Inicialmente, impõe-se analisar a Regularidade e a Legitimidade da Potência/Obediência Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito.
A Regularidade, desta Potência/Obediência Supremo Conselho do Brasil, se verifica na prática fiel do disciplinado nos Rituais, no proficiente Ministério das Instruções dos Graus, assim como na estrita observância da pureza dos Fundamentos Doutrinários do Rito Escocês Antigo e Aceito e dos Postulados Maçônicos, alicerçados nos Landmarques.
A Legitimidade decorre do elemento histórico, documentalmente inquestionável, desde 12 de novembro de 1832 aos nossos dias, a exemplo de nosso liame de tradição e vínculo com a Potência/Obediência Simbólica Regular, Primeira do Brasil, ou seja, o Grande Oriente do Brasil, que desfruta do Reconhecimento amplo, geral e irrestrito da Potência/Obediência Simbólica Mãedo Mundo – United Grand Lodge of England (UGLE) – desde 17 de junho de 1822, data de sua fundação.
Pautado nesses dois – documentalmente registrados – fatos históricos é que, em 09 de maio de 2019, o Decreto nº 997, baixado pelo Governo do Rito Filosófico Escocês Antigo e Aceito no Brasil, por intermédio de seu Soberano Grande Comendador, ficou alterada a denominação do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, ao ser acrescentado o dístico: “MÃE DOS GRAUS FILOSÓFICOS ESCOCESES NO BRASIL”.
É de se observar que o liame de tradição, com o conseqüente vínculo, se aperfeiçoou por, praticamente, um século; desde de 1854, quando o Duque de Caxias propiciou a fusão do Supremo Conselho do Brasil com o Grande Oriente do Brasil – passando a Presidência de ambas Potências/Obediências a ser exercida por um só Irmão, pois, o Soberano GrãoMestre Geral era também o Soberano Grande Comendador – até 1951, quando o Grande Oriente do Brasil voltou a ser uma Potência/Obediência estritamente Simbólica.
Em face de todo o exposto, podemos deduzir que, historicamente, o Grande Oriente do Brasil, que neste ano de 2022 comemora o seu Bicentenário, é a Potência/Obediência Mãe dos Graus Simbólicos no Brasil. Acrescentando-se o fato de as duas grandes dissidências ocorridas em seu seio (1927/CMSB e 1973/COMAB), serem hoje, também, reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra (UGLE).
Por todas essas razões, documentalmente comprovadas, é que o Supremo Conselho do Brasil, Potência/Obediência Filosófica, que jamais rompeu seu liame de tradição com a Potência/Obediência Grande Oriente do Brasil, pode – à luz da história – se intitular: SUPREMO CONSELHO DO BRASIL DO GRAU 33 PARA O RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO – “MÃE DOS GRAUS FILOSÓFICOS ESCOCESES NO BRASIL”.
Rio de Janeiro - RJ, Janeiro de 2022.
Antonio Carlos Barbosa Ramos Soberano Grande Comendador
Comentários
Postar um comentário