Sirius, A ESTRELA

Na Maçonaria


Em lojas maçônicas, Sirius é conhecida como a "Estrela Ardente" e um simples olhar para sua proeminência no simbolismo maçônico revela a sua importância. 

O autor maçom William Hutchinson escreveu sobre Sirius. 

"É o objeto primeiro e mais exaltado que exige a nossa atenção na Loja" 

Da mesma forma que a luz de Sirius fez o seu caminho para a Grande Pirâmide durante as iniciações, está simbolicamente presente em Lojas Maçônicas.

"Os antigos astrônomos viram todos os grandes símbolos da Maçonaria nas Estrelas. Sirius brilha em nossas lojas como a Estrela Flamejante. "
Albert Pike, Morals and Dogma 


Sírius, a Estrela Flamejante, no centro do piso mosaico maçônico.

A Estrela Flamejante que brilha sobre os membros de uma loja maçônica

"(A Estrela Flamejante), representado inicialmente SIRIUS, ou a estrela-cão, o precursor da inundação do Nilo, o deus Anúbis, companheiro de ISIS em sua busca pelo corpo de Osíris, seu irmão e marido. Então tornou-se a imagem de Hórus, o filho de Osíris, ele próprio também simbolizado pelo Sol, o autor das estações, o Deus do Tempo, filho de Ísis, que era a natureza universal, próprio da matéria primitiva, fonte inesgotável de Vida, faíscas de fogo incriado, semente universal de todos os seres. Foi Hermes, também, o Mestre do Aprendizado, cujo nome em grego é a do deus Mercúrio. "
Albert Pike, Morals and Dogma 

Na Maçonaria, é ensinado que a Estrela Flamejante é o símbolo da divindade, da onipresença (o Criador está presente em toda parte) e da onisciência (o Criador vê e sabe de tudo). 
Sirius, portanto, o "lugar sagrado" todos os maçons devem ascender a: É a fonte do poder divino e do destino das pessoas divinas. 

Este conceito é muitas vezes representado na arte maçônica.

 Maçônica arte retratando Sirius, a Estrela Flamejante, como o destino da viagem do maçom.

Para atingir a perfeição, a iniciar com sucesso deve entender e internalizar a natureza dupla do mundo (o bem e o mal, masculino e feminino, preto e branco, etc) através de metamorfose alquímica. 
Este conceito é simbolicamente representado pela união de Osíris e Ísis (os princípios masculino e feminino) para dar à luz Hórus, o Menino da Estrela, a figura de Cristo como, o homem perfeito da Maçonaria - que é equiparado com o Estrela Flamejante.

"O sol e a lua ... representam os dois grandes princípios ... o masculino e o feminino ... tanto a sua luz sobre os seus descendentes, a estrela ardente, ou Horus" 
Pike, op. cit.

O hieróglifo egípcio que representa esotericamente Sírius tem sido interpretado como uma representação da trindade cósmica.


O hieróglifo representando Sirius contém três elementos: um obelisco "fálico" (representando Osíris), um "útero" em cúpula (que representa Ísis) e uma estrela (representando Hórus).

Este conceito é tão crucial para os maçons, que foi incluído em algumas das estruturas mais importantes do mundo.


O Monumento de Washington, um obelisco egípcio que representa o princípio masculino, está diretamente ligado com a cúpula do Capitólio, que representa o princípio feminino. 

Juntos, eles produzem uma energia invisível Hórus representado por Sirius. 
Como afirmado por Albert Pike acima, o deus egípcio Horus e da estrela Sírius são frequentemente associados. 

No simbolismo maçônico, o olho de Horus (ou o Olho Que Tudo Vê) é frequentemente retratado cercado pelo brilho da luz de Sirius.


Um conselho maçônico traçado representando o sol acima da coluna esquerda (representando o masculino), a lua sobre o pilar direito (representando feminino) e Sirius acima do pilar do meio, representando o "homem perfeito" ou Hórus, o filho de Ísis e Osíris. 
Observe o "olho de Horus" em Sirius.


O olho de Horus dentro de um triângulo 
(divindade que simboliza),
circundado pelo brilho de Sírius, a Estrela Flamejante.


O Olho Que Tudo Vê dentro da Estrela Flamejante 
na arte maçônica.

Dada a correlação simbólica entre o Olho Que Tudo Vê e Sirius, a próxima imagem se torna auto-explicativa.


A luz atrás do Olho Que Tudo Vê na nota de dólar americano não é do sol, mas de Sirius. 
A Grande Pirâmide de Gizé foi construída em alinhamento com Sirius e por isso é mostrado brilhando acima da pirâmide. 
Uma homenagem ao brilhante Sirius, portanto, nos bolsos de milhões de cidadãos.


