A POMBA, O CORVO E A FÊNIX

A POMBA, O CORVO E A FÊNIX

A POMBA, O CORVO E A FÊNIX

Nesta ocasião abordaremos a questão das aves especiais que possuem um simbolismo especial para todos e especialmente para os maçons. Uma é a personificação da bondade, do amor, a outra é do mistério, da sabedoria, e a outra do espírito indomável do homem, da esperança. 


A POMBA

A pomba tem grande simbolismo e são várias as fontes de onde vêm esses significados. 

Eles são capazes de produzir seu próprio leite. 

Eles têm sido relacionados a muitas figuras maternas ao longo da história, como a Virgem Maria no cristianismo, têm a ver com esperança e salvação. 

Alguns dos significados atribuídos a este animal são: amor, graça, promessa, devoção, divindade, ser sagrado, sacrifício, maternidade, ascensão, purificação, mensageiro, esperança.

Afrodite, Vênus nos mitos romanos, é a mãe do amor e é representada em muitas ocasiões junto com uma pomba. 

É aqui que se introduz o sentido do amor supremo, o amor como um dos elementos centrais da nossa vida. 

Como elemento que representa o amor, a pomba tem a ver com a ascensão, e com o amor incondicional, também como animal mensageiro e por isso simboliza para os cristãos, um mensageiro entre o céu e a terra.

O CORVO

O corvo é sem dúvida um dos animais que guarda maior mistério, curiosidade e intriga. 

Símbolo de sabedoria. 

Muitas culturas acreditavam que esse pássaro carregava consigo memórias de mundos passados, modos de vida antigos e segredos preciosos. 

De fato, algumas culturas tentaram entender sua língua para revelar todos os mistérios e sabedoria que guardam, são teimosos, teimosos e orgulhosos de sua sabedoria; o corvo mantém seus mistérios e conhecimento em segredo. 

Os celtas viam os corvos como um presságio. Isso significa que eles o relacionaram com o voo, velocidade e comportamento de eventos no futuro, mas como bem sabemos, esses eventos futuros serão mantidos por esses animais, eles nunca os revelarão.

O preto (a cor deste animal de que estamos falando) é historicamente um símbolo de mistério, ocultação e profundidade... 

Mas eles também são um símbolo de ignorância, o lugar além do conhecido. 

O preto também é um símbolo do estranho, daquilo que está além do sol. 

Dizem que os corvos são amigos da morte. 

Existem inúmeros mitos e lendas que falam desses animais estarem presentes em guerras, eram eles que picavam os olhos e comiam suas órbitas. O corvo geralmente é monogâmico (ou seja, tem apenas um parceiro).

A FÊNIX.

O  pássaro Phoenix  era o único animal no Éden capaz de resistir à tentação, ganhando assim a eternidade. 

Seja qual for a versão de sua história que lermos, entenderemos que esse ser fantástico simboliza a mesma coisa em todas as culturas diferentes: imortalidade e ressurreição.

Origem do pássaro Phoenix  

Este remonta à Líbia e à Etiópia, embora seu nome venha do grego e signifique vermelho. Representado como um enorme pássaro envolto em chamas e com plumagem como fogo, ele era considerado um semideus, pois foi consumido pelas chamas, apenas para renascer de suas cinzas.

A Lenda do Pássaro Fênix 

Na tradição cristã primitiva, a  Fênix  vivia no  Jardim do Éden . 

Quando Adão e Eva foram expulsos, o anjo que os baniu disparou uma faísca de suas costas que incendiou o ninho do pássaro, queimando-o a ponto de ser consumido, mas como o único animal que se recusou a provar o fruto proibido, ele foi concedido a imortalidade através da capacidade de renascer de suas cinzas.

O pássaro voaria para um ninho onde colocaria um único ovo que chocaria por três dias. 

No terceiro dia, a  Fênix  foi completamente queimada e a mesma  Fênix surgiu do ovo . 

Foi assim que se tornou um símbolo tanto da imortalidade quanto da ressurreição, bem como do fato de que a esperança nunca deve morrer no homem.


FONTE: http://prensamerica.com/losalbaniles/la-paloma-el-cuervo-y-el-ave-fenix

Comentários