A palavra Adonai, na sua origem, é uma palavra hebraica que significa senhor, mestre.
A principal ideia é que o Senhor é absoluto, domínio, tem autoridade sobre tudo e todos.
Por exemplo, Josué e Isaías reconheceram a autoridade do Senhor (Josué 5:14; Isaías 6:8-11).
Origem da palavra Adonai
Adonai é o plural da palavra Adon e, tem diferenças do singular, pois demonstra a força e importância que tem. Adon, o singular, era usado para fazer menção aos homens.
Após o exílio da Babilônia, a palavra Adonai foi usada pelos hebreus para a substituição do nome de Deus, pelo qual era conhecido como YHWH (ninguém sabe como pronunciar o nome YHWH). Por isso, com receio de usar de maneira equivocada o nome, os hebreus, então, usaram o nome Adonai.
Naquele tempo havia muita idolatria e com isto muitas pessoas tinham muitos deuses, portanto, a palavra Adonai era usada na intenção de falar, chamar, orar ...ao único e verdadeiro SENHOR.
Onde aparece a palavra Adonai na Bíblia?
Podemos encontrar no Antigo Testamento a palavra Adonai cerca de 439 vezes. A primeira vez que foi usada foi no livro de Gênesis, no capitulo 15, versículo 2 (Gênesis 15:2). Aparece também nos livros de Isaías, Ezequiel, Daniel. No Novo Testamento, pela tradução da Septuaginta, a palavra equivalente é kurios (palavra grega que significa Senhor).
Alguns estudiosos atribuem o mesmo peso, a mesma essência da palavra em hebraico, Adonai.
Esta palavra, kurios, aparece cerca de 717 vezes no Novo Testamento.
O que podemos aprender com tudo isto?
Podemos aprender o quão importante e o quão extraordinário é o nosso Deus!
Quando usamos ou aplicamos o Adonai ao próprio Deus, é justamente uma afirmação de que Ele é, o SENHOR de tudo, de todo universo.
O próprio Senhor Jesus foi, algumas vezes, mencionado como “rabi” ou “Senhor” (kurios) no Novo Testamento, como em Mateus 8:6.
Comentários
Postar um comentário