Instalação do monumento gerou debates entre nogueirenses nas redes sociais
O obelisco da maçonaria já foi instalado na entrada de Artur Nogueira, próximo à passarela do Bairro Blumenau. Com cerca de três metros de altura, o monumento teve sua instalação autorizada por meio do Decreto 034/2017, do prefeito Ivan Vicensotti (PSDB). A implantação do objeto, porém, dividiu a opinião dos nogueirenses.
O obelisco foi instalado ao lado do letreiro do nome da cidade e tem em torno de três metros de altura (contando com a base), é feito de metal e cercado por grandes pedras. Na base da estrutura há uma data registrada: 1º de abril de 2017, dia da implantação do monumento. Segundo Geso Franco de Oliveira, presidente da Loja Maçônica de Artur Nogueira, o objeto ainda não está pronto e terá uma cerimônia de inauguração quando estiver finalizado.
Alguns moradores das imediações notaram a presença do obelisco, mas não souberam explicar do que se tratava. “Eu achei que fosse algo que o prefeito tivesse colocado para disseminar cultura”, afirma o estudante Allan Gomes.
Polêmica
A instalação do obelisco gerou debates entre os nogueirenses nas redes sociais. Alguns argumentavam que o objeto feria a laicidade do Poder Executivo municipal e abria precedentes para que denominações religiosas pudessem instalar objetos semelhantes em Artur Nogueira. Outros rebatiam afirmando que a maçonaria não é uma religião.
O vereador Professor Adalberto (PSDB) se manifestou também em redes sociais questionando a autorização e chamando-a de “unilateral”. Ele ressaltou que a instalação do objeto já havia passado em 2016 pela Câmara Municipal e foi rejeitada pelos vereadores, com seis votos a favor e cinco contra.
Na época, Zezé da Saúde (PSDB) – atual vice-prefeita -, Ermes Dagrela, Silvinho Conservani , Deí da Escola, Luis Fernando Dias e Dailton Barbosa votaram contra e Lari Baiano, Valdecir Martins, José Pedro Paes, José Barbosa e Amarildo Boer votaram à favor.
O vereador Professor Adalberto (PSDB) escreveu em rede social, na tarde desta sexta-feira (24), que a permissão para a instalação de um obelisco maçônico em Artur Nogueira “foi uma decisão política e unilateral” do Poder Executivo.
ResponderExcluirA autorização para a obra foi dada pela Prefeitura por meio do Decreto 034/2017. A instalação do objeto já havia sido barrada pela Câmara Municipal no ano passado.
Adalberto afirmou, na publicação, que não foi consultado sobre a instalação do obelisco e, até onde ele saiba, nenhum outro parlamentar foi. “E é bom lembrar que em 2016 a Câmara dos Vereadores havia rejeitado o projeto”, ressaltou. “Segundo meu humilde ponto de vista um precedente foi aberto para que todas as instituições religiosas façam solicitações similares”, acrescentou. De acordo com ele, seria importante consultar outros representantes da sociedade antes de autorizar a construção do monumento.
ResponderExcluirPresidente da Loja Maçônica de Artur Nogueira esclarece mitos que envolvem entidade
ResponderExcluirConhecida pela discrição, a sociedade conta com aproximadamente 12 milhões de membros espalhados por praticamente todos os países do mundo. Em Artur Nogueira, a Loja Maçônica Winston Churchill existe desde o ano de 1983.
Atualmente um projeto na Câmara Municipal de Vereadores discute a possibilidade da instalação de um obelisco da Maçonaria em uma das entradas de Artur Nogueira.
Nesta semana, o Portal Nogueirense traz uma entrevista exclusiva com Geso Franco de Oliveira, atual presidente da Loja Maçônica de Artur Nogueira. Em uma conversa ele respondeu as principais curiosidades sobre a mais antiga ordem mundial. Confira:
Desde quando a maçonaria está presente em Artur Nogueira e desde quando você é maçom? Estamos comemorando este ano 33 anos de existência, a fundação da Loja Winston Churchill se deu no ano de 1983. Fui iniciado em junho de 1988, há 28 anos.
