O MERCADO DA ESPIRITUALIDADE



Devemos esclarecer que esta comunidade nasce do desejo de expressar as formas e alcances de diversas correntes de pensamento.
Assim, quando uma publicação fala de judaísmo é partilhada de origem de um estudante e membro da comunidade judaica, o mesmo se houver hermetismo ou metafísica.
Por que a importância disso???
É comum notar como hoje existe o mercado da espiritualidade, e que para captar filiação se fazem modificações a ensinamentos antigos, e que lhes vão tirando o sentido inicático de origem tentando explicar com exemplos culturais mais próximos ou conhecidos.

Assim, acaba por perder o aluno, fazendo-o acumular conhecimento e patentes que de nada lhe servirão para a sua busca inicial.
Existe uma relação entre escolas iniciativas???
Entre escolas não há relação nenhuma, isso seria como tentar geminar uma cadeira com uma cadeira só por que ambos têm o mesmo propósito, mas no final das contas são apenas instrumentos.

Podemos dizer que cada cultura tem fenômenos internos que a tornam única, e assim suas necessidades.

São estas características particulares que vão gerando soluções abstratas desde a visão de mundo e que as tornam impossíveis de transmitir sem o contexto adequado.

A relação que eles mantêm é o fim último do ideal da felicidade do indivíduo, a garantia de sucesso, crescimento espiritual e intelectual e utilidade social e familiar.
Nenhuma escola iniciatica, filosófica, idealista ou religiosa está acima de outra, simplesmente para uns é mais útil na sua vida uma forma de pensamento por se adaptar ao seu ambiente.

Se você quer estudar kabbalah mas não entende hebraico ou compartilha tradições, dificilmente conseguirá gerar a abstração que o fará avançar.

É como falar de uma festa à qual não se frequenta.

Comentários