S∴S∴S∴ ou S∴F∴U∴



S∴S∴S∴ ou S∴F∴U∴ 

Apesar de ter muitos trabalhos escritos sobre o significado das abreviaturas S∴S∴S∴ ou S∴F∴U∴, entendemos que seria de bom alvitre escrever uma simples e objetiva Pílula Maçônica sobre o tema. 

Valhamo-nos, uma vez mais, do saudoso Mestre Castellani, o qual afirmou que a abreviatura S∴S∴S∴ significa “Salus, Sapientia, Stabilitas (Saúde, Sabedoria, Estabilidade ou Firmeza)” e não o que alguns, erradamente, interpretam como “Saúde, Saúde, Saúde”. 

Esta tríade, muitas vezes, é utilizada como um desejo, ou seja, como um voto, expresso numa correspondência de um maçom dirigida a outro.  

A outra tríade que Castellani apresenta é a S∴F∴U∴ que significa Saúde, Força, União. 

Muitas das tríades de saudação utilizadas na Maçonaria foram herdadas da fase transitória de nossa Ordem. 

Entre estas está a S∴S∴S∴ que a maioria dos autores assevera ser uma saudação do latim e que significa “Sapientia, Salute (Salus), Stabilitate (Stabilitas)”. 

Vejamos que não traz a mesma ordem expressada pelo Mestre Castellani. 

Esta tríade tem a seguinte interpretação, segundo alguns maçonólogos: Sapientia – Sapiência. 

Em português como substantivo feminino revela a qualidade de ser sapiente (sábio) – de “saber” do latim sapere = conhecer, ter juízo, designa o caráter do que é dito ou pensado sabiamente; o saber, a doutrina da totalidade do conhecimento adquirido; o juízo, a retidão, a justiça. 

Também está relacionado à sabedoria divina. 
Salute – Salus - (salvação, conservação da vida) – Saúde palavra tomada como substantivo feminino, em português exprime o estado do que é sadio ou são. 
Força, robustez, vigor. 
Stabilitate – Stabilitas - Estabilidade. 

Em português, como substantivo feminino, indica a qualidade do que é estável. 
Exprime firmeza, solidez, segurança. 

Tivemos oportunidade de ler em trabalhos maçônicos que é errado utilizar a tríade S∴F∴U∴ como uma saudação do R∴E∴A∴A∴, pois esta seria do Rito de York/Ritual de Emulação (“Emulation Ritual”) e que a saudação correta do R∴E∴A∴A∴ seria a S∴S∴S∴, mas sobre isso o Irmão Pedro Juk escreve: “... a tríade que compõe um dos pilares da moral maçônica é a alegoria da “Sabedoria, Força e Beleza” e não pode ser confundida com a tríade que evoca a saudação (S∴S∴S∴). 

A alegoria “Sabedoria, Força e Beleza” está composta na Tábua de Delinear dos trabalhos ingleses, presentes nas Lições Prestonianas. 
Na Tábua de Delinear (assim é chamado o painel na Inglaterra “Tracing Board”) se apresentam alegoricamente esses três pilares e em cada um deles estão presentes respectivamente três letras – “W, S, B”. 
Wisdom = sabedoria; 
Strong = força, forte, resistente; 
Beauty = beleza. 

Como se pode notar, as tríades são completamente distintas, daí não se confundir os dísticos “Sabedoria, Força e Beleza” com “Saúde, Sabedoria e Estabilidade”. 

Na Inglaterra não se adotam ritos, esse termo não é aplicado na Maçonaria Inglesa, daí não é Rito de Emulação, porém Trabalho de Emulação, dentre outros existentes na Grã Bretanha; Saúde, Sabedoria e Estabilidade não é apanágio da Maçonaria Britânica; Saúde, Força e União é uma saudação mais própria da Maçonaria Francesa (latina) e nunca do Trabalho de Emulação que, diga-se de passagem, também não é o Rito de York...” 

Fica claro o significado das tríades S∴S∴S∴ ou S∴F∴U∴ e nos parece que nas correspondências dirigidas de um a outro Irm∴ elas podem ser utilizadas indistintamente. 
 

Comentários