Como utopia pessoal, cada Maçom propõe elevar a sua condição de ser social, na medida das suas próprias energias, guiado por uma escola iniciatica que o formando em torno de princípios morais.
ACREDITE na necessidade de tolerar a opinião contrária respeitando a diversidade nas crenças religiosas e nas diferentes filosofias de vida.
ACREDITE, então, na Tolerância como resseguro à liberdade de pensamento, Ela atua como rede de contenção nos debates e sua colocação à prova permanentemente, vai formando o Maçom em um homem com capacidade para ouvir, entender e agir.
ACREDITA na Democracia como uma trama onde se interligam as diferentes formas de pensamento e de crenças, dentro da qual, tendo como quadro o respeito ao próximo e a tolerância na divergência, se propõe uma sociedade progressista e fraterna.
ACREDITE na ciência como factótum do progresso, mas guiada por valores eternos como o da igualdade perante a justiça; na igualdade de oportunidades.
ACREDITE na liberdade e na fraternidade como utopias que o homem deve se propor e por Elas trabalha no seu Templo Interior, através do estudo de regras morais e a favor de uma constante atitude ética em todo campo onde agir.
ACREDITE na razão que permite descobrir a natureza das coisas, entendê-las e respeitá-las mas ao mesmo tempo acredita na importância das doutrinas religiosas e das tradições culturais como formadores do Homem Sentimental.
ACREDITE na possibilidade de um Novo Humanismo capaz de priorizar, acima dos interesses pessoais, empresariais e nacionais, a preservação do habitat de todos os seres.
Porque acredita na mídia pacífica para a resolução de conflitos, opõe-se a todo fanatismo político ou religioso que ponha em risco a vida das pessoas.
O Maçom acredita e se guia por TRÊS trilogias fundamentais que sintetizam seu intelecto:
SABIDURIA, FORÇA E BELEZA
CIÊNCIA, JUSTIÇA E TRABALHO
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
Comentários
Postar um comentário