AS SETE LAGRIMAS DE UM VELHO MAÇOM!



Num cantinho do Templo, sentado num banquinho, fitando o Delta Luminoso, um triste e velho Mestre Maçom chorava. 

De seus olhos, estranhas lágrimas escorriam-lhe pela face, e sem saber o porquê, eu as contei: foram SETE. 

Na incontida vontade de saber, eu me aproximei e interroguei:

Fala meu velho Mestre! Diz a teu ETERNO APRENDIZ, porque externais assim tão visível dor?

E ele, suavemente, me respondeu: ESTÁS VENDO ESTES IRMÃOS QUE ENTRAM E SAEM? AS LÁGRIMAS CONTADAS ESTÃO DISTRIBUÍDAS A ALGUNS DELES.

A PRIMEIRA, eu dei a ESTES INDIFERENTES que aqui vêm apenas em BUSCA DE DISTRAÇÃO, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber.

A SEGUNDA, dei a esses ETERNOS DUVIDOSOS que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam.

A TERCEIRA, distribui aos MAUS, aqueles que somente procuram a Maçonaria, em busca de VINGANÇA, DESEJANDO SEMPRE PREJUDICAR A UM SEU SEMELHANTE.

A QUARTA dei aos FRIOS E CALCULISTAS que sabem que existe uma Irmandade e procuram apenas BENEFICIAR-SE DELA DE QUALQUER FORMA e não conhecem a palavra amor.

A QUINTA foi para os que os que chegam com suavidade, têm o riso, o elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: CREIO NO G.A.D.U. NA ORDEM E NOS MEUS IRMÃOS, MAS, SOMENTE SE EU PUDER ME SERVIR DELA.

A SEXTA, eu dei aos FÚTEIS QUE VÃO DE LOJA EM LOJA, que tem verdadeira psicose pelo poder, não acreditando em nada, buscam apenas aconchegos e conchavos e seus olhos revelam tão somente um INTERESSE PROFANO DIFERENTE.

A SÉTIMA, filho, foi grande e como deslizou pesada. Foi à última lágrima, aquela que vive nos OLHOS DE TODOS OS MESTRES. Fiz doação dessas aos MAÇONS VAIDOSOS, que só aparecem na Loja em dia de festa e faltam às doutrinas. Esquecem que existem tantos Irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas precisando de amparo material e espiritual.

Assim, meu Irmão, foi para esses todos, que vistes cair, uma a uma. 

Portanto, CARO APRENDIZ segue tua ETERNA CAMINHADA EM BUSCA DE CONHECIMENTOS com DIGNIDADE E RETIDÃO, preocupando-se em sempre dar seu BOM E CONSTRUTIVO EXEMPLO, respeitando continuamente a PROPRIEDADE ALHEIA, e sem querer FAZER DE SUA ESTA OU AQUELA LOJA. 

Assim poderás chegar ao VENERALATO ou ao GRÃO-MESTRADO, e quem sabe até mesmo a INSPETORIA GERAL.

Mas nunca deixes nenhum IRMÃO DERRAMAR POR TI, SEMELHANTES LÁGRIMAS.

POIS SÓ DEVES RECONHECER COMO IRMÃO AQUELE QUE SE COMPORTE COMO TAL, AFINAL NÃO ADIANTA QUERER SER, É PRECISO SABER SER!

(Desconheço autor)

Comentários