NEO PAGANISMO E A MAÇONARIA


A Maçonaria como Instituição onde Unidos concorrem pagãos e crentes de várias religiões.

Nas Liturgias Maçônicas fala-se de Pagãos, mas quem são os pagãos?

Ok, primeiro vamos ver o que é Paganismo.

O paganismo é um conceito para rotular toda filosofia ou religião num contexto genérico, isso empregado pelos cristãos desde o século IV, no império romano recém cristianizado, para designar o conjunto de crenças ou filosofias que não pertenciam ao cristianismo ou catolicismo; nesse sentido para o Cristianismo ou para o Catolicismo até hoje seria algo Pagano.

Mas, curiosamente, ambas as cristianismo ou Catolicismo, estão flagradas de ideias pagãs, enquanto a maçonaria ficará mais localizada para o raciocínio, lógica e ciência; mas sem deixar de ter elementos em Maçonaria aos quais o cristianismo apontariam de Pagãos.

Hoje em pleno século XXI, aquele que for apontado para alguém de Pagão ou Neopagano, ou agnóstico, ateu ou crente, não significa nada de errado, mas em tempos passados, alguém poderia ser chicoteado e assassinado pela Santa Inquisição Católica.

Maçonaria é uma instituição antiga e venerável com muitos séculos de história nas suas costas.

Além disso, as tradições pagãs desaparecem nas regiões mais distantes do tempo. No entanto, poucos pagãos de hoje em dia estão intimamente familiarizados com a maçonaria.

Não é incrível encontrar que alguns dos elementos simbólicos e mitológicos nos rituais maçônicos parecem ser de origem pagã.

Os exemplos incluem a circunvalação ritual ao redor do Altar Maçônico, que tem suas raízes nas práticas celtas com foco na crença na magia solar.

Ao caminhar na direção do sol, os pagãos acreditavam (como muitos fazem hoje) que poderiam se sintonizar com o progresso da natureza em torno da roda do ano.

Os modernos entendem que a terra orbita ao redor do sol, mas os antigos contemplavam um orbe vivificante que ′′ se elevava ′′ no leste e se ′′ colocava ′′ no oeste.

Fala-se de semelhanças entre a maçonaria e o antigo paganismo, por exemplo o Mitraísmo que foi uma das milhares de antigas tradições pagãs, sem esquecer o Zoroastrismo e outras tantas religiões pagãs.

Certifica-se que o conjunto de conhecimentos que nos chegou em forma de maçonaria tem suas raízes em muitas fontes pagãs muito antigas.
Nenhum estudante de esoterismo pode parar de se surpreender com a grande semelhança da Maçonaria com o Paganismo antigo.

O neo paganismo é uma corrente cujas raízes, como as da maçonaria, se perdem na antiguidade.

É apropriado abordar o tema do Livre Arbítrio primeiro neste novo comentário, pois está no começo e no final tanto da Francmasonaria como do Neo-Paganismo, e está que entretejido em todos os lugares.

O elemento da livre escolha é fundamental para a iniciação em qualquer um dos dois, assim como os conceitos de agir com precaução mas sem temer nenhum perigo enquanto se está ao serviço da Divindade.

Uma vez que um candidato à iniciação expressa a sua vontade de seguir com a cerimónia, tanto nos casos de maçons como das diferentes correntes do neo paganismo, na Maçonaria entra-se pelo livre arbítrio, sem que ninguém te obrigue a ser maçom ..

Embora não fosse apropriado entrar em detalhes aqui, os dois rituais o Maçônico e o Neo pagão têm outros paralelos específicos.

Paganismo e maçonaria hoje.

É difícil determinar com certeza o número de neopagãos na América Latina, pois são milhões, que vão desde os que seguem Carlos Castaneda, ou os gnósticos de Samael Aun Weor, os seguidores de Gurdjieff, ou Aleister Crowley, até os que são bruxos em suas diferentes designações e tradições, passando pelos Wiccanos e por outras centenas com seitas pré-colombinas ainda vivas no México, Cuba, América Central ou América do Sul.

Além disso, como organização estabelecida, a Maçonaria com listas de membros claramente definidas (que em muitas jurisdições e que são censadas pelo mesmo governo mexicano), obter uma contagem de maçons no México é relativamente fácil, incluindo nomes e apelidos, mas no México os bruxos no Catemaco Veracruz ou na Petaca Novo Leão, não estão recenseados, nem os do Menino Fidêncio em Novo Leão, o governo também ignora dos seus integrantes.

Desconhece-se quantos maçons mexicanos têm crenças pagãs, espiritismo ou bruxaria, e provavelmente nunca se saberá já que a filiação religiosa não é algo sobre o qual a maçonaria tradicionalmente questionam os seus membros.

Alguma parte importante da corrente principal de maçons que pode concordar com os principais aspectos da filosofia e espiritualidade pagãs, poderia hesitar em rotular-se como ′′ pagãos ", em parte devido a uma má compreensão do que a palavra denota e o que implica.

No México, pelo menos nenhum ateu pode ser maçom, mas há.

Mas neopagãos estão longe de ser ateus.

Alguns dedicam mais tempo e energia à meditação profunda, ao estudo do mundo esotérico maçônico e a outras atividades espirituais do que a maioria dos cristãos, judeus ou muçulmanos, não.

Tanto maçons como pagãos foram sujeitos a períodos de intensa perseguição durante a sua história.

De acordo com a natureza não sectária da fraternidade maçônica, alguns dos membros de qualquer logia dada podem ser pagãos praticantes e os outros membros ignoram completamente.

Uma ideia maçônica afirma:
A maçonaria dá as boas-vindas a homens de todas as denominações religiosas ou credos, e só exige que afirmem a sua crença num Ser Supremo, que tenham um alto caráter moral e sejam bons cidadãos.

As Logias Maçônicas são apolíticas e não confessionais. Discussões fanatizadas em Logia sobre qualquer assunto não são permitidas nas Logias.
Maçonaria não tenta substituir partidos políticos, universidades, igrejas e religiões.

A Fraternidade insta seus membros a praticarem suas próprias crenças religiosas ou políticas particulares em sua vida diária, mas não em logias.

Alguns homens pagãos podem encontrar a maçonaria como um complemento gratificante para sua vida espiritual.

Pode proporcionar uma parceria fraterna com um segmento mais amplo de homens de uma comunidade do que seria possível em outras circunstâncias, num ambiente ritual maçônico que tenta ser o menos ameaçadora possível a nível pessoal.

Embora alguns pagãos possam perder a presença de mulheres nessa maçonaria masculina que não aceita mulheres, a segregação de gênero não é desconhecida no neo-paganismo, como podem testemunhar as mulheres
incluídas no neo paganismo. ..

Os pagãos homens ou mulheres que desejam mais informações sobre a maçonaria estão convidados a perguntar a um amigo maçom sobre como se juntar a logia, pois há logias femininas e mistas.

Do mesmo modo, os maçons ou massonas que estejam interessados em aprender mais sobre a aplicação moderna das antigas técnicas e filosofias místicas podem entrar em contato com qualquer uma das organizações neopaganas de todo o país do México.

O objetivo deste artigo é iniciar um contato entre maçonaria e outras organizações esotéricas e pagãs.

Nada neste artigo deve ser interpretado como uma sugestão de que a maçonaria como um todo, ou os maçons como grupo, apoiem o paganismo, mais do que apoiam o cristianismo, o judaísmo, o islã ou qualquer outra religião.

Alcosseri

Comentários