DIA APÓS DIA, SE TORNANDO UM SER HUMANO MELHOR!
Mesmo buscando um caminho de luz, sei que ainda podemos ser atormentados pela escuridão. Nem tudo no mundo é paz e beleza, mesmo para aqueles que tentam a cada dia ver o melhor. Mas a escuridão é também aprendizado. Nada na vida é inútil e em qualquer lugar podemos encontrar uma lição. Frente ao mal, compreendemos melhor a importância do bem, nos inspiramos a ser melhores e sabemos que nunca devemos deixar de tentar aprender.
Decorridos tres anos e meio após um acidente vascular cerebral, e quase sem nenhuma opção de dar continuidade nos projetos que havia idealizado, minha unica chance de provar alguma utilidade foi me dedicar ao blog CRESCENDO PARA EVOLUIR.
Certamente que a nossa Ordem é uma Escola para a Vida e, numa instituição voltada para o aperfeiçoamento moral do homem (e, consequentemente, da humanidade) faz-se necessária uma estrutura onde o mais experiente orienta o caminho do mais novo na Ordem.
Sem dúvida alguma, a estrutura hierárquica de cargos e graus “simbólicos” merecem o nosso mais profundo respeito e reverência, pois, em tese, trazem consigo a vivência e, em muitos casos, um vasto conhecimento desenvolvido com a prática na Arte Real e, aos amantes da leitura, com muito estudo e pesquisa.
O volume de conhecimento está longe de se traduzir automaticamente em sabedoria, verdadeira “Pedra Filosofal” que torna o caminho humano mais suave.
O Modelo vertical e unidireccional de “transmissão” Professor-Aluno já deu provas da sua obsolescência.
O verdadeiro educador cresce junto com o seu educando, pois o processo de qualquer aprendizagem é uma troca de saberes.
Como Mestre sinto a necessidade gritante de compartilhar o pouco conhecimento que julgar útil ao meu Irmão.
Não importa se este conhecimento foi obtido à custa de muitas e muitas horas de pesquisa, estudo, leituras e buscas. Se não pudermos compartilhar conhecimento útil com os nossos Irmãos, se não pudermos tornar a vida deles um pouco melhor, de que terão me servido tantas leituras?
Uma verdadeira “construção” onde o Mestre demonstra a humildade necessária, exceptuando-se, obviamente, os temas resguardados pelo sigilo dos graus simbólicos, a generosidade no compartilhar das informações deve ser uma constante.
Mentes que não se conformam mais com respostas dogmáticas ou do tipo “Você vai saber quando chegar a hora!”, muitas vezes usadas como subterfúgio para a ignorância de quem é questionado.
A filosofia do blog prima por entender ser muito melhor e mais digno dizer: “Meu Irmão, eu não sei, mas vou pesquisar e esforçar-me para encontrar a resposta”.
É o que posso chamar de honestidade!
Uma faceta de caráter moral que conota atributos positivos e virtuosos, como integridade, veracidade, franqueza, incluindo franqueza de conduta, juntamente com a ausência de mentiras, trapaça, roubo, etc... que também envolve ser confiável, leal, justo e sincero
Quem sou eu?
Alguém que ainda não envelheceu, que não se fecha para novas idéias, que sabe que vale a pena correr o risco da entrega e da doação, sem compensação!
Comentários
Postar um comentário