ANATOMIA OCULTA

 

Falar de Anatomia Oculta, é falar de Manly P. Hall, Franz Bardon, Eliphas Levi, Paracelso, Robert Fludd, Andres Vesalio, Andrea Pellegrino, Leonardo Da Vinci, Miguel Ángel, entre muitos outros.

As primeiras aproximações que foram feitas sobre a Anatomia, estiveram relacionadas com os médicos, médicos-alquimistas, alquimistas, kabbalistas, astrólogos e matemáticos, pois eles conheciam um conjunto de conhecimentos que foram chamados de ′′ herméticos ".
O hermetismo como bem sabemos, contém leis ou axiomas universais que fazem referência aos princípios sob os quais o universo se rege. Um desses axiomas diz que: ′′ COMO É EM CIMA, É ABAIXO ".
Isto, em termos exotéricos, alude a essa composição ou padrão que se repete a nível macro como a nível micro. Em termos esotéricos, isso é conhecido como fractais, geometria sagrada, princípios de correspondência, e em termos matemáticos, PROPORÇÃO ÁUREA.
Os primeiros a estudar isto foram os pitagóricos, e daí derivou o número phi, a golden ratio.
Depois, os alquimistas começaram a ver estas correspondências entre o universo, a natureza e o corpo humano.

Foi dado, então nesta busca por encontrar a verdade, uma relação que alude o universo (cosmos) e a terra: macrocosmos e microcosmos.
Alquimistas, como Paracelso, deram-lhe especiais significados e relações medicinais. Por exemplo, dizia que para cuidar ou curar o coração, deveria comer alimentos que tivessem forma de coração e outras correspondências semelhantes. Isso porque paracelso dizia que havia três livros sagrados: A BÍBLIA, O CORPO DO HOMEM e O COSMOS.
Manly P. Hall, mais tarde dá uma visão de como Paracelso concebia o microcosmo: ′′ Há uma estrela no homem por cada estrela no céu ". Isso alega que há uma estrela no interior do homem, e este pode encontrar a sua contra parte no universo.

E dado que este tem uma estrela em sua própria alma, o homem consegue entender e fundir suas energias racionais e emocionais com as mais distantes nos céus. O cara, então, só consegue entender o que ele mesmo é. E isso, é porque ele é tudo o que afinal consegue entender todas as coisas.
Crowley não estava muito perdido ao dizer que ′′ CADA HOMEM E CADA MULHER É UMA ESTRELA ", assim como também não foi a frase atribuída a Carl Sagan ′′ somos pó de estrelas que pensa sobre as estrelas ".
A partir disso, teve então uma conotação religiosa-espiritual, já que se deu essa relação esotérica - kabbalístico sobre que o homem era feito à imagem e semelhança de DEUS. Este último, apesar de ter sido um conceito grego, também se encharcou de conhecimento astrológico e astronômico, uma vez que as parcerias foram concedidas com os signos zodiacais.
Ligado ao que precede, esta forma de ver o corpo humano foi porque RELIGIÃO, significa RE-LIGAR o homem com DEUS, sendo então o corpo (A NATUREZA) o intermediário entre estes. Isso mesmo nós vemos com JÂMBLICO.
Por si só, o corpo humano é um símbolo e uma alegoria: é um símbolo do macrocosmo (sendo este o microcosmo), e é, por sua vez, um TEMPLO (nestes tempos destruído), uma alegoria do lugar onde DEUS entra (ao reconstruí-lo - expulsando os mercadores ′′ EGO-YOES ′′ como o V. M JESUS O CRISTO instruiu-o) (por ser um ′′ recipiente ′′).
Este último encontra-se mais associado às correntes GNÓSTICAS e CRISTIANAS, pois o corpo físico é percebido como o recipiente do espírito santo e das virtudes. No entanto, algumas correntes do (neo) paganismo também o tomam como um templo. No final das contas, ′′ pó és e em pó tornar-te-ás ".
Como parênteses, vocês já leram que há uma Anatomia Escondida nas obras de Michelangelo?
Bem, isso cobra especial relevância porque em uma das obras de Manly P Hall, ele menciona que o cérebro é o ′′ QUARTO DE CIMA ′′ a que se referem os EVANGELIOS, e é o lugar onde o V. M JESUS encontrava-se com os seus discípulos, que representam as doze sinuosidades do cérebro, e estes doze, mais tarde enviam as suas mensagens através dos nervos do corpo para converter os Gentios (FORNICÁRIOS), ou pregar o EVANGÉLIO do CRISTO.
De forma também bastante curiosa, os hemisférios cerebrais foram chamados pelos antigos como Caim e Abel, e o castigo dado é basicamente pelo desequilíbrio existente entre ambos.
Juntado ao que precede, também se faz a referência que a Trindade no Homem (a Cristã), mora nas três grandes câmeras do corpo humano: cérebro, coração e sistema de reprodução. É então que o número 3 (parte superior, média e inferior), juntamente com 5 (cinco sentidos), 7 (sistemas do corpo), 12 partes do cérebro) e inclusive o 33 (vértebras), desempenham um papel importante numerologicamente falando. Cabe esclarecer, que esta numerologia é a ANTIGA, não a moderna do New Age e a sua respectiva representação com os anjos. Já a cada um estuda isso separadamente.
Com as ciências modernas, podemos ir além de saber que o corpo humano vai responder de forma subtil às diferentes mudanças de frequência e vibrações, a cores, aromas, sabores, mas também de forma inconsciente onde a metafísica e a psicologia entrariam em cena. A astrologia, que pode ser considerada como a psicologia da antiguidade, deu símbolos e elementos que se associam à psique, pois se formos estudar a Anatomia Oculta, haveria também que estudar a Psique ou a Alma, da qual se encarrega A Kabbalah Hebraica.
No entanto, os Kabbalistas, por outro lado, deram-lhe uma associação metafísica e medicinal, uma vez que dentro do seu aglomerado de conhecimentos são utilizados estes para 'curar' o corpo e a alma. Então, associou-se a cada uma das partes com DEUS a cada uma das SEFIROT bem como às suas respectivas tríades, e consequentemente ao corpo humano que é feito à imagem e semelhança. Isso é mais claro ao estudar Tetragrammaton. No entanto, estas 10 emanações (sefirot) formam um homem chamado ′′ ADAM KADMON ", ou ′′ O Homem Arquétipo ". Este homem encontra-se no céu enquanto nós somos o seu reflexo.

