Grande Loja da Itália dos A:. L: A: M: celebra o dia do solstício de verão de luz e diálogo para a construção da paz universal 25/06/2022 16:00

 

Sheraton Hotel Medical Park - Roma
No próximo dia 25 de junho, a Grande Loggia da Itália irá celebrar a cerimónia do solstício de verão.
O evento que terá lugar no prestigiado quadro do Sheraton Hotel Parco de’ Medici em Roma, com a cerimónia a começar às 16:00, trará 2700 "irmãs e irmãos" de todas as jurisdições italianas para convergir na Capital.

A cidade eterna será o “lugar” de eleição da cultura do encontro, que para os maçons é o primeiro motor da convivência democrática.

"A manifestação tem uma valência altamente simbólica, no dia astronomicamente mais longo - explica Luciano Romoli, Grande Maestro da Grande Loja da Itália de ALAM - o nosso olhar deve nos empurrar para abraçar o universo.

No mundo interligado, a fraternidade é o instrumento que pode remodelar a geopolítica e reafirmar o valor da comunhão e o bem supremo da paz, trazido à beira da grave crise que explodiu no coração da Europa.

O que nos preparamos para viver é um momento particular: esta data colocada no início do verão convida-nos a reflexão, a superar a diversidade, que se traduz no mundo de hoje numa proposta positiva à comparação, como possível espírito de comunicação sobre o crescimento".
A etimologia pode ajudar a compreender a multiplicidade de símbolos que precisam de ser tratados para interpretar corretamente o significado deste feriado.

O solstício vem do latim "solstat", que significa "o sol pára". Na verdade, parece que a estrela mais brilhante do firmamento permanece nessa posição, antes de retomar seu caminho descendente, atingindo seu máximo declínio positivo em relação ao equador celeste, e depois retomar o caminho inverso ou com o início do verão astronômico.

Naquele tempo suspenso parece que sente o universo a respirar, uma "pausa" espiritualmente intensa em que podemos receber o máximo de energia solar. "É um intervalo adequado que devemos saber aproveitar ao máximo - diz Romoli - porque se o céu e a terra de acordo com a antiga liturgia podem falar aproximando-se idealmente, nós também podemos quebrar as distâncias e encontrar-nos um ao outro em resposta universal agem de Iights, que são a fundação da "boa sociedade" que precisamos construir juntos.

Lembremo-nos que no dia em que o sol triunfa, não nos podemos dar ao luxo de subestimar o início das sombras, e nunca nos cansarmos de procurar idealmente formas de as apagar".

A cerimónia do pergaminho queimado no tripé será o culminar da cerimónia.
A combustão servirá alegoricamente para consumir todas as coisas negativas que este terrível período produziu para toda a humanidade, desde a pandemia a todas as guerras e conflitos presentes no nosso planeta.

"A verdade - conclui O Grande Mestre - é um caminho, uma tendência, ninguém pode pensar em possuí-lo, por isso devemos sentir o dever de persegui-lo, a fim de criar condições para um desenvolvimento humano autênticamente universal. "

Comentários