A SWASTIKA

 


A SWASTIKA é o simbolo mais antigo da humanidade, representa a cura cósmica em movimento.

É a Terra girando em torno do seu eixo em comunhão com o cosmos.

Simboliza também a evolução do planeta e da humanidade e os pontos cardeais.

É desenhada no chão ou em quadros e paredes para garantir harmonia e felicidade, principalmente durante cerimônias e rituais. O deus Ganesh é simbolizado graficamente pela swastika.
Representa os 4 Elementos, os 4 Ventos, os quais sustêm a Terra e o firmamento do céu, os 4 Braços da Galáxia, as 4 Forças do Universo.

Comentários

  1. Ganesha é o deus que detém o poder da lógica e sabedoria, pois é o primeiro filho de Parvati e Shiva.

    Seu nome é muito presente na religião hindu, e é conhecido como “Destruidor de Obstáculos”, tornando-se um dos mais importantes deuses da cultura indiana.

    ResponderExcluir
  2. O deus Ganesha tem características peculiares, que contém significados únicos.

    Seu primeiro e mais marcante traço, é sua cabeça de elefante e corpo de humano, seu rosto representa seu grande intelecto e sabedoria; sua barriga vultosa é símbolo de paciência e a habilidade de compreender e lidar com o bem e o mau; o deus possui somente uma presa, a outra foi quebrada, o que significa os sacrifícios que precisam ser realizados para se obter a verdadeira felicidade; Ganesha, assim como seu pai, tem 4 braços, representação das qualidades de seu corpo, consciência, mente, ego e intelecto; também, existe seu meio de transporte, um rato, que simboliza a investigação minuciosa de um assunto difícil. Seu mantra é um dos mais famosos da cultura indiana, chegando a ser mundialmente conhecido, “Om Gam Ganapataye Namah”, quer dizer “Eu te saúdo, Senhor das tropas”, frequentemente utilizado para atrair prosperidade.

    ResponderExcluir
  3. Parvati, deusa do casamento, era a segunda esposa de Shiva, acredita-se que a primeira mulher do deus, era a encarnação de Parvati, ou seja, Shiva teve apenas um casamento em toda sua vida.

    O amor dos dois é considerado indestrutível, mesmo em outras vidas, eles conseguiriam se encontrar e viver sua história.

    Houve um período em que, Shiva precisou se afastar para lutar na guerra junto a outros deuses, e deixou a sua amada em casa, sozinha.

    Parvati, por se sentir muito só e desprotegida, com o seu poder de fertilidade, criou seu primeiro filho, Ganesha.

    Fez um pedido ao jovem, que vigiasse a casa enquanto banhava-se, e assim o fez, protegia rigidamente o lar.

    Certo dia, a guerra acabou e Shiva, feliz com a vitória, retornou a casa. Quando chegou na porta do local, encontrou Ganesha, e o jovem deus cumprindo com as ordens de sua mãe, não permitiu a entrada do grandioso deus, Shiva por sua vez, furioso, decapitou Ganesha.
    Logo após, Parvati saíra do banho, e depara-se com a terrível cena de seu filho sem vida.

    A deusa horrorizada e com raiva, explicou a seu marido o que tinha acontecido, e diante de toda a situação, Shiva admitiu seu erro e decidiu reviver Ganesha, ordenou que seus soldados buscassem a cabeça da primeira criatura viva, localizada ao norte, que tivesse adormecido.

    E desta forma, Ganesha voltou a vida com a cabeça de um elefante, porém, Parvati não estava completamente satisfeita com a ação de seu marido, então o deus entregou a seu filho, que antes de qualquer empreendimento, as pessoas adorariam o seu nome. Por esta razão, sempre antes de fechar algum negócio, deve-se clamar pelo nome de Ganesha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário