A glória e os pecados do Rei Salomão - A QUEDA...


A queda de Salomão

Entre aqueles que, embora inicialmente andava com o Senhor de todo coração, mas que mais tarde, ao permitir que o pecado entrasse em seus coração, se afastou Dele, provavelmente não há outro exemplo que fale mais alto do que o de Salomão. Três livros da Bíblia o têm como o escritor, e só isso seria o suficiente para mostrar o quão intenso seu coração era, inicialmente, para o Senhor. A sabedoria que o Senhor lhe havia dado era realmente extraordinária. Como lemos em I Reis 4:29-30, 34:

I Reis 4:29-30, 34

"E Deus deu a Salomão sabedoria e entendimento muito grande, e largueza de coração como a areia na praia. Assim, a sabedoria de Salomão era maior que a sabedoria de todos os homens do Oriente, do que toda a sabedoria do Egito e dos homens de todas nações; e todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria, vinham ouvir a sabedoria de Salomão".

...e como I Reis 3:3 nos diz:

"E Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi seu pai"

Salomão amava o Senhor e seguia o que Davi, seu pai, lhe havia ordenado No entanto, iste não durou para sempre. 

Como dissemos anteriormente, o que fizemos ontem, não garante o que vamos fazer hoje. Se vamos seguir ao Senhor ou não é uma decisão tomada no dia a dia, a cada momento. Desse modo, embora Salomão inicialmente tenha seguido o Senhor, ele não fez isso para sempre. I Reis 11:1-8 nos diz:

I Reis 11:1-8
"Mas o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, bem como a filha de Faraó: as mulheres moabitas, amonitas, edomitas, dos sidônios e heteus, das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: Você não deve se casar com elas, nem elas com você. Certamente elas vão virar os vossos corações após os seus deuses. Salomão agarrou-se a elas por amor

E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. 

Pois foi assim, quando Salomão era velho, que suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses, e seu coração não foi fiel ao Senhor seu Deus, como era o coração de seu pai Davi. Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos Amonitas. Salomão fez o mal aos olhos do Senhor, e não seguiu totalmente o Senhor, como fez seu pai Davi. 

Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que fica a leste de Jerusalém, e para Moloque, abominação dos amonitas. E ele fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses."

Salomão não se afastou totalmente do Senhor. 

Pelo contrário, "ele não seguia totalmente o Senhor"

Em outras palavras, ele não estava frio, mas também não estava quente. Ele foi morno. Ele preferiu seguir a carne e seus desejos do que o Senhor e Seus mandamentos. 
A reação do Senhor para essa mudança de coração de Salomão é dada em I Reis 11

I Reis 11:9-12,14,23,26
"Então o Senhor se indignou contra Salomão, porque seu coração tinha se apartado do Senhor Deus de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes, e lhe havia ordenado acerca deste assunto, que ele não deveria ir após outros deuses, mas ele não manteve o que o Senhor tinha ordenado. 

Por isso o Senhor disse a Salomão: "Porque fizeste isso, e não guardaste a minha aliança e os meus estatutos, que eu vos tenho mandado, eu certamente rasgarei o reino de você e o darei ao seu servo. No entanto eu não vou fazê-lo em seus dias, por causa de seu pai Davi, vou rasgá-lo da mão do teu filho

Agora o Senhor levantou contra Salomão um adversário, Hadade, o edomita; Deus levantou outro adversário contra ele, Rezom, filho de Eliada. Então, o servo de Salomão, Jeroboão, filho de Nebate também se rebelou contra o rei "

Apesar do fato de que Salomão foi reprovado, ele não mudou. 

Em contraste, continuando a ler ainda vamos vê-lo lutando até mesmo contra as profecias de Deus sobre o rompimento do seu reino (I Reis 11:40)! 

Seu exemplo mostra o que pode acontecer a um homem de Deus, quando ele permite que o mundo entre dentro dele, ele logo irá adorar o que o mundo adora.

O caso de Salomão não é o único caso onde um homem quente para o Senhor tornou-se morno. Muitos caíram e caem na mesma armadilha. É por isso que II Coríntios 13:5 nos chama para "examinar a nós mesmos para saber se estamos na fé". 

É por isso que I Timóteo 6:10 (ver também I Timóteo 1:5-7, 19-20, 4:1, 5:8) fala para aqueles que "Por causa do amor ao dinheiro ..... se desviaram da fé". 

É por isso que Jesus fala de uma igreja morna (Apocalipse 3:6). 

O amor do mundo substitui o amor do Pai e o fato de estarmos (se estivermos) na fé hoje não garante que também estaremos amanhã. 

Como 2 João 8 diz:

II João 8
"olhai para vós mesmos, para não perdemos as coisas pelas quais trabalhamos, mas que recebamos uma plena recompensa."

Comentários

  1. Salomão casou-se com uma filha do faraó Siamón (Anelise) e recebeu como dote de casamento a cidade cananeia de Gezar. Renovou a aliança comercial com Hirão, Rei de Tiro. Ficou conhecido por ter ordenado a construção do Templo de Jerusalém (também conhecido como o Templo de Salomão), no monte Moriá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário