SOLSTÍCIO DE VERÃO

 


SOLSTÍCIO DE VERÃO

Momento que marca o início da fase descendente do ciclo anual e que é presidido por São João Batista, "aquele que deve minguar", está relacionado com a iniciação aos "mistérios menores" e com a entrada na "caverna cósmica".

Isto, na Maçonaria, é simbolizado com a iniciação do profano, que, tendo sido introduzido no Gabinete de Reflexão, é conduzido através de um labirinto subterrâneo até a entrada do Templo, símbolo do cosmos, e no qual traz s passar pelos sucessivos testes de purificação, nascerá. para um novo estado, morrendo assim para o mundo profano. É sobre o segundo nascimento ou regeneração psíquica.

Esta data é celebrada com um ritual Agape, que consiste em uma operação inicática cujo objetivo é transformar o alimento material em alimento espiritual.

O maçom, fazendo parte dos três mundos, através da assimilação consciente dos alimentos que os simbolizam, faz-se parte da Natureza, e pela sua participação ativa no rito e através do rito promove a Obra de regeneração da N a natureza e a própria.

Também um momento de silêncio, recolhimento interior, de reflexão e meditação, para que possamos olhar para dentro e nos mostrar tal qua, estabelecer e melhorar nossas relações de PAZ, HARMONIA, AMOR, HUMILDADE, que nos permitam começar o caminho e conter Inuar com a grande peça.

Confiemos, pois, no G:. A:. D:. U:. permita que a Luz do Oriente, durante este ano maçônico continue nos ajudando a descobrir, todos os dias a verdade que buscamos e que a sua influência em nossas vidas nos guie para essa educação virtuosa, e nos torne mais dignos de nos chamar Maçons.

Confiamos também que os maçons continuem com o seu esforço e compromisso diário, de trabalhar desbastando a nossa pedra tosca e formando homens e mulheres probos e valores firmes, para que possamos influenciar positivamente a nossa sociedade, que tanto requer nestes dias exemplos positivos de ações de Homens e mulheres de bem e de bons hábitos.

Comentários