HISTÓRIA ISLÂMICA

 

Após o colapso e desintegração do Califado de Córdoba durante as guerras civis que viram sua extinção em 1031, as terras islâmicas de al-Andalus se fragmentara em reinos conhecidos como ‘'Taifas’’ (termo árabe para partidos).

Alguns desses reinos, como a Taifa de Silves, eram pouco mais do que cidades-estado autônomas, enquanto outros, como a Taifa de Sevilha, Saragoça, Badajoz e Toledo, controlavam grandes porções de território.

Cada uma delas foi fundada por uma família ou individuo ligado a uma origem étnica das que existiam ali: árabes, berberes-amazighs, muladis (nativos hispânicos) ou eslavos.

Este mapa mostra a afiliação fundacional de cada um destes reinos, porém não a etnia da maioria da população muçulmana, que em todos era muladi, porém governados por elites politico-militares de mesma afiliação religiosa porém etnicamente distintas.

Estes territórios das taifas mudavam constantemente quando eram anexados por taifas expansionistas, ou tinham seu território invadido por algum reino cristão do norte em suas expansão para o sul.

Comentários