Os Solstícios e os Equinócios são momentos bastante importantes para os Maçons e para a Maçonaria, que os costumam celebrar.
A Maçonaria, como guardiã de antigas tradições , tem como uma de suas práticas mais antigas e tradicionais a celebração dos Solstícios e Equinócios. Acredita-se que, assim como os Romanos observavam o Solstício de Inverno, em homenagem ao deus Saturno, posteriormente chamado de “Sol Invencível”, esse costume também era observado pelas Guildas Romanas, os antigos Colégios e Corporações de Artífices, que nada mais eram do que a Maçonaria Operativa. Esse costume permaneceu intacto até ao surgir da Maçonaria Especulativa, que o manteve.
Há fortes indícios de que a Maçonaria Especulativa, formada por europeus de predominância cristã e preocupados com a imagem da Maçonaria perante a “Santa Inquisição”, aproveitou a feliz coincidência das datas comemorativas de São João Batista (24/06) e São João Evangelista (27/12) serem muito próximas dos Solstícios, para relacionarem a observância dos Solstícios com os Santos de nome João, e assim protegerem a instituição e sua observação dos Solstícios da ignorância, tirania e fanatismo. Desta forma, na Inglaterra, o antigo símbolo maçónico de um círculo ladeado por duas linhas paralelas, um dos símbolos mais antigos da humanidade (mais antigo que o cristianismo) ainda em uso, teve a simbologia das linhas paralelas dos Trópicos de Câncer e Capricórnio, que possuem ligação directa com a observância dos Solstícios, transformados em São João Batista e São João Evangelista.
Qual a diferença entre solstício e equinócio?
O Solstício ocorre quando o sol está mais perto de um dos hemisférios, fazendo com que uma parte do mundo tenha um dia maior, enquanto o outro lado tem um dia menor. Já no equinócio, o sol está mais próximo da linha do equador, e por isso o dia e a noite nos dois hemisférios têm a mesma duração.
O solstício acontece duas vezes por ano, assim como o equinócio, e eles marcam a entrada das novas estações. O solstício acontece durante o Verão e o Inverno, já o equinócio acontece no início da Primavera e do Outono.
Solstício | Equinócio | |
Posição do sol | O sol está no seu ponto mais distante do equador. | O sol está no ponto mais próximo do equador. |
Raios solares | A Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um dos hemisfério. | Os raios solares atingem a zona intertropical com mais intensidade, fazendo com que a luz e o calor cheguem nos dois hemisférios da mesma forma. |
Data | 21 de Junho (solstício de Inverno no hemisfério sul e de Verão no hemisfério norte); 21 de Dezembro (solstício de Verão no hemisfério sul e Inverno no hemisfério norte). | 20 de Março (equinócio da Primavera no hemisfério norte e Outono no hemisfério sul); 23 de Setembro (equinócio de Outono no hemisfério norte e Primavera no sul). |
Duração do dia | Solstício de Verão: dia mais longo. Solstício de Inverno: noite mais longa. | Dia e noite tem a mesma duração durante um equinócio. |
Significado | Do latim “sol” e “sistere“, que significam “sol” e “ficar parado”. | Do latim “aequus” e “nox“, que significam “igual” e “noite”. |
Tanto o equinócio quanto o solstício acontecem duas vezes por ano, e marcam a entrada das estações. Os dias de sol são mais longos durante o solstício de Verão, enquanto as noites são mais longas durante o solstício de Inverno. Já equinócio acontece durante o início do Outono e da Primavera, quando o sol está mais próximo do equador.
Um equinócio acontece em um momento específico no tempo, já o solstício acontece durante dias.
Esses fenómenos ocorrem pois a Terra tem um caminho elíptico, e seu eixo inclinado faz com que a luz do sol atinja a superfície da Terra em ângulos diferentes durante sua rotação.
O que é o Solstício?
“Solstício” vem das palavras latinas “sol” e “sistere“, que significam “sol” e “ficar parado”. Durante o solstício, o sol está mais próximo de algum dos hemisférios, fazendo com que o dia nele dure mais, enquanto a noite é mais longa no outro hemisfério.
No hemisfério sul, o solstício de Inverno costuma ocorrer em 21 de Junho. É quando o hemisfério sul está afastado do sol e o hemisfério norte está inclinado em direcção a ele. Já em 21 de Dezembro, ocorre o solstício de Verão no hemisfério sul, e o solstício de Inverno no hemisfério norte.
O que é o Equinócio?
O equinócio ocorre quando o sol está posicionado exactamente acima de um ponto na linha equatorial, fazendo com que a luz e o calor sejam distribuídos de forma semelhante nos dois hemisférios. Deste modo, o dia e a noite tem a mesma duração.
No dia 20 de Março ocorre o equinócio que marca o início da Primavera no hemisfério norte e do Outono no hemisfério sul. Já o equinócio de 22 de Setembro marca o início do Outono no hemisfério norte e a Primavera no hemisfério sul.
Adaptado de diversas fontes:
- http://www.diferenca.com
- http://colunadotemplo.blogspot.com
- Solestício de Inverno
- Os Solstícios e os Equinócios
- Os quatro elementos
- Simbolismo das romãs
- A Interpretação e o Entendimento dos Símbolos
Comentários
Postar um comentário