A ORIGEM DAS PALAVRAS SAGRADAS.

 













origem das palavras sagradas como senhas ou senhas. 


Como sempre, é uma grande honra trocar pontos de vista e receber respostas e nuances às inquietações ou indagações com  irmãos  maçons.

Como de costume, consultando os textos fundadores da Maçonaria moderna, podemos reler esses textos juntos.

1. De acordo com o Edimburgo de 1696, as palavras Boaz e Jachin do rito da "Palavra de Maçom" eram usadas como "senhas secretas" para entrar na loja e, ao mesmo tempo, impedir que não-maçons entrassem também.

2. No entanto, até 1560, a data da Reforma Escocesa (ou seja, a passagem da Escócia para o Calvinismo introduzida por John Knox), os maçons escoceses praticavam o rito inglês e anglicano das "Antigas Obrigações" (documentado pelo historiador escocês David Stevenson), que não tinha senhas secretas porque a participação na loja desses maçons não era um segredo, mas um assunto público e mundano.

3. Se os maçons escoceses que praticavam a "Palavra do Maçom" tinham senhas secretas para entrar na loja, era obviamente para evitar que outros maçons escoceses que não praticavam este rito escocês e calvinista da "Palavra do Maçom" entrassem, mas praticavam outro rito: o inglês e o anglicano, das "Antigas Obrigações".

4. Se os maçons escoceses que praticavam a "Palavra do Maçom" calvinista tornavam um rito secreto com senhas proibir outros maçons escoceses que praticavam o rito inglês e anglicano das "Antigas Obrigações" em suas lojas, era óbvio. E necessariamente durante a criação da "Palavra de Maçom" que implicava a criação de lojas dissidentes de outras lojas escocesas que não foram reformadas, isto é, que não haviam adotado o Calvinismo.

5. Quando a "Palavra do Maçom" foi criada e, assim, recebeu senhas secretas para negar a entrada na loja a outros maçons escoceses que praticavam outro rito, a saber, os "Antigos encargos" e os anglicanos ingleses? Um dos primeiros testemunhos históricos da existência da "Palavra de Mason" é o Relatório de John Earl of Rothes (1637). No entanto, uma análise aguda do Threnody de 1638 por Henry Adamson, que morreu em 1637, sugere que a "Palavra de Mason" já existia em 1630-36. E deve ser lembrado que foi seguindo o Segundo Estatuto Schaw de dezembro de 1599 que a Loja Escocesa e Calvinista de Kilwinning criou esta “Palavra de Maçom”, uma criação que necessariamente ocorreu entre 1600 e 1630, mas este período não está documentado.

6. Quando, no final de 1714, o pastor escocês e calvinista James Anderson apresentou a "Palavra de Mason", que ele recebeu de seu pai (um membro da Loja de Aberdeen), para os cavaleiros que federariam quatro lojas operacionais de Londres em obediência passando seus membros do rito "Old Charges" para o rito "Word of Mason", este rito "Word of Mason" agora praticado em Londres obviamente manteve seu conteúdo com suas palavras de etapas secretas. 




Comentários

Comentários