Da mesma forma que possuímos um corpo físico criado com substâncias físicas para nos mover dentro do mundo ou plano físico, temos outros corpos criados por sua vez com a substância própria de outros planos de existência que nos permitem mover-nos dentro deles.
Os corpos, tal como representados no gráfico, são sete.
Começando pelo mais denso, o Corpo Físico, composto por físico denso e etérico.
Abaixo está localizado o Corpo Astral ou o corpo dos sentimentos, desejos, paixões, etc.
Depois há o Corpo Mental Concreto, lugar onde se formam as ideias concretas e onde os pensamentos tomam forma.
Estes três corpos também são conhecidos como Tríade inferior ou personalidade.
Depois passamos para a tríade superior e a primeira coisa que temos é o Corpo Mental Superior ou Abstrato ou o lugar do Pensador. Este corpo constitui o autêntico objetivo evolutivo do homem atual, o lugar mais desconhecido e que encerra muitos dos poderes que o homem procura.
Depois há o Corpo Búdico ou o lugar onde se gera o Amor, a Unidade e onde se movem energias tão importantes quanto a do Magnetismo.
O Corpo Atmico é o corpo que canaliza a energia da Vontade. Nele estão depositados os objetivos e a razão pela qual um Ser decide se encarnar.
Depois temos o Corpo Monádico, primeira manifestação do Ser.
E, finalmente, o Corpo Logoico, lugar onde o Ser permanece, livre do tempo e do espaço.
É importante ter em conta que o fato de cada um possuir sete corpos diferentes não significa que estes sejam separados, pois o princípio da interpenetração nos permite compreender o fato de diferentes planos da natureza não estarem separados em espaço, mas que existem a nossa volta, então para poder estudá-los não é preciso deslocar-se para lugar algum, mas desenvolver os sentidos através dos quais os possamos conhecer.
Um exemplo que pode ser muito gráfico é imaginar uma esponja que está em um recipiente que, por sua vez, é mediado de água. A esponja representa o corpo físico, o mais denso e compacto. A água que está no recipiente e que também impregna a esponja representa o corpo astral. E, finalmente, no recipiente também há ar que compenetra água e esponja.
Este ar representa o corpo mental. A imagem mais correta é visualizar uns corpos dentro dos outros, sendo o corpo físico denso o mais visível mas também o que menor tamanho possui.
A razão pela qual os átomos da água, do ar e da esponja estão unidos obedece à energia que parte do corpo búdico, a energia da unidade.
E, por último, a razão de existirem, possuírem vida e movimento cada uma das células, vem da energia que o corpo atmico lhes transfere.
Comentários
Postar um comentário