O profeta Jeremias e o Rito Escocês Antigo e Aceito.

 


Os estudos do Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) do Rito Escocês Antigo e Aceito dão destaque especial aos profetas bíblicos.

Entre os profetas do Antigo Testamento, Jeremias é um dos mais importantes e sua pregação teve papel fundamental na condução do antigo Povo de Israel, sendo esse profeta o responsável por esconder definitivamente a Arca da Aliança, conforme narra o 2º Livro de Macabeus. 

Conforme a narrativa bíblica, acredita-se que a Arca da Aliança
foi retirada de Jerusalém e escondida sob o Monte Nebo.
    
Jeremias, cujo nome significa Yahweh exalta, atuou em Israel por aproximadamente 47 anos (entre o ano de 627 a.C. e 580 a.C.) e suas pregações tinham como foco a fidelidade do povo de Israel a Yahweh, o Deus Único dos hebreus.

Jeremias é dos profetas pintados por Michelangelo
no teto 
da Capela Sistina, no Vaticano. 

Baseado nas suas profecias, Jeremias advertiu que o povo de Israel, que se encontrava afastado da Palavra de Deus, seria invadido e dominado por uma outra nação. Por esta razão, o profeta foi acusado e perseguido por seu próprio povo.

Jeremias é dos profetas esculpidos por Aleijadinho 
no adro do  Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, 
no município de Congonhas do Campo.

O profeta Jeremias viveu para assistir o cumprimento da sua profecia. A cidade de Jerusalém foi invadida e dominada pelo Império Babilônico, no ano de 587 a.C., comandado pelo rei Nabucodonozor II.
     
No que se refere ao Rito Escocês Antigo e Aceito, a mensagem do profeta Jeremias poder ser relacionada à fidelidade aos deveres que o Homem deve possuir em relação a Deus.

Comentários