JÓIA
A Águia é representada com as asas desdobradas, e segurando entre suas garras uma espada em posição horizontal, cujo punho é mantido à direita.
Da espada pende uma fita na qual se encontra escrita a moeda "Deus meumque jus".
ÁGUIA BICÉFALA
A Águia de duas cabeças simboliza a SABEDORIA, na qual uma cabeça representa o PROGRESSO, e a outra a ORDEM. Também se diz que uma de suas cabeças olha para o infinito do passado, e a outra para o infinito do futuro, mostrando com isso que o presente é apenas uma linha fina de contato entre duas eternidades.
ASAS
As asas desdobradas representam o quão presto devem ser encontrados os maçons escoceses, para empreender a busca constante da VERDADE de cujo conhecimento é tão preciso a humanidade.
ESPADA
Representa o PODER e a HONRA que são os atributos naturais que devem sustentar os Grandes Inspectores-Gerais da Ordem na sua luta para alcançar a redenção humana. A este respeito, diz-se que um grande inspetor nunca deve desembainhar a sua espada sem uma boa razão, e nunca a envainhar sem honra.
DEUS MEUMQUE JUS
Significa "Deus e a minha moral" ou "Deus e o meu direito", diz-nos que o homem deve desfrutar de todos os seus Direitos, como ser humano que é, em plenitude, sem restrição nenhuma.
Comentários
Postar um comentário