Na geometria sagrada a Catedral representa o "Paraíso Celeste na TERRA " , construída de forma a glorificar os esplendores de Deus.
A Catedral gótica, portanto, é ante-sala do Paraíso eterno, onde todos os homens devem buscar sua purificação e a salvação da alma libertando-se dos pecados terrestres.
É o encontro das forças cósmicas (Cosmos = Espírito) , e das forças telúricas (TERRA = RAZÃO).
Nas linhas horizontais da fachada da catedral encontra-se os três planos do universo:
Parte superior e INTERMEDIÁRIA : O céu sagrado.
As três portas de entradas, o solo e as colunas verticais, representam a vida terrestre (ou a morada das almas ENCARNADAS).
A cripta da Catedral representa o mundo subterrâneo (não confundir com o INFERNO ).
É onde se encontra a raiz dos seres vivos, irrigado pela energia da vida dos homens, permitindo o nascer da luz do dia, e dirigir o destino do mundo.
Ressurreição e reencarnação.
Os três blocos verticais, (porta e torre da esquerda, porta maior central e rosácea, e porta e torre da DIREITA) representam, respectivamente, o "ESPÍRITO , a Alma, e o Corpo".
A Virgem Nossa Senhora (ou Notre DAME), que é a intermediária entre o homem, a natureza e Deus, está simbolizada pela círculo da rosácea da fachada.
O eterno e infinito.
No interior da Catedral, as colunas nervuradas, representam a "Árvore da vida", e as abóbadas do teto, o "CÉU".
O piso de pedra de duas cores, preto e branco, representam as dualidades e as adversidades da vida como o bem e o mal, o certo e o ERRADO , a guerra e paz...
O centro do altar em forma quadrada, representa o sofrimento de Jesus na terra.
E a cobertura em forma de abóbada, o céu, destino das almas salvas por Ele .
Comentários
Postar um comentário