Ordem da Estrela do Oriente

O símbolo da OES é uma estrela invertida, semelhante ao Estrela Flamejante da Maçonaria.

Considerada a "versão feminina" da Maçonaria (embora os homens podem participar), a Ordem da Estrela do Oriente (OES) é diretamente o nome de Sirius, a estrela em ascenção do Oriente ". 
A explicação  do público das origens do nome da Ordem alega que originou dos Três Reis Magos a Jesus Cristo. 
Um olhar sobre o significado oculto do simbolismo da Ordem, porém deixa claro que o OES é uma referência a Sirius, a estrela mais importante da Maçonaria, a organização-mãe.

OES - arte retratando Sirius acima da Grande Pirâmide.

Madame Blavatsky, Alice Bailey e Teosofia

Helena Blavatsky e Alice Bailey, as duas principais figuras associadas com a Teosofia, tem tanto Sirius considerado uma fonte de energia esotérica. 
Blavatsky afirma que a estrela Sirius exerce uma influência mística e direta sobre o céu inteiro e está relacionada com todas as grandes religiões da antiguidade.

Alice Bailey vê a estrela do cão como a verdadeira "Grande Loja Branca" e acredita ser a casa da "Hierarquia Espiritual". 
Por esta razão, ela considera Sirius como a "estrela de início".

"Esta é a grande estrela do início, porque a nossa Hierarquia (uma expressão do segundo aspecto da divindade) é sob a supervisão ou controle magnético espiritual da Hierarquia de Sirius. Estas são as principais influências do controle pelo qual as obras do Cristo Cósmico trabalha no princípio de Cristo no sistema solar, no planeta, no homem e nas formas menores de expressão da vida. É esotericamente chamada de "estrela brilhante da sensibilidade"
Alice Bailey, Esoteric Astrology 

Não diferente de muitos escritores mais esotéricos, Bailey considera Sirius ter um grande impacto na vida humana.

"Tudo o que pode ser feito aqui em lidar com este assunto profundo é enumerar brevemente algumas das influências cósmicas que certamente afetarão a nossa terra, e produzir resultados na consciência dos homens em todos os lugares, e que, durante o processo de iniciação, trazer certas fenômenos específicos.

Primeiro e mais importante é a energia ou força que emana do Sirius dom. Se ele pode ser expresso, a energia do pensamento, ou a força mental, em sua totalidade, atinge o sistema solar a partir de um centro cósmico distante através de Sirius. Sirius atua como transmissor, ou o centro focalizador, de onde emanam essas influências que produzem a consciência de si no homem ".

Aleister Crowley, o A.A. e Kenneth Grant

Em 1907, Crowley iniciou a sua própria ordem ocultista chamado de AA - Abreviação de Argentium Astrum, que pode ser traduzido para "A Ordem da Estrela de Prata". 

A "Estrela de Prata" foi, naturalmente, uma referência para Sirius. 
Mesmo se Crowley ainda referisse a estrela do cão em termos velados, a totalidade de sua filosofia mágica, a partir de seu desenvolvimento como um maçom jovens através de seus últimos anos como chefe da OTO, está em total conformidade com a influência de Sírius, que foi identificada e expressa por outros escritores de sua época. 

Seu contato com a sua alegada Santo Anjo da Guarda que mais tarde levou para a canalização do "Liber AL: O Livro da Lei 'é acreditado ter originado de Sirius.

Se Crowley usou palavras de código para descrever Sirius, seu protegido Kenneth Grant explicitamente e por escrito extensivamente sobre a estrela do cão. 

Ao longo de seus inúmeros livros, muitas vezes descreveu Sirius como sendo um poderoso centro de poder magnético mágico. 
Sua crença de que a estrela central é a chave para desvendar os mistérios das tradições egípcias e Tifoniana fortaleceu ao longo do tempo e tornou-se um foco central de sua pesquisa. 
Uma das teses mais importantes e controversas de Grant foi sua descoberta da " corrente Sirius/Set atual", que é uma dimensão extra-terrestre de ligação Sirius, a Terra e Set, o deus Egipcio do Caos - que mais tarde foi associado a Satanás.

