O Mestre Instalado

É um cargo na terminologia maçônica utilizada para designar o Mestre Maçom que foi eleito ou ocupou o cargo de Venerável Mestre de uma Loja. 

A expressão "Instalado" deriva da cerimônia na qual o Mestre recebe este título: chamada cerimônia de Instalação na Cátedra de Salomão.

MESTRE INSTALADO - GOB


Medalha de Mestre Instalado

 

O Mestre Maçom que vier a ser eleito Grão-Mestre ou Grão-Mestre Adjunto, Venerável-Mestre de Loja ou, ainda, aquele que estiver na linha sucessória e vier em caráter definitivo assumir esses cargos, em virtude de suas vacâncias, será submetido ao Cerimonial de Instalação e integrará a categoria especial e honorífica dos Mestres Instalados.

São prerrogativas do Mestre Instalado:

I – dirigir Sessões de Iniciação e de Colação de Graus de Companheiro e Mestre;

II – ter assento na parte oriental do Templo nas sessões das Lojas;

III – constituir o Conselho de Mestres Instalados, quando reunidos em mais de três numa mesma Loja para a instalação do Venerável Mestre eleito;

IV – presidir a qualquer sessão da Loja a que pertence, na falta ou impedimento do Venerável ou seu sucessor estabelecido no Rito.

Três ou mais Mestres Instalados, nomeados conforme a jurisdição da Loja, pelo Grão-Mestre Geral ou Grão-Mestre Estadual ou do Distrito Federal, constituem-se em Conselho de Mestres Instalados e nele se processa a cerimônia de instalação.

A categoria de Mestre Instalado passou a existir no Grande Oriente do Brasil a partir do decreto nº 2.085 de 11 de junho de 1968, quando da gestão do Grão-Mestre Geral Álvaro Palmeira.

 

 

DECRETO Nº 2.166. DE 13 DE NOVEMBRO DE 1968. E.'. V.'.


APROVA CUNHAGEM DE MEDALHAS DE MESTRE INSTALADO

NÓS, MOACYR ARBEX DINAMARCO Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil. no exercício de nossas atribuições legais

Considerando que foi restabelecida no Grande Oriente do Brasil a Cerimônia Litúrgica da Instalação de Veneráveis Mestres após os salutares exemplos dados pela Aug:. e Resp:. Loja "Octacllio Camará" em 26 de junho de 1954 e 25 de junho de 1955

Considerando que o Venerável Instalado deve ser portador de um Diploma comprovante e de uma Medalha distintiva

Considerando que o Il.'. Cons.'. Federal da Ordem aprovou o cunho dessa Medalha.

RESOLVEMOS:

Art. 1.° - Fica aprovada a instituição da Medalha de Mestre Instalado.

Art. 2.° - A primeira cunhagem de Medalhas será de 2.000 todas em prata podendo haver outras quando se fizer necessárias.

Art. 3.° - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.

Fica o Resp.'. Ir.'. Gr.'. Secr.'. Geral de Administração incumbido da publicação e notificação do presente Decreto.

O Grão-Mestre Geral
Moacyr Arbex Dinamarco


Gr.'. Secr.'. Ger.'. de Adm.'..
Paulo Maia Lucas

Selado e timbrado por nós
Rudolf Walter Franz Wruensche
Gr:Secr : . Ger : . da Guarda dos Selos

 





Comentários

  1. Mestre Instalado é um Grau?

    A resposta é não.

    Porém, sua superioridade hierárquica sobre o Mestre Maçom se caracteriza na Cerimônia de Instalação, no momento em que todos os Mestres Maçons não-instalados, mesmo os portadores dos Altos Graus, são obrigados a cobrirem o Templo.

    Dada a sua experiência, adquirida por haver presidido uma Loja, compõe o Colégio de Mestres Instalados de sua Oficina, e aí, até justificando sua presença no Oriente, servindo como consultores, em auxílio ao Venerável Mestre.

    A dignidade do Mestre Instalado é compatível, tão somente, com Ritos Anglo-Americanos, como o Craft e o York, que permitem, no Ritual, a supremacia hierárquica do Mestre Instalado sobre o Mestre Maçom não-instalado, embora, oficialmente, a Grande Loja Unida da Inglaterra não reconheça essa supremacia.

    ResponderExcluir
  2. O termo Past Master tem sua origem na Maçonaria Inglesa e é próprio do Ritual Emulation, servindo para designar o Ex-Venerável Mestre.

    De forma errônea, algumas Grandes Lojas, como a Americana e a Brasileira o adotaram. Para os americanos, é válido pelo idioma inglês adotado e por praticarem o Craft no Simbolismo, mas, para nós brasileiros, usuários da língua portuguesa, esse termo nada tem a ver, principalmente, por não existir no REAA.

    Temos visto muitos Irmãos pronunciarem o termo “Past Venerável”, o que vem a ser pior ainda, já que não define qual idioma se pretende usar.

    O certo é tratar o Mestre Instalado, que recém encerrou seu Veneralato, de Ex-Venerável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário