Este poço nunca foi construído para armazenar água, mas para fins cerimoniais secretos.
O lugar está cheio de símbolos esotéricos e tudo está ligado à alquimia, às ciências escondidas, à astrologia, ao esoterismo, à maçonaria, aos templários e aos Rosa+Cruz.
Localizado no centro histórico de Sintra - Portugal.
A obra foi desejada por Carvalho Monteiro, um milionário apaixonado por esoterismo, ajudado pelo cenógrafo italiano Luigi Manini; juntos construíram ′′ La Quinta da Regaleira ", que contém um palácio, uma capela, luxuosos jardins, Lagos, cavernas, edifícios enigmáticos, cachoeiras escondidas, fontes simbólicas, túneis secretos e um poço iniciático.
ResponderExcluir
O poço é uma torre invertida com a cruz da ordem de Cristo ao fundo que nos fala sobre a influência do Templarismo em idear sincrético de Carvalho Monteiro.
O objetivo deste poço-torre invertido de 27 metros, foram as cerimônias iniciáticas maçônicas que representavam o trânsito da morte (o fundo do poço), a reencarnação, (a saída) ou chegar ao conhecimento da ignorância subindo à Luz das profundezas da terra.
Nove plantações separadas por 15 degraus com referências à Divina Comédia de Dante, representam os nove círculos do inferno, os do Céu ou os do Purgatório. Também há 23 nichos colocados abaixo dos degraus do poço iniciático. Tudo tem significado na numerologia maçônica.
No fundo dessa torre virada aparece outro poço inacabado, representando esotericamente que se você descer os degraus em vez de subir eles, pode ser uma mensagem alegórica do que comporta trilhar o caminho oposto à luz.
Nota de cor: os turistas descendem-nos frequentemente!
Pequena anotação. Acessa-se este poço / Torre através do Portal vigiado por dois Guardiões; dois tritões de fato vigiam este acesso que representam a ligação do mundo exterior com o submundo.