Como e quando foi a fundação da Loja Maçônica de Artur Nogueira? A ideia de fundar uma loja Maçônica em Artur Nogueira nasceu na vizinha cidade de Cosmópolis, com a necessidade de expansão do Rito Brasileiro, aliado à vontade dos maçons da Loja Inconfidência do Terceiro Milênio do Oriente de Campinas. Assim foi fundada em 17 de julho de 1983 a Loja Maçônica Winston Churchill em Artur Nogueira. Foram responsáveis os irmãos André Vieira Filho e Luiz Eduardo Frigo e, a partir de então, foram iniciados os primeiros oito maçons residentes no município.
Tramita na Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a Loja Maçônica a construir um obelisco na entrada da cidade. O que será esse obelisco? Terá algum custo para o município?Solicitamos ao prefeito Celso Capato uma autorização para construirmos na entrada da cidade nosso obelisco. O obelisco é um brasão comum em muitas cidades onde a Maçonaria está presente. Todos os custos do projeto e da construção são de nossa responsabilidade, sem ônus algum aos cofres públicos.
O objetivo é praticar filantropia? Enquanto maçons, primamos a questão de trabalhar o homem na sua essência, para que seja um bom cidadão, um bom pai, um bom chefe de família, também a finalidade do trabalho maçônico é o da melhoria social, através de uma boa orientação junto a juventude e a família, fazendo com isso a humanidade mais feliz. Nosso braço filantrópico na cidade é conhecido por “Fraternidade Cruz de Malta”, que tem promovido muitas atividades no campo social. Cabe também afirmar que a Maçonaria não pratica a caridade, mas os maçons em geral são caridosos.
O que é Maçonaria? A Maçonaria é uma ordem universal que é constituída por homens de todas as raças, religiões e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em lojas, nas quais, auxiliados por símbolos, estudam e trabalham para o aperfeiçoamento moral e intelectual do maçom, sua origem se perde na antiguidade.
O que a loja Maçônica de Artur Nogueira tem feito pela sociedade?
ResponderExcluirSempre mantivemos relações cordiais com a sociedade nogueirense e mesmo com as comunidades religiosas, fruto de um trabalho de base que procura desmistificar a ideia negativa da Maçonaria.
Um exemplo dessa atuação ocorreu há alguns anos quando os maçons da loja assumiram a APAE local.
Recentemente temos organizado o ato cívico de sete de setembro, data em que comemoramos um dos maiores triunfos da Maçonaria Brasileira: a Independência do Brasil, também coletamos mais de 1.320 assinaturas para o projeto “Corrupção Nunca Mais” e “10 Medidas Contra a Corrupção”, projetos que estão tramitando no Congresso Nacional para virar lei.
Também, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, Prefeitura Municipal e com membros da sociedade trouxemos e organizamos a “Caminhada Passos que Salvam” que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil.
Muitas outras ações beneficiaram a sociedade, seja em seu todo ou a nível individual, muito foi feito nesses 33 anos, mas como disse somos discretos.
Existem outras lojas Maçônicas em Artur Nogueira? Não, atualmente só a Loja Winston Churchill, estamos trabalhando para fundação de outras lojas em cidades vizinhas.
Também gostaria de salientar que não batemos à porta de ninguém convidando para fazer parte da ordem maçônica, através de um amigo você pode ser convidado.
Não acredite em comentários do tipo “Ouvi falar” investigue, leia, procure por verdades.
Caso você tenha interesse em ingressar na Ordem Maçônica procure sempre uma Loja Regular, em caso de dúvida consulte maçons de outros municípios para averiguar a Regularidade da Loja perante as autoridades maçônicas nacionais e internacionais.