Amém, Amen, Amon ! Que Assim Seja !?

 

A maioria das pessoas, desde tempos remotos, em suas orações diárias ou não, em casa, nas igrejas nas ruas, enfim em qualquer lugar, mas também no exterior, quando termina o seu ritual da oração pronuncia automaticamente a palavra “Amém”, que é ensinada como “assim seja” e que é quase como um mantra.

Vamos agora a outra versão do “Amen ( o oculto ), que é o mesmo Amon "

Pelo Êxodo, os hebreus ficaram escravizados no Egito e depois foram libertados por Moisés. 

Após a fuga do faraó, quando estavam no monte Sinai, muitos hebreus começaram suas orações. 

A multidão estava extasiada com o frescor e a umidade daquele recanto (Monte Sinai) protegido quem sabe por frondosas árvores. 

Depois de longos dias peregrinando por um deserto árido, as belíssimas montanhas de granito rosa causaram-nos uma sensação de imenso bem-estar. 

Naquela época, a região eram muito mais fértil do que nos dias atuais.

Em seguida , o líder ergueu os braços para os céus e orou com sua voz imponente que percorria como facilidade todo o imenso acampamento ….

Depois do encerramento da prece, e se alguns repetiram o mantra que confirmava a oração : “Que assim seja feito !”.

Entretanto, um grande número de pessoas, muito mais por força dos antigos hábitos do que por protesto, pois estavam no Egito, pode ter por força do hábito, terminavam falando em uníssono: “AMEN", que era uma reverência ao deus egípcio Amen - Amon .

Moíses, que estava de cabeça baixa em sinal de submissão ao Grande Deus YWHW, ergueria o queixo rapidamente e fuzilaria o povo com o olhar, pois a palavra soando “Amém “ no final da oração significava um gesto de submissão e confirmação ao deus Amen - Amon , um Deus cultuado no Egito .

Um exemplo é o nome do faraó Tutankhamon. 

Em egípcio antigo, seria Tut- Ankh- Amen, que significa ”imagem viva de Amen - Amon”, que aliás, o nome Amon, utilizado nos dias atuais, é um corruptela de termo original ( Amen ), na língua Egípcia, o que deve ser relembrado.

Portanto, a escrita correta da palavra Tutankhamon era Tutankhamen, que significava “a imagem viva de Amen - Amon ”; o nome Amenófis (Amenhotep) também é uma referência a Amen ( Amon ) e quer dizer “Amen - Amon está satisfeito”.

Durante toda a vida de Moisés, jamais o termo com som “Amém” foi utilizado;  novamente,  no final das preces, pode ter sido. 

Porém, ressurgiu nos séculos futuros, tornando-se presente em algumas religiões até dos dias de hoje, sem que os atuais adeptos compreendam o seu real significado.

Na foto está a figura que está cultuando ATON ( SOL ).  

Pode ser AKHENATON ou TUTANKHATON cultuando ATON. 

Acredita-se que seja AKHENATON, pois houve sua DAMNATIO MEMORIAE, e não destruida as imagens cultuando ATON. 


Comentários