A “Prima Matéria”, o Segredo da Alquimia

 Prima Materia - Posts | Facebook

A prima matéria é o desmedido mar primordial de maneira inominável. 

É o caos antes da obra do espírito de criação do mundo, a infantil inocência.

É a essência, a semente de todas as coisas, a natureza eterna de Deus, a ideia que é a base da existência. 

Quando uma forma morre, a prima matéria sempre retorna outra vez para uma nova realização.

A representação anímica da prima matéria é o estado inocente da alma, o “aspecto-Eva” antes de ela ter provado do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e, assim, ter se tornada culpada.

Mas, através da vontade de divisão – do homem do paraíso, cresceu, ao mesmo tempo, a oportunidade de se desenvolver a consciência individual no caminho da experiência no mundo bipolar de espaço e de tempo.

Por esse caminho, então, a alma humana se envolveu e se ligou cada vez mais com o mundo da materialidade e acabou sendo capturada inteiramente e incluída no campo terrestre, onde ela espera a sua salvação.

Bem, este Opus da alquimia interna prepara esta salvação via a força da alma do mundo, o espírito de Cristo.

Na alquimia é dito: “A prima matéria deve ser gerada do estado final do chumbo material satúrnico”.

No nível da alma, isso significa: Nesse processo, o homem de hoje estando no estado individual e consciente, passo a passo, é enobrecido ao estado de alma pura, como simboliza a virgem Maria que esmaga a cabeça da serpente da tentação, prepara-se para a recepção do Espírito Santo e traz para o nascimento o filho da Luz. 

Comentários

  1. A Alquimia é compreendida como a Arte da Transmutação.

    Ou, como diz Hillman, "a arte de encontrar o coração das coisas".

    Transmutar é elevar a matéria a um nível superior de manifestação.
    Fulcanelli, famoso alquimista francês contemporâneo, nos afirma que "o essencial não é a transformação dos metais, mas do próprio investigador".

    Por se tratar de uma ciência antiga, a Alquimia serviu como base para muitas descobertas no campo da física, quimica e medicina.

    A Psicologia passou a resgatá-la com Carl Gustav Jung, quando este descobriu antigos manuscritos e tratados alquímicos que muito o fascinaram. A Psicologia Analítica abriu-se então para a Alquimia, utilizando este conhecimento como uma metáfora para o trabalho com a Psique e a Individuação.

    O processo através do qual a Prima Materia pode converter-se em Pedra Filosofal.

    Enquanto a Psicologia a estuda como metáfora para o caminho da individuação, nas Artes percebemos sua herança simbólica e na química sua memória material. Arte, Psicologia e Alquimia encontram-se.

    O Projeto Prima Materia tem como objetivo dialogar com estas áreas de conhecimento explorando sua linguagem imaginativa, proporcionando um campo intermitente de mergulho nestes temas a partir de laboratórios de estudos alquímicos, grupos de estudos e imersões. "Lege, lege, relege, ora, labora et invenies" (Mutus Liber, 1677)

    ResponderExcluir
  2. Todos temos que pensar antes de tomar qualquer decisão

    ResponderExcluir

Postar um comentário