É evidente que um está em antítese com o outro, não pode haver confidencialidade se as notícias viajarem à velocidade da luz e não pode haver informação se respeitar a privacidade, então vivemos em mistificação, notícias fáceis nos bombardeiam o cérebro e Ninguém nunca teve tão pouca vida pessoal como nesta época histórica.
Os maçons são detentores de segredo?
A Maçonaria é uma associação secreta?
Se dirigirmos estas perguntas a qualquer profano certamente teríamos respostas afirmativas e certamente estas respostas afirmativas seriam confeccionadas com florações de texturas ocultas, práticas mágicas, rituais satânicos e quem mais tem mais coloque; jornais abominam a privacidade e exaltam o informação, é óbvio que eles nunca nos podem apreciar na nossa confidencialidade.
Mas em vez disso, nós que frequentamos as Colunas do Templo, sabemos o que realmente é a Maçonaria e sabemos o que é o Segredo Maçônico.
A Maçonaria não é uma associação secreta, mas uma associação confidencial, nem mais nem menos como pode ser um conselho de administração de uma sociedade, a reunião de sócios de um clube, um conselho de ministros e outras reuniões não estão abertas a todos mas apenas Trabalhadores.
É certo que a curiosidade é grande, todos gostaríamos de saber o que é dito no âmbito de um conselho de administração de uma grande empresa mas não nos é dado conhecer a não ser breves cenos em eventuais conferências de imprensa posteriores.
Isso nos permite afirmar que aquela empresa é uma associação secreta? Não!
Portanto, também as sessões, sendo reservadas, não são reuniões de sociedades secretas, mas ninguém tem o direito de saber o que é dito ou feito.
Levamos em conta que com nosso juramento prometemos respeitar as leis do nosso país e não fazer nada senão pelo bem disso.
O segredo maçônico existe e ele se apresenta em dois aspectos, um aspecto social e um aspecto individual.
O maçom tem a obrigação de guardar segredo sobre tudo o que acontece durante as Tornadas da Loja, deve guardar segredo sobre a identidade dos seus irmãos, deve guardar segredo mesmo com os irmãos de grau inferior dos trabalhos realizados em graus mais elevados ou nas
Quartos do Rito revelar a identidade dos pertencentes a esses quartos.
O que acima é bastante óbvio, diz respeito à confidencialidade normal dos trabalhos que realizamos entre as Colunas e ao direito à confidencialidade de todos os Irmãos Maçom.
Definitivamente diferente é o Segredo Individual, ele é o verdadeiro segredo do Maçom que diz respeito à intimidade de cada irmão, é o seu trabalho pessoal na Pedra Greza.
Ele é intransferível porque não é apenas um trabalho manual ou intelectual, mas é um trabalho espiritual e o que diz respeito ao Espírito não pode ser transferido de forma convencional, mas apenas com o exemplo.
O Espírito é uma copa para a qual todos podem beber mas cada um irá desfrutar de acordo com a sua preparação, predisposição e posição no caminho individual.
Mais do que um segredo para não revelar, é um segredo insvelável, um segredo que não tem a chance de doar ao próximo senão, como eu dizia antes, com a própria atitude.
Comentários
Postar um comentário