Da Construção do Templo de Salomão à construção do Templo da Humanidade. (Baseado na Ritualística Maçônica)
O Templo de Salomão é o símbolo pioneiro da maçonaria.
A primeira grande estrutura de culto de pedra na Bíblia é o Templo de Salomão.
Durante muitos séculos, foi considerada uma obra-prima da arquitetura.
Por isso ele foi escolhido como modelo simbólico pelos membros da guilda da construção de Catedrais.
Na maçonaria moderna ou especulativa, trata-se particularmente da idealizada estrutura espiritual do templo da humanidade.
Deve ser o objetivo de todo francês, depois de ter esculpido com sucesso a sua pedra bruta (ou pedra sem polir símbolo da imperfeição pessoal) polir-se devidamente, para depois inserir-se no ′′Templo da Humanidade′′ como uma pedra cúbica depois de muito esforço.
Trata-se no começo do maçom como o de um indivíduo trabalhando para edificar templos de Pedra, para depois hoje, visualizar o Maçom como um operário trabalhando na construção de um Templo construído de Seres Humanos, para efeitos significaria que os maçons modernos trabalhamos em refinar um conhecimento para melhorar a humanidade.
A loja maçônica seria o coletivo de maçons, e o Templo Maçônico seria o local de ensino e prática e o ritual, que é o elemento central da nossa irmandade.
A estrutura do ensino moral é transmitida nos rituais, através de parábolas, símbolos, objetos, sinais e processos.
No nosso trabalho ritual construímos o templo da humanidade.
Como se diz: ′′Os maçons formam uma irmandade generalizada, cujo propósito é promover a verdadeira humanidade num espírito de verdadeiro amor fraterno".
A loja é o núcleo da atividade maçônica, e tudo bem pode ser um fórum maçônico na internet. Mas não há efeito sem a entrada para o Egrégora propriamente maçônico; mas o caminho é individual.
O elemento de conexão do conglomerado é o ritual.
Ações ritualísticas são dadas na Liturgia, num dialogo entre o mestre e as dignidades de logia, que se desenvolvem numa dramaturgia semelhante e criam assim a dimensão espiritual na experiência partilhada criando o Egrégora.
Isso também, em última análise, com o objetivo de nos acondicionar para a implementação concreta do trabalho em bem da humanidade.
Rituais maçônicos são ′′para produzir estados superiores de consciência′′ são agradavelmente repetitivos e efetuados em ′′sequências mais ou menos invariantes de... atos e expressões codificadas por completo pelo executante entre vários maçons".
Os Rituais Maçônicos, compartilham uma ordem ou procedimento que os estrutura, um senso de... o propósito ( dedicado à realização de um objetivo particular ) e uma consciência de que são diferentes dos eventos diários e ordinários.
Os símbolos são a unidade componente mais importante do ritual que conservam propriedades específicas ligadas ao ritual, e os símbolos repetem invariavelmente a mensagem de todo o ritual.
O ritual maçônico está embutido numa verdade por todos partilhada, no meio de um mito com uma ′′ estrutura narrativa geral ′′.
Os rituais maçônicos levam os participantes ′′ ao coração dos conceitos culturais de poder e potência de uma sociedade, suas fontes e modos de manifestação, levando os maçons a uma meta conjunta... que tem por isso potência ′′ ..
Em um mundo dominado pela Ciência e Tecnologia, um mundo pós-ilustração e pós-Newtoniano, o mito dominante pode ser considerado como uma ausência daqueles mitos unificadores anteriores em torno de uma superstição e substituídos por componentes de narrativas seculares de razão, política, humanismos, nacionalismo ou causalidade científica.
Embora muitas vezes incluam relatos narrativos, rituais maçônicos nunca são simplesmente representações de tramas, histórias ou afirmações da verdade.
Em vez disso, são dramas profusos e sensoriais muito convincentes envolvendo evocação, promulgação, representação e avaliação da sessão.
Rituais e seus componentes sensoriais, afetivos, morais e estéticos transformam o mito maçônico em uma realidade experiencial para os participantes.
Metáforas e símbolos, o prestígio dos Augustos Trabalhos, as interações sociais com maçons da comunidade no curso de preparação e execução do ritual, e o gesto, recitação, vestiário com arreos, iconografia, toque, iniciação , a exaltação e a alegórica prova física do qual saem vitoriosos, tudo isso fornece veículos para e vários indicadores dimensionais de um processo que visa transformar os maçons em seres psicologicamente mais despertos.
Os rituais maçônicos estão rodeados de uma crença em um Ser Supremos a que chamamos de ′′ O Grande Arquiteto do Universo ′′ baseados na certeza, expectativa positiva e a resultante de elevar os trabalhos à sua Divina Glória.
Embora a certeza de ser almas imortais sustenta o processo, o irmão maçom sabe que as cerimônias maçônicas sempre resultam em um sucesso conclusivo. **
Os rituais maçônicos têm dimensões insuspeitadas para os não maçons, pois têm alcances incríveis: um realiza estes procedimentos maçônicos, porque te conduzem invariavelmente a elevar todos os capangas presentes no Templo para um mundo mais razoável ao mesmo tempo. mais espiritualizado.
Alcoseri
Comentários
Postar um comentário