Pitágoras – Começo do ocultismo no mundo ocidental.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE JOSILDO JOSÉ BARBOSA ...

O PRINCÍPIO É METADE DO TODO. 

A cidade Colonial Grega de Crotona no sul de Itália, atraiu milhoes de imigrantes de todas as partes. 

A chegada de Pitágoras en Crotona marcou o começo do ocultismo no mundo ocidental.

Nasceu em uma ilha na costa de Turquia, deixou seu lugar natal em busca de conhecimento, estudando com filósofos Tales de Mileto e Ferécides de Siros. 

Insatisfeito com seus ensinamentos, foi a Egito onde estudou com os sacerdotes de Tebas por um tempo, depois de viajar a Babilonia  para aprender ensinamentos dos sacerdotes-astrólogos. 

Ao voltar, iniciou em misteriosos cultos em Grecia e Creta antes de acalmar-se em Crotona.

Formou uma ordem, a Irmandade Pitagórica, para passar os ensinamentos aprendidos em suas viagens.

Os pitagóricos acreditavam que a alma era um ser divino e imortal, incorporado no corpo material. 

O corpo contamina a alma, de modo que, através do processo de purificação, a alma deve ser liberada. 

A purificação dependia em grande parte do comportamento do indivíduo e, principalmente, da observação de um código de regras prescritas. 

Se a alma não se purificava, passava da morte do corpo para outro corpo, possivelmente de outras espécies de animais, mas se a purificação pudesse ser alcançada, a alma era completamente libertada de sua conexão com o corpo e voltava para o corpo dos Deuses.

“Aqueles que se uniam , viviam com um voto de silêncio durante los primeiros cinco anos e somente então se admitia os ensinamentos centrais da ordem”

Se conhece pouco delas, mas sem dúvida incluíam a crença da reencarnação, o significado dos números e a geometria, e regras.  

Avançando o siglo, a Irmandade Pitagórica, apoiou o partido aristocrático frente o democrático. Quando os aristocratas perderam, uma multidão fez cinzas na sede da irmandade. 

Os sobreviventes se repartiram por todo o mundo grego. Deles e de seus discípulos que vem as tradições do ocultismo ocidental.

Pitágoras foi um filósofo, matemático e criador da fraternidade pitagórica, relacionada ao culto da fé. Ajudou na formação dos ideais de Platão e Aristóteles e ajudou na evolução das ciências e da filosofia exatas.

Pitágoras foi quem criou a palavra “Filósofo” e “Matemática”.

A harmonia matemática pode ser obtida também na música. 

Pitágoras descobriu que se dividirmos uma corda em determinadas proporções vamos obter vibrações proporcionais que vão formar a harmonia das notas musicais.

Em seus estudos eles concluíram também que a terra é redonda e que gira em seu eixo. 

Los pitagóricos tenían un símbolo sagrado llamado Tetractys

Era un triángulo con 10 puntos en cuatro filas, destinado a simbolizar la organización del espacio y el universo. Ellos creían que el 10 era el número del orden más elevado, que contenía el curso de todas las cosas mortales. Y literalmente lo adoraron.


Sua sociedade secreta, a irmandade, tem um grande efeito nas tradições esotéricas posteriores, como rosacruzes e maçonaria francesa. 

Esta sociedade pretendia reformar a vida cultural de Croton.

"NÃO DESPREZE NINGUÉM; UM ÁTOMO FAZ SOMBRA"



Comentários