Assim então, a Kether cabe o Crânio, Chokma o Cérebro, Biná o Coração, Daat a parte de trás do cérebro, Jesed o Braço direito, Geburah o esquerdo, Tipheret o Torso, Netzaj a Perna direita, Hod Esquerda, Yesod, o órgão reprodutor e Malkuth a Boca.

No entanto, também se faz uma parceria com o alfabeto hebraico com cada uma das partes do corpo, incluindo os órgãos. Assim então, parte do trabalho é meditação e trabalho espiritual para curar alguma destas partes do corpo meditando nessa letra ou essa esfera.
Na Índia, também os Vedas fazem correspondências entre alguns elementos como fogo ou cavalo com partes do corpo e planetas, bem como com divindades. No entanto, o mais próximo que temos da Índia é a sua parceria com os principais chakras subindo por toda a espinha dorsal até o crânio inferior. Aqui a espinha dorsal com suas 33 vertebras vem à tona com sua energia respectiva ou despertar do Kundalini.
Sobre Anatomia Oculta poderíamos falar infinidade de coisas, no entanto o aqui apresentado sobra e basta para que cada um comece a investigar de acordo com a linha que assim o deseje e encontre mais semelhanças entre DEUS e o HOMEM, entre o COSMOS e o HOMEM e entre NATUREZA e HOMEM.
Conhecendo isto, saber as associações que se faziam assim como na modernidade o que ocorre no nosso corpo, nos permite e nos ajuda a nos controlar melhor, a saber que se consumo certos alimentos ou se pratico certos exercícios como a meditação melhorando consequentemente minha respiração, eles terão um efeito direto sim ou sim sobre nosso corpo, e isso afetará nossa consciência e nossa percepção das coisas.
Não à toa os Gregos tinham um conceito muito Holístico sobre a natureza, o corpo humano e DEUS, pois estando bem com estes três, podemos estar bem conosco mesmos e, consequentemente, com o nosso ambiente.
Ter todo esse conhecimento nos dá poder sobre nós mesmos, sobre nossas ações, ainda que de forma simbólica e esotérica possamos saber o que representam e os mitos aos quais se encontram associados (por exemplo, o dos Egípcios), exercer influência sobre essas partes do corpo como se de uma acupuntura se tratasse, é capaz de fazer dominar nossa vontade sobre a matéria, pois no final do dia é isso que nos separa do resto das ′′ feras ": da inteligência, do raciocínio. Poderemos saber, que ao aplicar pressão sobre certas partes do corpo, que estão diretamente ligados a certos sistemas ou fluxos de energia, podem nos causar uma estimulação, sobre-estimulação ou o contrário e até a morte.
Assim então, conhecer a nós mesmos, conhecer nosso corpo, RECONSTRUIR nosso TEMPLO, é conhecer o UNIVERSO e ′′ DEUS ′′ mesmo porque nós somos potencialmente CORPO, TEMPLO, UNIVERSO e DEUS mesmo.
É quanto.

Comentários