Quem É Para D'us? Venha Até Mim!:
Este foi o grito de guerra dos Macabeus quando eles saíram para lutar contra os gregos.
Também, contam os chassidim, ser o grito de guerra do Rebe Nachman para seus seguidores e apoiadores ao redor do mundo: "Quem quer mostrar que são para D'us? Venha até mim e eu lhe mostrarei como estar mais perto Dele!"
Assim é dito [LM II]: "Os dias de Hanuka são dias de agradecimento ao Criador do mundo, e esta é realmente a alegria do Mundo Vindouro..."
Agradecer pelo que?
Pelos milagres que H'shem fez antigamente e se alegrar com Seus milagres atuais.
Pois cada dia contém seu próprio conjunto de milagres, o que nos dá muitas razões para sermos gratos.
De fato, cada um de nós temos um "conjunto de problemas individuais".
Mas, é exatamente este o ponto.
Assim Rabi Natan explica que devemos começar agradecendo a D'us pelo passado.
Pense em todas as vezes que as coisas finalmente deram certo para você.
Você fortalecerá sua fé de que isso acontecerá novamente agora.
Mas com todos os meus problemas, como posso dizer: "Estou grato?"
Essa é a questão.
Ser grato pelo passado mostra que as coisas podem dar certo.
Sinta-se confiante em pedir ajuda a D'us agora, certamente verá a salvação que vem para resolver os problemas que enfrenta!
Este é o sentimento de Hanuka!
De alegria, confiança e agradecimento a H'shem mesmo em meio a tudo que temos passado, pois acreditamos que com alegria passaremos por tudo isso e veremos esta salvação muito em breve, com a ajuda de D'us.
Quem é para D'us, venha até Ele, Bendito Seja!
Hag Sameach!!!!
(Com base em Likutei Moharan II, Likutei Halachot, Chaim Kramer.)
Rabino Eliahu Hasky
Você sabe por que giramos o dreidel em Chanucá?
ResponderExcluirNa época da ocupação do Império Selêucida grego, os invasores (e alguns judeus helenizados) tentaram converter o povo às suas religiões pagãs (soa familiar?). Eles proibiram o Shabat, proibiram o brit milah (o pacto da circuncisão) e, finalmente, proibiram o estudo da Torá.
Para um judeu, o estudo da Torá é como respirar - você simplesmente não pode viver sem ele.
Então, os judeus elaboraram um plano - inventaram um jogo de azar. Eles estudariam Torá, mas se um opressor chegasse, eles estariam jogando dreidel - apostando e jogando.
Cada dreidel tem quatro lados - cada lado com uma letra hebraica. Na Diáspora, as letras são נ (Nun), ג (Gimel), ה (Hei), ש (Shin) e representam "um grande milagre aconteceu ali."
Em Israel, as letras são ligeiramente diferentes: são iguais, exceto pela última letra - em vez de um ש (Shin) é um פ (Pei) que significa נס גדול היה פה, Nes Gadol Hayah Poh - um grande milagre aconteceu AQUI.
Por que comemos alimentos fritos em Chanucá?
Alimentos como panquecas de batata (latkes em iídiche e livivot / לביבות em hebraico - plural) e donuts com geléia ou creme (sufganiyot / סופגניות - plural) são tradicionais em Chanucá.
Comemos frituras em lembrança do fato de que quando fomos limpar o Templo e acender sua menorá, havia óleo sagrado suficiente para durar apenas uma noite - e demorou 8 dias para adquirir o óleo especial usado ...
Mas milagre do milagre, cada vez que olhavam para o frasco contendo o óleo que havia sido esvaziado na primeira noite - tinha óleo suficiente para a noite seguinte, e para a próxima, e para a seguinte - até que o novo óleo estivesse disponível.
O Talmud nos diz "A Gemara pergunta: O que é Hanukkah, e por que as luzes são acesas em Hanukkah? A Gemara responde: Os Sábios ensinaram em Megillat Ta'anit: No vigésimo quinto dia de Kislev, os dias de Hanukkah são oito. Um não pode elogiá-los e ninguém pode jejuar sobre eles. Qual é a razão? Quando os gregos entraram no Santuário, eles contaminaram todos os óleos que estavam no Santuário ao tocá-los. E quando a monarquia asmoneu os venceu e saiu vitoriosa sobre eles , eles procuraram e encontraram apenas uma botija de óleo que foi colocada com o selo do Sumo Sacerdote, não perturbada pelos gregos. E havia óleo suficiente para acender o candelabro por apenas um dia. Um milagre aconteceu e eles acenderam o candelabro de oito dias. No ano seguinte, os Sábios instituíram esses dias e os tornaram feriados com recitação de halel e ação de graças especial em oração e bênçãos. " Shabat 21b.
O Talmud também discute um debate entre as grandes escolas de 2.000 anos atrás: Estas foram as escolas de R 'Shammai e R' Hillel. Deve-se começar acendendo todas as 8 velas e remover uma vela a cada noite - ou deve-se começar com uma vela e adicionar uma nova a cada noite até chegarmos às oito?
"Beit Shammai diz: No primeiro dia um acende oito luzes e, a partir daí, diminui gradualmente o número de luzes até que, no último dia de Hanukkah, ele acende uma luz. E Beit Hillel diz: No primeiro dia um acende uma luz, e a partir daí, vai aumentando gradativamente o número de luzes até que, no último dia, acende oito luzes ...
