Na terra em que se tem o registro humano mais antigo de todo o continente e que se enrubesceu com o sangue derramado na Batalha do Jenipapo pela Independência do Brasil.
Nessa, que tem a primeira capital planejada do país, começa a nascer a Grande Loja Maçônica do Piauí através da fundação da Loja "Mestre Higino Cunha", em 09/12/1947, fundada em Teresina sob a obediência da GLMERJ, à época Grande Loja Symbolica do Rio de Janeiro.
Posteriormente, foram fundadas as lojas "Pátria e Liberdade", também na capital, em 21/08/1948; e "Costa Araújo", na cidade de Campo Maior-PI, em 09/10/1948.
Então, essas três lojas fundaram a Grande loja Maçônica do Piauí, em 13/11/1948, com carta constitutiva da então Grande Loja Symbolica do Rio de Janeiro.
Com um trabalho de interiorização da maçonaria no estado, tem-se hoje 47 lojas que somam em torno de 1.400 obreiros.
E essas lojas e irmãos mantêm forte integração por meio das reuniões do chamado Soberano Grande Conselho, realizado periodicamente nas diferentes regiões do estado.
A GLMI também tem se destacado ao longo dos anos por seu investimento na juventude, em especial por intermédio da Ordem DeMolay e da Ordem das Filhas de Jó; além de sua Fraternidade Feminina Estadual, dirigida e organizada pelas damas maçônicas de todo o estado.
Comentários
Postar um comentário