica construída com elementos preciosos; a descrição revela um projeto arquitetônico, reforçando uma imagem de um Grande Arquiteto do Universo; primeiramente, orientou Noé para a construção da Arca; posteriormente, para a construção do Grande Templo do rei Salomão; finalmente, a projeção da Cidade Santa, onde serão recebidos os que se mantêm fiéis à sua vontade.
    O Apocalipse é a fonte mais rica do simbolismo e a sua interpretação é privilegio dos mais sábios.
    A Maçonaria não visa construir a Cidade Santa, pois isso pertence a uma programática religiosa.
    A profundidade do livro profético ajuda o maçom a conhecer parte dos mistérios que o cercam.
    O maçom deve ver no Apocalipse a glória do futuro, visto que não se tem notícia que já tenha sido construída no mundo, sequer planejada.
    O futuro dirá.
    O maçom deve estar atento aos acontecimentos.

    Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 225.

    ResponderExcluir

Postar um comentário