′′A Missão do Hermetismo não é a de oferecer ao Mundo uma nova crença, mas sim uma síntese de todas elas: o Ensino Universal e Eterno, forjador do gênero humano arquétipo ou de perfeição, Chave de todas as Altas Doutrinas conhecidas, e da qual Deriva a conciliação de todas elas, através da ′′ gloriosa síntese "."
HERMES TRIMEGISTO
... A denominação de HERMETISMO aplica-se à Doutrina que proveniente dos Sacerdotes-Iniciados Egípcios e que chegou até nós pela via dos Colégios Iniciáticos de Mistérios.
... O Hermetismo corresponde a uma Sabedoria Antiga, um Conhecimento COSMOLÓGICO, cujo objetivo é a descoberta do EU Verdadeiro ou da Divindade Interior do indivíduo, com vista a uma Re-Geração e à obtenção da RE-Integração do Ser ao Estado primordial ou ′′ Édenico ": Re-Integração Cósmica.
... Para o Iniciado Mason, é indispensável o despertar da Consciência do Ser Real e Verdadeiro, o ′′ Mestre Íntimo ", que é o que se entende na Maçonaria OPERATIVA como ′′ a Construção do Templo não feito com as mãos ", A Logia Interior ou o Templo da Verdadeira Luz...
... A verdadeira Alquimia Espiritual corresponde a um processo OPERATIVO no qual o verdadeiro e tradicional conceito de NATUREZA inclui o seu duplo aspecto de NATURA NATURANTE e NATURA NATURADA; ou seja, o domínio da manifestação SUTIL, Mundo Energético ou Mundo Intermediário onde se situam os prolongamentos extra-corporais da individualidade humana, e o domínio da manifestação FÍSICA ou MATERIAL.
... Sendo o Cosmos a Obra Divina, Sagrada, assim mesmo, quando o Homem se torna CONSTRUTOR do seu próprio Mundo Interno (Microcósmico), está igualmente realizando a Grande Obra Alquímica; ou seja, está ordenando o seu próprio ′′ caos ′′ ( ORDO AB CHAO), e como consequência ou efeito da sua ação, que é uma ′′ imagem ′′ do que foi feito ′′ no começo ′′ da Criação pelo G \ A \ D \ U \; o Iniciado, a partir do ′′ Caos interior ", ponto de partida ′′ substancial ′′ da manifestação deste Mundo, RECEBE igualmente o ′′ Fiat Lux ′′ da INICIAÇÃO VIRTUAL que o torna o ponto de partida (Iniciar) também ′′ essencial ′′ para a REALIZAÇÃO OPERATIVA e VIVENCIAL do Plano do G \ A \ D \ U \; vale dizer, o TRABALHO INICIÁTICO INTERIOR realizado por SI MESMO e em SI MESMO, na sua ′′ Logia Interior ", aquele ′′ Templo Particular ′′ que corresponde neste caso ao ponto de Vista microcósmica. Trabalho que representa uma ′′ Ordem ′′ verdadeira, por oposição ao ′′ Caos ′′ relacionado com o ′′ estado profano ′′ da sua origem ou ′′ ausência de ordem ".
... A APRENDIZAGEM que deve realizar o Maçom Operacional é baseada em um método pedagógico totalmente diferente do método pedagógico profano, pois o Ensino Iniciático não é baseado em uma simples transferência de informações e conhecimentos que só servem para transformar o indivíduo em uma especiaria de ′′ Golem cibernético ".
... A Ascese é a arte de ′′ conciliação dos opostos ′′ que resolve o conflito interno entre duas tendências: entre o ′′ Homem Velho ′′ e o ′′ Homem Novo "; por isso, o Artista ′′ mata ′′ deliberadamente o ′′ antigo homem ′′ que foi e re-nasce transformado em imortal. No entanto, isso só é possível através da ascese interior da Maçonaria OPERATIVA. (Fermim Vale Amesti)
... O Trabalho Interior do Apr \ Mais \ Operacional, representa a etapa PURGATIVA que deve preceder o ′′ acesso às Vozes do Coração ". É por isso que em todas as Escolas Iniciáticas do passado e do presente, é exigido como primeiro passo a etapa purgativa, para ′′ despertar ′′ aquilo que está virtualmente disponível, para começar a aperfeiçoar tudo o que o homem mudou em imperfeição. É uma ′′ limpeza de coração ′′ que conduz à espiritualização progressiva do Neófito. É um processo triplo que começa na Mente, depois continua com o corpo físico e finalmente o ′′ adormecida Ser Espiritual ", Faísca Divina ou Alma Embrionária. Este processo trino é o que produz a Transmutação do corpo físico pela Alma e pela EXALTAÇÃO e final Transfiguração da Alma pelo Espírito já ′′ despertado ′′ pelo profundo desejo e esforço constante; processo que culmina com a ILUMINAÇÃO do Iniciado pelo contato. com Consciência Universal ou Cósmica. (Fermim Vale Amesti)
... A Ascese Maçônica Operacional, nada tem a ver com ′′ moral profana ", nem com ′′ psicanálise ", ′′ psico síntese ′′ e outras variantes da ′′ modernidade "; também não tem nada a ver com sensiblaria banal , puritanismo ou rigorismo extremo da mojigataria misticoide. (Fermim Vale Amesti)
... A Ascese Maçônica Operacional, baseada em Princípios Cosmológicos que obedecem às Harmonias do Universo, à Lei de Analogia e das Concordâncias Universais. O praticante efetivo da Arte Real, vai ficando sensível à Faculdade primordial e superior do Homem: a Intuição Transcendente, através da qual começa a sua relação com as Leis Universais e o despertar das suas energias positivas individuais que lhe permitirão aplicar as Regras da Ordem com Sabedoria e com Amor impessoal, e portanto a obedecer as mesmas com consentimento e alegria, ao encontrar na Lei Divina a pegada de uma Ordem invisível mas real: o Mistério do G \ A \ D \ U \ (Fermín Vale Amesti)
... A Arte Real da Ascese Maçônica Operacional é uma disciplina dignificadora. Ascese é iniciação em ação, assim como o Rito é o símbolo colocado em ação. (Fermim Vale Amesti)
... A ALQUIMIA ESPIRITUAL que corresponde à implementação da Ciência Hermética, está sintetizada nas nove letras da palavra V \ I \ T \ R \ I \ O \ L \ V \ M \ que resume o processo que Vivemos simbolicamente sob a forma de psico-drama e drama sagrado, durante o desenvolvimento da Iniciação SIMBÓLICA, que está nos indicando, como também o Ritual de Abertura e Encerramento do Trabalho de Logia, o ESFORÇO e a ASCÉSIS que deve continuar com a implementação do aspecto OPERATIVO da Iniciação Maçônica. É assim que o Apr \ Mas \ deve continuar com a ′′ contemplação ′′ da Estrela Refulgente e posteriormente efetuar a ′′ passagem ′′ do Esquadrão para o Compasso, ′′ conhecer a ACÁCIA ′′ e alcançar a sua verdadeira EXALTAÇÃO ANÍMICA... Tal é o processo. gradual (por graus), e ascendente até atingir o MAGISTÉRIOS da ARTE REAL. (Fermim Vale Amesti)
... Só através da Realização Plena das Três Fases da Arte Real, é que podemos alcançar a verdadeira EXALTAÇÃO que nos permite afirmar com conhecimento de causa, que ′′ A ACÁCIA nos é conhecida ".
Comentários
Postar um comentário