"Set é o iniciador, o abridor de consciência do homem" para os raios de Deus Imortal caracterizado por Sirius - o Sol do Sul "
Kenneth Grant, The Magical Revival 

"Sirius, ou Set, era o original" um sem cabeça "- a luz da parte inferior da região (sul), que era conhecido (no Egito), como (o cão), daí Set-An (Satanás), Senhor das regiões do inferno, o lugar de calor, mais tarde interpretado em sentido moral, como "inferno" 
Kenneth Grant, The Magical Revival 

Embora cada filosofia oculta descreve Sirius em uma questão um pouco diferente, ainda é constantemente considerado como o "sol por trás do sol", a verdadeira fonte de poder oculto. 

Percebe-se como o berço do conhecimento humano e na crença da existência de uma forte ligação entre a estrela e o planeta Terra nunca parece tornar-se desatualizado. Existe uma verdadeira ligação entre Sirius e a Terra? 
É a estrela do cão um símbolo esotérico que representa algo que acontece no mundo espiritual? 
É ao mesmo tempo? 

Uma coisa é certa, o culto de Sírius não é uma "coisa do passado" e é muito vivo hoje. Um olhar em profundidade a nossa cultura popular, que é fortemente influenciada pelo simbolismo oculto, revela inúmeras referências a Sirius.

Sirius na Cultura Popular

As referências diretas a Sirius na cultura popular são muitas para enumerar (por exemplo, veja o nome e o logotipo da rádio por satélite mais importante do mundo). 

Um dos aspectos mais interessantes da cultura popular para analisar são as referências codificadas para Sirius. 

Importante filmes fizeram ainda marcas profundas para a estrela do cão (aparentemente destinados aos "saber"), onde o astro interpreta o papel que sempre foi dada pelos Mistérios: como um iniciador e um mestre divino. 

Aqui estão alguns exemplos.


No Pinóquio da Disney, baseado em uma história escrita por Carlo Collodii, um maçom, Gepetto olha para a estrela mais brilhante no céu para ter um "menino de verdade". 

A Fada Azul (a cor é uma referência ao brilho de luz azul-Sirius), em seguida, desce do céu para dar vida a Pinóquio. 

Durante a busca da marionete de se tornar um menino (uma alegoria para a iniciação esotérica), a Fada Azul de Pinóquio guia para o "caminho certo". 

Sirius é, portanto, representada como uma fonte de vida, um guia e um professor.

A canção tema do filme Pinóquio é também uma ode a Sirius:

Quando você desejar por uma estrela, não faz diferença quem você é
Tudo o que seu coração deseja virá para você

Se seu coração está em seus sonhos, nenhum pedido é demasiado extremo
Quando você desejar por uma estrela como sonhadores fazem

(O destino é amável, ela traz para aqueles que amam
O doce cumprimento de suas secretas saudades)

Como um parafuso fora do azul, o destino vêm e bate o pé
Quando você desejar por uma estrela, seus sonhos se tornarão realidade



Em Harry Potter, o personagem chamado Sirius Black é mais provável uma referência a Sirius B. (a mais "tenebrosa" estrela do sistema binário de Sirius). 
Ele é padrinho de Harry Potter, o que torna Sirius, mais uma vez, um professor e um guia. 
O assistente pode se transformar em um grande cão preto, uma outra ligação com a "estrela do cão".


No Show de Truman, um holofote - usado para imitar a luz de uma estrela no mundo fake de Truman - cai do céu e quase bate nele. 
O rótulo em destaque a identifica como Sirius. O encontro de Truman com Sirius lhe dá um vislumbre do "conhecimento verdadeiro" e pede sua busca pela verdade. Sirius é, portanto, a "estrela de iníciação". 
Fez Truman perceber as limitações do mundo estúdio de seu (nosso mundo material) e levá-lo à liberdade (emancipação espiritual).

Conclusão

Desde os primórdios da civilização até os tempos modernos, das tribos remotas da África para grandes capitais do mundo moderno, Sirius era - e ainda é - visto como um doador de vida. 

Apesar da disparidade entre as culturas e épocas, os mesmos atributos misteriosos são dados para a estrela do cão, o que pode levar-nos a perguntar: 
-como pode sincronizar todas as definições de teses tão perfeitamente? Existe uma fonte comum para esses mitos sobre Sirius? 

A estrela do cão é invariavelmente associada com a divindade e é considerado como uma fonte de conhecimento e poder. 

Essas conexões são particularmente evidentes quando se examina os ensinamentos e o simbolismo das sociedades secretas, que sempre ensinaram sobre uma ligação mística com este corpo celeste particular. 

Existe uma ligação secreta entre a evolução humana e Sirius? 
Libertar este segredo significaria desbloquear um dos maiores mistérios da humanidade.

Fonte: Secret Arcana

Comentários