MEDITANDO O EVANGÉLHO...

 




Hora da Quaresma - Semana das Cinzas • Quinta-feira

Texto do Evangelho (Lc 9,22-25):
Jesus disse aos seus discípulos:
′′ É necessário que o Filho do Homem sofra muito, seja rejeitado pelos antigos, pelos chefes dos padres e pelos escribas, seja morto e que, no terceiro dia, ele ressuscita ".

Ele também dizia à multidão:
′′ Aquele que quer caminhar na minha sequência, que renuncie a si mesmo, que tome sua cruz todos os dias e que me siga. Porque aquele que quer salvar a sua vida a perderá; mas aquele que perder a sua vida para mim a salvará. Que vantagem um homem terá em ganhar o mundo inteiro, se for perdendo a si mesmo e pagando por sua própria existência?".
′′Aquele que quer caminhar na minha sequência, que renuncie a si mesmo, que tome sua cruz todos os dias e que me siga"
Abbé Josep M a MASSANA e Mola OFM (Barcelona, Espagne)
Hoje, primeira quinta-feira da Quaresma, as cinzas que a Igreja nos colocou na testa ainda estão frescas. Elas nos introduziam nesse tempo sagrado que é uma viagem de quarenta dias. Jesus, no Evangelho, nos mostra dois caminhos: o Via Crucis que Ele deve percorrer; o nosso próprio caminho, na sua sequência.
Seu caminho é o caminho do Caminho da Cruz e da Morte, mas também o da sua glorificação: ′′ O Filho do Homem tem que sofrer muito, que seja rejeitado (...), que seja morto e que, No terceiro dia, ele ressuscita ′′ (Lc 9,22). Basicamente, o nosso caminho não difere do de Jesus, que, aliás, nos indica a forma de segui-lo: ′′ Aquele que quer caminhar na minha sequência..." ( Lc 9,23).
Abraçando sua cruz, Jesus fez a vontade do Pai; nós, tomando a nossa sobre nossos ombros, o acompanhamos em sua Via Crucis.
O caminho de Jesus se resume em três palavras: sofrimento, morte, ressurreição. Nosso caminho também tem três aspectos (duas atitudes e a essência da vocação cristã): renunciar a nós mesmos, tomar a cruz de cada dia e acompanhar Jesus.
Aquele que não renuncia a si mesmo e não toma a sua cruz, quer se afirmar e ser ele mesmo, quer ′′ salvar a sua vida ", como disse Jesus. Mas querendo salvá-la, ele perde-a. Em contrapartida, aquele que, por causa de Jesus, não procura evitar o sofrimento e a cruz, aquele salvará sua vida. Este é o paradoxo do discípulo de Jesus: ′′ Que vantagem um homem terá para ganhar o mundo inteiro, se for perdendo a si mesmo e pagando-lhe com a sua própria existência?" (Lc 9,25 ).
Esta palavra do Senhor, que encerra o evangelho do dia, transpassou o coração de Santo Inácio e provocou sua conversão: ′′ O que aconteceria se eu fizesse o que Santo Francisco fez e o que Santo Dominique?" Ah, sim?"

Durante essa Quaresma, a mesma palavra também nos ajudava a nos converter!

Méditons l’Evangile . . .

Temps du Carême - Semaine des Cendres • Jeudi

Texte de l'Évangile (Lc 9,22-25): Jésus disait à ses disciples: "Il faut que le Fils de l'homme souffre beaucoup, qu'il soit rejeté par les anciens, les chefs de prêtres et les scribes, qu'il soit tué, et que, le troisième jour, il ressuscite". Il disait aussi à la foule: «Celui qui veut marcher à ma suite, qu'il renonce à lui-même, qu'il prenne sa croix chaque jour, et qu'il me suive. Car celui qui veut sauver sa vie la perdra; mais celui qui perdra sa vie pour moi la sauvera. Quel avantage un homme aura-t-il à gagner le monde entier, si c'est en se perdant lui-même et en le payant de sa propre existence?».

«Celui qui veut marcher à ma suite, qu'il renonce à lui-même, qu'il prenne sa croix chaque jour, et qu'il me suive»

Abbé Josep Mª MASSANA i Mola OFM (Barcelona, Espagne)

Comentários