“O motivo da opinião de Beit Hillel é que o número de luzes é baseado no princípio: eleva-se a um nível superior em matéria de santidade e não rebaixa. Portanto, se o objetivo é fazer com que o número de luzes corresponda ao número de dias, não há alternativa para aumentar o seu número com o passar de cada dia. " Shabat 21b.
A votação favoreceu Hillel e por isso acendemos uma nova vela a cada noite - aumentando nossa alegria de uma noite para a outra ao invés de diminuí-la.
E Chag Chanukah Semeach!
חַג חֲנֻכָּה שָׂמֵחַ!
[21:26, 11/12/2020] Claudia -filha: Conhecimento da Torá
ResponderExcluir[21:30, 11/12/2020] Claudia -filha: História
Por volta do ano de 200 a.C. os judeus viviam como um povo autônomo na terra de Israel, a qual, nessa época, era controlada pelo rei selêucida da Síria. O povo judeu pagava impostos à Síria e aceitava a autoridade dos selêucidas, sendo, em troca, livre para seguir sua própria fé e manter seu modo de vida.
Em 180 a.C. o tirano[1] Antíoco IV Epifânio ascendeu ao trono selêucida. Braço remanescente do império grego, encontrou barreiras para sua dominação completa sobre o povo judeu, e o modo mais prático para resolver isso era dominar de vez a região de Israel (mais precisamente a Judeia, ao sul) impondo de maneira firme a cultura da Grécia sobre os judeus, eliminado, assim, aquilo que os unificava em qualquer lugar que estivessem: a Torá. O rei Antíoco ordenou que todos aqueles que estavam sob seu domínio (em específico Israel) abandonassem sua religião e seus costumes. No caso dos judeus, isso não funcionou, ao menos em parte. Muitos judeus, principalmente os mais ricos, aderiram ao helenismo (cultura grega) e ficaram odiados e conhecidos pelos judeus mais pobres como "helenizantes", uma vez que ficavam tentando fazer a cabeça do resto dos judeus para também seguirem a cultura grega. Antíoco queria transformar Jerusalém em uma "pólis" (cidade) grega, e conseguiu.
Em 167 a.C., após acabar com uma revolta dos judeus de Jerusalém, Antíoco ordenou a construção de um altar para Zeus erguido no Templo, fazendo sacrifícios de animais imundos (não kasher) sobre o altar, e proibiu a Torá de ser lida e praticada, sendo morto todo aquele que descumprisse tal ordem.
Na cidade de Modim (sul de Jerusalém), tem início uma ofensiva contra os greco-sírios, liderada por Matatias (Matitiahu) (um sacerdote judeu de família dos Hasmoneus) e seus cinco filhos João, Simão, Eliézer, Jonatas e Judas (Yehudá). Após a morte de Matatias, Yehudá toma a frente da batalha, com um pequeno exército formando em sua maioria por camponeses. Mesmo assim, os judeus lograram vencer o forte exército de Antíoco no ano 164 a.C. e libertaram Jerusalém, purificando o Templo Sagrado. Judas acabou conhecido como Judas Macabeu (Judas, o Martelo).
[21:30, 11/12/2020] Claudia -filha: (Atualizar Conteúdos)
ResponderExcluir[21:35, 11/12/2020] Claudia -filha: Chanucá: Significado e Reflexões
Por Rabino Ben Yitzchak
Por que um milagre de oito dias?
Considerando que os oito e o milagre são a base do Hanukkah, parece importante insistir em uma pergunta clássica sobre o feriado.
De acordo com o relato talmúdico, o Chashmonaim , ao recuperar o Templo, não encontrou nada além de um recipiente de óleo puro, que foi suficiente para acender o candelabro por uma noite.
No entanto, esta quantidade mínima, milagrosamente, continuou a queimar pelo prazo de oito noites, razão pela qual o Hanukkah é celebrado por oito dias.
Pergunta: Se for encontrado petróleo por um dia e milagrosamente permaneceu em outros sete dias, por isso que dizemos que o milagre durou oito dias? Não seria mais correto para determinar que um dia queimou naturalmente e milagrosamente sete? Se assim for, o milagre de Hanukkah sete dias seria o mesmo que os dias do festival.
E embora centenas de respostas tenham sido propostas ao longo da história, citaremos a que é mais apropriada para nossa abordagem.
Vamos citar uma história extraordinária (Taanit 25):
Em uma ocasião, na véspera de um sábado, Rabina Janina ben Dosa retornou à sua casa e achou sua filha muito triste.Eu pergunto: O que acontece com você?Ao que ela respondeu: O vaso de vinagre foi confundido com o de óleo, e com o vinagre eu acendi as velas do Sábado (isto é, estava errado, e o vinagre não queimava e, como o sábado já havia entrado, não podia coloque óleo). Filha, Rabina Janina disse a ele, quão importante é isso? Quem disse ao óleo para queimar, também dirá ao vinagre para fazê-lo. Dizem que o vinagre finalmente queimou durante todo o dia, até o final do sábado.
Em resumo, a mensagem talmúdica é tão simples quanto profunda: a natureza é um milagre ao qual nos acostumamos. Aquele óleo nos queima algo óbvio, e quando a água queima, entendemos que estamos vivendo um evento milagroso.
Mas isso é um erro: ambas as situações são absolutamente milagrosas.
O festival de Hanukkah é comemorado por oito dias para lembrar que tanto no primeiro dia como nos sete que se seguiram, a mão divina deixou sua marca no mundo.